O que fazer quando o INSS não reconhece o PPP?
Um único erro no preenchimento de um PPP pode fazer com que o seu pedido de aposentadoria especial seja negado. Novamente, uma ótima alternativa para evitar problemas na sua documentação é procurar um especialista em INSS antes de dar entrada em seu pedido.Por que o INSS se recusa a reconhecer tempo especial?
Um dos principais motivos para o indeferimento do pedido de aposentadoria especial é a falta de documentação necessária para comprovar o tempo de exposição aos agentes nocivos descritos no Decreto n.º 3.048. O principal documento utilizado é o Perfil Profissiográfico Previdenciário, conhecido como PPP.O que o INSS analisa no PPP?
O PPP é utilizado pelo trabalhador no momento dopedido de aposentadoria. É por meio dele que o INSS vai entender se o trabalhador tem direito à aposentadoria especial (ou converter o período especial em comum, para antecipar a aposentadoria por tempo de contribuição).Quais os riscos que devem constar no PPP?
Na seção dos registros ambientais, deve ser detalhada a exposição a fatores de risco com a indicação de:
- Período;
- Tipo;
- Fator de risco;
- Intensidade e concentração;
- Técnica utilizada;
- Existência de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) eficaz;
- Certificado de Aprovação (CA) de EPI (Equipamento de Proteção Individual); e.
🚨 ACABA DE SAIR: NOVO CORTE do INSS para quem TEM MAIS DE 60 ANOS! CONFIRA SE VOCÊ VAI SER AFETADO!
O que será avaliado na análise do PPP?
O PPP deve conter as informações principais de identificação da escola, assim como os métodos de ensino e avaliação. Lembre-se que o documento será usado para realizar uma avaliação geral da educação na escola e as etapas que serão seguidas durante o ano letivo.O que deve ser analisado no PPP?
Saiba quais pontos devem ser priorizados nesta revisão.
- Avalie para o contexto da escola. ...
- Adeque o PPP às bases legais educacionais. ...
- Análise os indicadores educacionais da escola. ...
- Revisite as metas e objetivos. ...
- Escute toda a comunidade escolar.
Quanto tempo o INSS demora para analisar PPP?
Ou seja, pela lei, o INSS tem o prazo de 30 dias prorrogáveis por mais 30 dias para analisar qualquer requerimento. Infelizmente, não é o que se vê na prática. Além disso, a Lei nº 8.213/1991 estabelece que o INSS tem o prazo de 45 dias para implantar (pagar) o benefício após o seu deferimento.Qual é a melhor forma de pegar PPP no INSS?
Pessoas que tiveram o PPP Eletrônico emitido a partir de 01/01/2023.
- Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “PPP”; Selecione a empresa e clique em “PDF”. ...
- Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.
O que tem que constar no PPP para aposentadoria especial?
Com o PPP – ou os PPP's em mãos – uma das primeiras coisas a serem avaliadas é conferir se seus dados pessoais estão corretos, tais como nome completo, número da carteira de trabalho, data de nascimento, data de admissão na empresa, dentre outros. Essa primeira parte é bem tranquila e não costuma gerar dor de cabeça.Por que o INSS nega tudo?
O elevado número de negativas se deve principalmente a uma restruturação na forma de análise e por medidas (instruções, portarias, decretos ou medidas provisórias), vindas do Executivo (Governo) que dificultam e muito, a concessão dos benefícios, principalmente pelo fato econômico.O que acontece quando o INSS não aceita?
Fazer um recurso administrativo no próprio INSSNo recurso administrativo, você tem o prazo de 30 dias para recorrer, que começa a ser contado quando você já fica sabendo da decisão. O processo deve ser levado para a Junta de Recursos do Conselho de Recursos da Previdência Social.
Quando o INSS recusa?
A falta de documentação ou o preenchimento incorreto de informações são os principais motivos de recusa a pedidos pelo INSS. Como se trata de um processo de pedido online, que você faz através do site do Meu INSS, é possível que o segurado se sinta apto a preencher as informações sozinho.Tem como se aposentar sem o PPP?
Se você não conseguir de jeito nenhum o PPP, você deve comprovar as tentativas de conseguir as provas necessárias para a reconhecimento da atividade na ação de aposentadoria especial. Caso você não faça isso, o juiz pode indeferir pedidos como perícias e intimações, levando o processo à total improcedência.O que fazer se não conseguir o PPP?
Por isso, veja agora 4 possibilidades de conseguir o PPP de empresa que não existe mais:
- Procure o seu sindicato. ...
- Procure os antigos sócios da empresa. ...
- Busque por processos de aposentadoria de ex-funcionários da empresa. ...
- Encontre testemunhas ou solicite uma perícia.
O que pode substituir o PPP?
O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e o Laudo Pericial feito na Justiça do Trabalho são alguns documentos que substituem o PPP. Eles mostram as condições ambientais em que o trabalhador estava exposto e são válidos para o pedido de aposentadoria no INSS.Como o INSS avalia o PPP?
Para analisar o PPP para a aposentadoria especial não há mistério. Você pode verificar todas as informações anotadas no Perfil Profissiográfico. Principalmente, as informações de lotação e atribuição, de profissiografia e de exposição a fatores de riscos no ambiente de trabalho.Quantos anos o PPP acrescenta?
O PPP é essencial para comprovar essa exposição e garantir o direito à aposentadoria especial, um benefício do INSS concedido a trabalhadores que exerceram atividades em condições nocivas por um período específico, como 15, 20 ou 25 anos, dependendo do nível de risco.Porque INSS recusa o PPP?
Por que o INSS pode recusar o PPP? Os motivos mais comuns que o INSS alega são: Ausência ou informações insuficientes acerca dos documentos; Exigência de documentos.Como conseguir o PPP para o INSS?
o formulário denominado Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP, hoje o PPP já está disponível no site do Meu INSS, acesso o seu pelo portal. e o Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT, documento identifica e avalia todas as condições ambientais do ambiente de trabalho.Como saber se o requerimento do INSS foi aprovado?
Como saber se meu requerimento foi aprovado no INSS? Você pode realizar a consulta pelo site meu.inss.gov.br e clicar em consultar pedido para saber se foi indeferido ou deferido.Como saber se o seu PPP está certo ou errado?
Passo 1: busque no site qual é a descrição do código da profissão que consta no PPP. Passo 2: analise quais são as características dessa profissão, e se algo pode se relacionar com a exposição a agentes nocivos à saúde do trabalhador.Como saber se o PPP dá direito a aposentadoria especial?
Quem tem direito ao PPP? Tem direito ao PPP para aposentadoria especial todo trabalhador que realiza atividade insalubre ou perigosa. Ou seja, todos os profissionais, inclusive servidores, que trabalham em ambiente com exposição a agentes nocivos à saúde ou risco à vida ou integridade física, têm direito ao PPP.Qual o valor do PPP para aposentadoria especial?
Tabela de PPP para aposentadoriaPor exemplo, se um homem trabalhou por 20 anos em uma atividade de médio risco, deve multiplicar 20 x 1,75 = 35 para saber que o seu tempo especial equivale a 35 anos de tempo comum. Se ele tiver mais de 35 anos de contribuição total, pode se aposentar por tempo de contribuição.