Quais medidas tomar quando seu filho apanha na escola?
Deve-se evitar castigar fisicamente, já que isso vai desencadear comportamentos agressivos com os demais, uma vez que, as crianças passam a encarar a agressão como um recurso de sobrevivência. Mostre ao seu filho o quanto a agressão magoa o outro.
O que fazer quando seu filho está sendo agredido na escola?
Se você souber que seu filho foi agredido fisicamente por outro colega, o primeiro passo é se comunicar com a escola. As instituições de ensino têm o dever de garantir um ambiente seguro para todos os alunos e precisam agir imediatamente para resolver o problema.
O que fazer quando a criança sofre violência na escola?
Conversar com a criança vai permitir que ela expresse seus sentimentos em relação às agressões e ameaças que sofre. Evite fazer críticas e não minimize o problema. A criança precisa ser ouvida. Os pais devem relatar o bullying com crianças a um responsável na escola para tomar providências contra os agressores.
Ofensas verbais e conduta discriminatória de professores ou colaboradores aos alunos;
Ofensas e agressões regulares (bullying) em ambiente escolar, tanto entre alunos ou entre alunos e professores/colaboradores, se a escola tiver uma conduta omissa para solucionar o problema.
Denúncias sobre maus-tratos, violência, ou abusos contra crianças e adolescentes podem ser realizadas por meio do número de telefone 100, por qualquer cidadão.
A violência na escola refere-se a situações violentas no ambiente escolar, mas sem estar relacionada às atividades escolares em si. Violência à escola pode ser caracterizada por insultos aos professores, vandalismo, danos ao patrimônio e outros tipos de agressão nesse sentido.
“É preciso perguntar exatamente o que aconteceu e deixar claro que a criança não será castigada —caso contrário, ela não se abrirá para você. O que você precisa fazer, como pai ou mãe, é orientar, e não incitar mais violência.” Se o caso aconteceu na escola, ela precisa ser avisada.
Antes de mais nada, é importante trabalhar a autoestima da criança. Quando estão mais seguros e confiantes, os pequenos tendem a expressar melhor quando algo lhes desagrada. ...
Se o bullying se passa num contexto escolar, nesse caso, os pais devem dirigir-se ao responsável pela instituição – ou ao professor da sala – e alertá-lo para a situação, que, como se passa dentro da escola, deve ser resolvida dentro dela.
O Conselho Tutelar e o Ministério Público têm o dever de enfrentar o bullying, à medida que tomarem ciência de casos envolvendo crianças e adolescentes.
Estabeleça limites com a sua presença. Ajude o seu filho a comunicar para que seja ele a mediar e a resolver o conflito. Mas atue com imparcialidade, procurando soluções justas e dando a razão a quem a tiver. Evite humilhar ou culpabilizar o outro.
Sendo assim, identificada a prática de "bullying" entre alunos, é obrigação da escola tentar reparar o dano, minimizar seus efeitos e conscientizar seus alunos, de forma que, você (pai/mãe), percebendo seu filho sendo vítima, deve entrar em contato com os responsáveis pela instituição, para que eles tomem as medidas ...
Para combater a violência nas escolas, é necessário adotar uma abordagem multidisciplinar que envolva a promoção de um ambiente escolar seguro e acolhedor, a capacitação de professores e funcionários, o apoio psicológico aos alunos, a participação ativa dos pais e a implementação de políticas públicas voltadas à ...
O que fazer quando um aluno agride o outro na escola?
Consultar as autoridades: Se a agressão for grave e não for adequadamente tratada pela escola, pode ser necessário envolver as autoridades competentes, como a polícia ou órgãos de proteção à criança.
Sendo assim, o Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que houver qualquer situação que configure ameaça ou violação desses direitos por falta, omissão ou abuso dos pais, responsável, sociedade ou Estado ou em razão de conduta própria do menor.
O conselheiro tutelar age a partir do recebimento de denúncias de violações ou ameaças aos direitos de crianças e adolescentes, mas ele também tem a competência de fiscalizar, independentemente de haver denúncia.
Você pode acessar o site www.educacao.sp.gov.br, clicar em "Institucional" e depois em "Ouvidoria", ou Clique Aqui! para fazer uma reclamação ou relato.
O que fazer quando seu filho chega machucado da escola?
É muito importante que a comunicação da violência ao Conselho Tutelar seja documentada, assim, em caso de omissão ou negligência, as escolas tenham como comprovar a comunicação regular ao órgão competente e proceder à denúncia do descaso ao Ministério Público, a fim de que sejam apuradas as responsabilidades.
Quando os pais podem processar a escola? Os pais podem processar a escola quando ela falha em cumprir com sua obrigação de garantir a segurança e o bem-estar dos alunos.
Qual a responsabilidade da escola pública quando o aluno se machuca?
De acordo com o artigo 932, inciso IV, do Código Civil, os estabelecimentos de ensino são responsáveis pelos danos causados por seus alunos, durante o tempo em que estiverem sob sua vigilância e autoridade.