Os animais que habitam e se alimentam do cadáver são os mais variados; entre eles estão moscas (Dip- tera), besouros (Coleoptera), vespas (Hymenoptera), baratas (Blattaria) e ácaros.
As mais comuns são aquelas chamadas de necrófagas, pois na sua fase larval (popularmente chamada de “tapuru”) alimentam-se dos tecidos do cadáver até atingirem o momento em que se abrigam em algum local para completarem sua metamorfose. Além disso, não são apenas moscas que são alvo de estudo da Entomologia Forense.
Entre o 10o e o 25o dia, começa a decomposição ativa em que a maior parte da massa corporal será consumida principalmente devido à atividade das larvas de insetos. O organismo morto começa a colapsar permitindo que os fluidos dispersem pelo ar e solo circundantes.
Muitos insetos chegam primeiro para se alimentar do material orgânico, dentre os quais abelhas, vespas e as moscas – varejeiras, na referente pesquisa – que chegam para colonizar o cadáver. As fêmeas depositam seus ovos sobre o material orgânico, esses ovos eclodem e as larvas saem.
DE ONDE VEM AS LARVAS QUE C0MEM O C0RP0 HUMANO DEPOIS DA M0RTE ? SIMULAÇÃO 3D
Como as larvas entram no caixão?
A menos que o corpo seja enterrado em um caixão hermeticamente fechado, os insetos podem adentrar e por ovos, que eclodem em larvas após várias horas ou alguns dias, conforme o caso.
São os primeiros a posarem no cadáver, cujas famílias mais importantes são Calliphoridae, Muscidae, Sarcophagidae. São divididos em duas subordens: Nematocera (mosquitos) e Brachycera (moscas). Seguidos destes, os besouros, da ordem Coleoptera, são a segunda ordem de maior interesse forense.
Na verdade, o corpo fica completamente rígido de seis a oito horas após o óbito. Porém, cerca de 24 horas depois, o corpo está novamente flácido. Isso porque, devido à decomposição, a membrana celular se rompe e desaparece a tensão elétrica entre as células, que deixava o corpo enrijecido.
A massa cerebral, que exige muito oxigênio, é o primeiro a se decompor, pois suas células - que são 70% água - se destroem e liberam o líquido interno. Resultado: sua cabeça exala líquidos dentro do caixão. O próximo é o seu intestino.
As moscas varejeiras detetam esse cheiro, usando recetores especializados nas suas antenas; depois, pousam no cadáver e depositam os seus ovos nos orifícios e nas feridas abertas. Cada mosca deposita cerca de 250 ovos que eclodem dentro de 24 horas, dando origem a pequenas larvas de primeira fase.
|O Tatu-Peba é uma espécie de mamífero que possui uma característica curiosa. Muito conhecido pelo povo nordestino, um dos nomes populares do Tatu-Peba é Papa-Defunto. O apelido vem da crença popular que a espécie consome cadáveres. Apesar de ser um pouco sinistro, esse “codinome” não está muito longe da vida real.
Quais são os bichos que se alimentam de cadáveres humanos?
Necrófagos – são os animais que se alimentam de cadáveres como, por exemplo, urubus, besouros, formigas e larvas de moscas. Em outros ambientes, diferentes animais também atuam como necrófagos, por exemplo hienas, siris, caranguejos e camarões, entre outros.
A consciência pode diminuir. Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas.
Há religiões que dizem que o espírito fica 24 horas no corpo e que, por isso, deve-se esperar esse tempo para o enterro. Mas a origem da tradição da espera mínima de 24 horas pode ter a ver com uma doença que a faz a pessoa parecer estar morta sem estar, a catalepsia patológica.
Quase a metade relata não lembrar de nada. Pouco mais de 40% relatam memórias detalhadas, como ver plantas ou pessoas ou sentir um medo intenso. Cerca de 9% relatou fenômenos compatíveis com experiências de quase morte.
O que acontece com o sangue quando a pessoa morre?
Quando uma pessoa morre, o sangue começa a se mover em direção às regiões mais baixas do corpo devido à gravidade, resultando em uma coloração avermelhada e azulada nas regiões inferiores do corpo – como se fossem manchas.
Quanto tempo demora para o corpo esfriar depois da morte?
Uma vez cessadas as funções vitais, o corpo esfria a uma média de 1 °C a 1,5 °C por hora. Considerando que a temperatura média de um ser humano é entre 36 °C e 37 °C, o cadáver atinge a temperatura do ambiente em 24 horas, no máximo. A circulação do sangue pelo nosso corpo é responsável por nos manter aquecidos.
São os primeiros insetos a chegar ao cadáver exposto.?
Dos Dípteros, a família Calliphoridae, é de especial importância em medicina legal, pois são os primeiros insetos a localizar o cadáver e a depositar os seus ovos.
Quais os fatores que podem acelerar ou retardar a decomposição do cadáver?
As vestimentas podem modificar a decomposição do cadáver bem como sua colonização, fator este que pode acelerar ou retardar este processo. Outro fator que funciona como barreira para a chegada dos insetos e atrasa a sucessão em diversos dias é embrulhar um corpo.