Se não há qualquer tipo de contraindicação do obstetra, o sexo na gravidez está liberado até o último mês de gestação. Inclusive, as relações sexuais são ótimas nas últimas semanas, para estimular a dilatação.
Já no fim da gravidez, pode ser desconfortável por conta do volume da barriga, além de dores nas costas e a dificuldade em encontrar uma posição, mas não há contraindicação para a prática sexual.
O sexo pode ser realizado até bem próximo do fim da gestação, se não causar desconforto na gestante. Pode estimular contrações uterinas devido à liberação de ocitocina, bem como o amolecimento do colo do útero causado pelas prostaglandinas presentes no sêmen.
E não tem nada melhor do que uma boa musculatura pélvica na hora do parto normal. Mas, além desse benefício, os momentos de intimidade são ótimos para fortalecer a conexão emocional do casal, além de liberar endorfina, hormônio que melhora o bem-estar.
O sexo durante a gestação é permitido, desde que não haja contraindicação do médico obstetra, e a mulher se sinta confortável para ter relações sexuais. O contato íntimo não machuca o bebê, que está abrigado dentro do útero.
39 SEMANAS DE GRAVIDEZ | 9 MESES DE GRAVIDEZ | Boa Gravidez - Patrícia Moreira
O que acontece se tiver relação antes dos 40 dias?
O que acontece se eu tiver relações sexuais antes dos 40 dias após o nascimento do bebê? Nos primeiros 40 dias após o parto não é recomendado que a mulher tenha relações sexuais. Isso acontece por que nesse período o útero e o corpo feminino estão retornando ao seu estado pré-concepcional.
Há um mito que a mulher pode machucar o bebê enquanto dorme. Isso não é possível, se considerarmos apenas a posição. A sua barriga tem a proteção ideal para que você se movimente à vontade durante a noite e sem preocupação. A posição de dormir não machuca o bebê.
Existem outras práticas sexuais que podem ser menos desconfortáveis para a gestante e o seu parceiro, porém igualmente prazerosas, como por exemplo, a masturbação e o sexo oral. Ambas as práticas estimulam a produção de hormônios do prazer e aumentam a sensação de bem estar.
Quantos dias depois de um parto normal pode ter relação?
A mulher pode voltar a ter relações sexuais quando se sentir preparada e eventuais lacerações ou incisões cirúrgicas tiverem cicatrizado. A maioria das mulheres espera seis semanas após o parto antes de ter relações sexuais, até estarem completamente recuperadas.
A partir da 35ª semana, dirigir não é mais recomendável. A ansiedade, o cansaço e a falta de concentração típicos dessa fase podem atrapalhar os seus reflexos. Em caso de colisão ou freada brusca, o volante pode atingir a barriga, que está mais próxima.
Qual a probabilidade de entrar em trabalho de parto com 39 semanas?
27% entre 39 semanas e 39 semanas e 6 dias; 32% entre 40 semanas e 40 semanas e 6 dias; 13% entre 41 semanas e 41 semanas e 6 dias, o “Termo Tardio”: 1% acima de 42 semanas (tal percentual está diminuído devido às induções realizadas na 41a semana).
Na 39ª semana da gestação, a mulher deve fazer outra consulta pré-natal para que o obstetra possa avaliar a pressão arterial da mulher, o peso, a altura do útero, a posição do bebê, os batimentos cardíacos e movimentos do feto, por exemplo.
Se não há qualquer tipo de contraindicação do obstetra, o sexo na gravidez está liberado até o último mês de gestação. Inclusive, as relações sexuais são ótimas nas últimas semanas, para estimular a dilatação.
Agachamentos e exercícios de Kegel podem ajudar a fortalecer e relaxar os músculos pélvicos, facilitando a dilatação. O que ajuda a dilatar o colo do útero mais rápido? Caminhadas e a Pose da Borboleta são ótimas para melhorar a flexibilidade e preparar o colo do útero para o parto.
Após o parto, deve-se respeitar o período de quarentena (resguardo), ou seja, 40 dias. Esse tempo é necessário, pois o útero ainda está em processo de involução em seu tamanho, havendo sangramento, e seu colo pode estar entreaberto.
Muitos deixam de ter as relações sexuais por medo de machucar o bebê, acelerar o parto, prejudicar a gestação e por aí vai. Mas, a verdade é que se a gravidez não for de risco, o sexo está liberado do primeiro ao último trimestre.
No geral, a recomendação médica é esperar cerca de 40 dias após o nascimento do bebê, tanto para parto normal quanto cesáreo. "Após uma revisão de parto em que a paciente recebe todas as orientações do médico, ela pode voltar a ter relações sexuais sem problema nenhum", explica Oliveira.
Quais os movimentos que pode machucar o bebê na barriga?
Atividade de alto risco de queda, como andar a cavalo, escalar, esquiar ou saltar de paraquedas devem ser evitados durante toda a gestação, pois são exercícios que podem causar traumas na barriga e afetar o bebê, causando complicações na gravides ou até mesmo aborto.
Além de substâncias tóxicas como o álcool e o excesso de açúcar, alimentos como peixes crus, frutas e legumes mal lavados devem ser evitados, pois podem estar contaminados com microrganismos que podem provocar alterações congênitas do bebê e aborto espontâneo.
Falta de ar. É comum no final da gestação a mulher sentir mais dificuldade para respirar, ficar ofegante e ter dificuldades para se movimentar. Além do peso extra, os pulmões também estão comprimidos devido ao crescimento da barriga, o que torna a respiração mais curta.
No final da gravidez, algumas mulheres eliminam o tampão mucoso (acúmulo de muco no colo do útero) pela vagina. O tampão mucoso geralmente é uma pequena bola pegajosa que muitas vezes contém estrias de sangue.
Porque dormir com travesseiro no meio das pernas na gravidez?
Os travesseiros também podem ser um bom aliado para evitar dores nas costas. A dica é colocar um no meio das pernas ao deitar de lado, o que deixa a coluna mais reta. Também vale colocar um no meio da barriga, outro para abraçar.