Existe uma infinidade de possibilidades de fintas no Basquetebol, tais como: finta de arremesso; de drible; de passe; de mudança de direção (com ou sem bola); de marcação; de desmarcação; de ataque; de rebotes; de velocidade, de corpo e etc.
A Finta no Handebol é executada quando um jogador com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.
A finta é útil para afastar um adversário que estiver à sua frente. O movimento é similar ao que é feito na pedalada, Isto é, o objetivo é levar o oponente a crer que você vai para um lado quando na verdade você vai para o outro.
Os dois toques são úteis para driblar um adversário que estiver a frente de você. A finta consiste em passar rapidamente a bola de um pé para outro de modo que a direção da sua trajetória mude subitamente. Para fazer um drible em dois toques você deve avançar em direção ao adversário enquanto conduz a bola.
Para livrar-se da marcação, enganar ou desequilibrar o adversário, o jogador pode realizar uma ação de deslocamento com ou sem a posse de bola. Esse tipo de movimento é chamado de finta e é geralmente utilizado pelo jogador para se infiltrar na defesa ou obter uma melhor posição para receber um passe.
Em esportes tais como futebol, hóquei, ou polo aquático, drible é a ação de desvencilhar-se do adversário gingando o corpo enquanto se controla a bola com os pés (futebol), stique (hóquei) ou braços (polo aquático). Trata-se de um tipo de finta.
Dessa maneira, existem três tipos básicos de drible: drible em velocidade, drible de controle e drible de mudança de ritmo. Primeiramente, o drible em velocidade, conhecido também como drible alto.
Corte, caneta, chapéu, lambreta e chinelo são os 5 dribles mais utilizados no futsal. Em esportes de espaço curto como o futsal, é fundamental dominar esses recursos e saber como utilizá-los com agilidade na partida, tanto para manter a bola, quanto avançar até o gol.
Existem três tipos de handebol: o indoor, mais conhecido no Brasil, o outdoor (ou de campo) e o de praia (beach handball). O indoor, única modalidade olímpica, é disputado dentro de quadras fechadas e com sete jogadores em cada equipe.
O último fundamento do esporte, mas não menos importante, é a finta. Ela é executada quando um jogador, com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.
A finta foi um dos mecanismos de cobrança de impostos utilizados pela Coroa durante o ciclo do ouro no Brasil. Consistia em um pagamento conjunto feito pelos produtores, a título de imposto, correspondente a uma cota comum para o conjunto dos produtores.
A finta é o movimento realizado com o objetivo de enganar e desequilibrar o marcador. O jogador oponente pode ser desequilibrado pela realização da finta, que é um método que está dentro das regras do jogo, podendo ser aplicado sempre que for conveniente.
Diferentemente do drible, a finta é um movimento realizado sem a posse da bola. Ele tem por objetivo principal deslocar o adversário e fugir de sua marcação. Para Costa (2007) fala que finta é o ato de se movimentar sem a bola com o intuito de ludibriar o adversário.
No handebol, a finta é usada em especial pelos jogadores de ataque com o objetivo de driblar a defesa e marcar gols. Os jogadores utilizam movimentos de corpo e de bola com o objetivo de iludir os oponentes e, desse modo, criar oportunidades para o arremesso.
São fintas em que o manejo dos pés e do corpo são utilizados para enganar ou iludir o adversário relativamente às suas verdadeiras intenções. O lançamento é o elemento técnico mais importante do basquetebol pois é em função dele que atingimos o objetivo de jogo, isto é, o “cesto”.
Um jogador pode fazer uma finta de arremesso, fingindo que vai lançar a bola, mas, em vez disso, optar por realizar um drible adicional, uma jogada de passe ou até mesmo uma bandeja.
A finta no pugilismo é tida, em geral, como sendo um golpe ou movimento enganador, que se pratica na pendência dos assaltos do combate. Grosso modo, tudo aquilo que o pugilista faça com o intuito de ludibriar o oponente durante o assalto é considerado uma finta.