5 jogos para auxiliar na alfabetização de crianças com dislexia
- Domlexia – Dom e as Letras. De forma lúdica e interativa, o jogo propõe que a criança ajude o dragão Dom por meio de jogos no mundo das letras. ...
- EduPaint. ...
- Caça Palavras – Word Search. ...
- Mestre da Palavra. ...
- Lumosity.
Quais atividades trabalhar com dislexia?
1) Escrita, fala e leituraOs jogos de forca, caça-palavras e palavras-cruzadas são boas opções de atividades para crianças com dislexia, pois estimulam a memória e ajudam na identificação das sílabas que compõem a formação correta das palavras.
O que trabalhar com quem tem dislexia?
Usar a música e as rimas, trabalhando ritmo, concentração, atenção, o som e suas formas, é ótimo para estimular a aprendizagem dos alunos com dislexia. As atividades que trabalham a percepção auditiva ajudam a desenvolver a percepção da sequência auditiva e as habilidades de consciência fonológica.Como adaptar atividades para alunos com dislexia?
Uma abordagem multissensorial é altamente eficaz para alunos com dislexia. Isso significa envolver vários sentidos no processo de aprendizagem. Use atividades que incorporem a visão, audição, tato e movimento. Por exemplo, jogos que combinam letras com sons ou atividades de escrita tátil podem ser benéficos.O que fazer para melhorar a dislexia?
Então, para auxiliar a aprendizagem dos disléxicos, sugiro os seguintes passos:
- Exercícios de Respiração.
- Organize uma Rotina de Estudos. ...
- Utilize Mapas Mentais. ...
- Utilize Áudio Books. ...
- Estratégias Lúdicas e Multissensoriais. ...
- Use o tempo a seu favor: Método Pomodoro. ...
- Flashcards.
Dislexia: Atividades Práticas - Super Dicas
Como ajudar um disléxico a ler?
Use a linguagem direta, clara e objetiva quando falar com ele. Muitos disléxicos têm dificuldade para compreender uma linguagem (muito) simbólica, sofisticada e metafórica. Seja simples, utilize frases curtas e concisas ao passar instruções.Como o disléxico aprende?
As crianças disléxicas aprendem de maneira diferente, mas podem acompanhar o ensino convencional se tiverem apoio necessário para contornar suas dificuldades específicas. Um aluno disléxico não deve ser deixado para trás por seu professor, e deve ser acompanhado por ele, para progredir e ter sucesso graças a ele.O que faz um professor de apoio de um aluno com dislexia?
O professor pode auxiliar o seu aluno disléxico, fazendo o uso de materiais concretos, como argila, uso de massa de modelar, gravar as aulas (para que sejam escutadas quantas vezes for necessário).Qual o melhor método de ensino para dislexia?
7 Abordagens para Melhorar a Aprendizagem dos Disléxicos
- Exercícios de Respiração.
- Organize uma Rotina de Estudos. ...
- Utilize Mapas Mentais. ...
- Utilize Áudio Books. ...
- Estratégias Lúdicas e Multissensoriais. ...
- Use o tempo a seu favor: Método Pomodoro. ...
- Flashcards.
Como deve ser a prova de quem tem dislexia?
Como a pessoa com dislexia apresenta dificuldade de organização e déficit de atenção, as avaliações deverão ser claras, diretivas, sem dupla interpretação. As perguntas objetivas são indicadas neste caso. As avaliações escritas poderão ser reduzidas em número de questões, bem como apresentar testes de múltipla escolha.Qual é a melhor profissão para quem tem dislexia?
Nesse artigo irei te explicar passo a passo o que os dois principais profissionais: psicólogos e fonoaudiólogos - aqueles que são uma das primeiras figuras quando se fala do tratamento da dislexia - podem fazer e o que esperar de cada um deles.Qual o melhor remédio para dislexia?
O piracetam é um medicamento nootrópico, ou seja, atua no cérebro melhorando as funções cerebrais, tais como a memória, atenção e consciência. É indicado para adultos e crianças acima de 6 meses ou 8 anos, dependendo da forma farmacêutica.Como intervir com um disléxico?
A intervenção psicológica na dislexia pode ser potenciada se articulada com terapia da fala, no sentido de se poder introduzir a terapia fono-audiológica, muito útil para melhorar a fala e a pronunciação, com resultados bastante positivos em termos de leitura e escrita.Quais são as adaptações curriculares indicadas para alunos com dislexia?
Use figuras, gráficos e ilustrações para acompanhar o texto impresso. Diminua a quantidade de deveres de casa e, sempre que possível, faça a avaliação de forma oral ; orientação válida inclusive para o ensino superior ; e com instruções breves. É importante ainda prever tempo extra e evitar testes de múltipla escolha.Qual o melhor teste para dislexia?
Um teste neuropsicológico, a história clínica e a avaliação das diferentes áreas da dislexia continuam sendo as ferramentas mais eficazes para diagnosticar esse distúrbio. Observe que CogniFit não oferece diretamente um diagnóstico médico de dislexia.Qual é o profissional que cuida da dislexia?
Apesar de não ter cura, a dislexia tem tratamento e envolve o acompanhamento com um fonoaudiólogo para tratar questões da fala e também com psicólogo para que a criança ou o adulto possa aprender a lidar com as emoções, normalmente abaladas com as dificuldades apresentadas.Como o disléxico enxerga as palavras?
A pessoa com disgrafia pode escrever vagarosamente, com muita dificuldade e ainda assim a letra vai parecer malfeita, ou feia. Pode acontecer ainda de uma pessoa fazer confusão com as letras e as sílabas das palavras, ou escrever de forma espelhada-com as letras ao contrário, ou ainda escrever da direita para esquerda.Como uma pessoa dislexia estuda?
Um estudante com dislexia possui as suas habilidades ligadas à escrita e leitura pouco eficientes. Por isso, um aluno disléxico apresenta dificuldade em compreender os textos lidos, em desenvolver a escrita, em soletrar uma palavra, em associar as letras aos seus fonemas, entre outros.Como dar aula para uma criança com dislexia?
SEIS DICAS PARA ENSINAR A CRIANÇA COM DISLEXIA.
- 1) Use o método da Linguagem Estruturada Multissensorial (LEM) ...
- 2) Seja direto e explícito ao ensinar. ...
- 3) Repita-se com frequência. ...
- 4) Faça uso do ensino por diagnóstico. ...
- 5) Use o tempo com sabedoria. ...
- 6) Atenha-se a uma rotina diária.
Como o disléxico aprende a ler?
Sim. É importante que crianças com dislexia recebam uma intervenção apropriada, que inclua o treinamento da consciência fonológica e a instrução fonética (relação entre sons e letras).Quais estratégias pedagógicas podem auxiliar alunos com dislexia?
Estratégias pedagógicas inclusivas
- Dar tempo extra para completar as tarefas;
- Oferecer ao estudante ajuda para fazer suas anotações;
- Modificar trabalhos e pesquisas, segundo a necessidade do aluno;
- Esclarecer ou simplificar instruções escritas, sublinhando ou destacando os aspectos importantes para o aluno;
Quais os direitos dos alunos com dislexia?
O Congresso Nacional decreta: Art. 1º É assegurado às pessoas com dislexia ou outros transtornos funcionais específicos, comprovados por meio de laudo médico, o direito à realização de provas em processos seletivos para acesso a emprego ou instituição de ensino, com recursos adequados à sua condição.Qual o símbolo da dislexia?
Símbolo da Dislexia: O Laço Azul e LaranjaO laço nos ajuda a dar mais visibilidade ao transtorno que é invisível aos olhos e, com isso, motivar a empatia pelas pessoas com TEAp”, reforça Gabrielle Coury, representante do Grupo Mães do Brasil Dislexia.
Como é a escrita de um disléxico?
Na escrita:Erros de soletração e ortografia, mesmo nas palavras mais frequentes; Omissões, substituições e inversões de letras e/ou sílabas; Dificuldade na produção textual, com velocidade abaixo do esperado para a idade e a escolaridade.