Alguns agentes que contribuem para a cor da urina estar laranja também são os medicamentos. Os mais comuns são a rifampicina, pyridium e a nitrofurantoína, ou caso você tome diariamente vitaminas tipo a vitamina B, principalmente a riboflavina.
Urinas na cor laranja, continua Kimberly, podem estar ligadas ao uso de medicamentos como rifampicina, o pyridium e a Vitamina B2, mas também à ingestão de alimentos que possuem carotenoides, pigmentos ou corantes de cor laranja ou vermelha (cenoura e beterraba).
Pode estar relacionada à ingestão excessiva de alimentos com corante vermelho, mas que não deve ser permanente. Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas nos rins, fígado, próstata e vesícula.
Situações como consumo de corantes, alimentos de coloração forte, medicações, infecção do trato urinário ou doenças sistêmicas podem fazer com que a urina mude completamente de cor, às vezes, assumindo cores muito curiosas, tais como roxo, azul, rosa ou até preto.
MEDICAMENTOS QUE PODEM INFLUENCIAR NA COR DA URINA
Qual a cor da urina de quem tem problema no fígado?
Algumas vitaminas, como a vitamina A e B-12, podem mudar a cor da urina para laranja ou laranja-amarelado. A urina laranja pode ser um sinal de um problema com o fígado ou ductos biliares, sobretudo se a pessoa também apresentar fezes de cor clara. A desidratação também pode mudar a cor da urina para laranja.
Qual a cor da urina quando o rim está com problema?
A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.
No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal. Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana. Essa coloração indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.
O que fazer: nestes casos é recomendado aumentar a ingestão diária de água e, caso se mantenha por mais de 3 dias, é importante consultar um clínico geral.
O que significa quando a urina está muito amarela?
Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.
Uso de medicamentos. O uso contínuo de alguns remédios também pode afetar a cor da urina, deixando-a mais avermelhada. Alguns dos medicamentos que normalmente causam este efeito são fenazopiridina, rifampicina, fenolftaleína, daunorrubicina, doxorrubicina ou contraste para exames, como na ressonância magnética.
Quais os primeiros sintomas de problemas nos rins?
Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.
Pessoas que notam sangue em sua urina devem consultar o médico em um dia ou dois. Entretanto, as pessoas que estão urinando uma grande quantidade de sangue, que não conseguem urinar ou que têm dor intensa devem procurar um médico imediatamente.
Quais os medicamentos podem agravar a infecção de urina? Medicações com potencial imunossupressor, podem agravar infecções em geral, incluindo urinárias. Dentro deste grupo, podemos destacar os corticoides em uso crônico ou altas doses.
Se o paciente apresenta urina escura com cheiro forte, bem como outros sintomas, como febre e dor ao urinar, ele pode estar com uma infecção urinária. Já a urina escura associada a dor nas costas pode ser um sinal de pedra nos rins.
A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.
Algumas condições podem mudar a cor, como a ingestão de alguns medicamentos que contém vitamina B, suplementos vitamínicos, e drágeas com corantes, cuja eliminação é urinária. Também há alterações na cor quando consumidos alguns alimentos, como cenoura, beterraba e amora.
Nitrofurantoína. A nitrofurantoína é um agente antibacteriano recomendado no tratamento de infecções de urina agudas e crônicas, presente em farmácias e drogarias de forma acessível e com baixo custo, na apresentação de cápsulas de 100 mg.
Porque mesmo bebendo muita água o xixi sai amarelo?
Pode ser apenas maior concentração da urina pela menor quantidade de água eliminada (mesmo você consumindo muita). Vale lembrar que algumas medicações também podem interferir no padrão de cor da urina.
R – Urina vermelha deve ser avaliada. Pode ser sangue na urina. A beterraba pode alterar a cor da urina também, mas é temporário e, quando o consumo é maior. Toda urina com suspeita de hematúria, ou sangue, deve ser investigada.
Qual é a cor da urina de quem tem problema no pâncreas?
A presença de urina escurecida é bem comum. Porém, na maioria das vezes, esse escurecimento é mais amarelado. No caso do câncer de pâncreas, a urina apresenta cor amarronzada, por conta da presença de bilirrubina no sangue.
A urina produzida por um paciente com insuficiência renal avançada tem mais água e muito menos toxinas e eletrólitos que a urina de uma pessoa saudável.