Com as artes plásticas e visuais, os estudantes são estimulados a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e de entendimento do mundo à sua volta. Essas capacidades aumentadas também favorecem o desenvolvimento cognitivo como um todo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as artes são adequadas para ajudar a compreender e comunicar conceitos e emoções, estimulando todos os sentidos e até mesmo a capacidade de empatia. O que, segundo o órgão global, é especialmente benéfico para a saúde mental.
Qual é uma das vantagens da criação de arte visual?
As Artes Visuais expressam por meio de materiais o pensamento do ser humano, assim como suas emoções, seus anseios, sua história, a cultura da qual faz parte e desenvolve a identidade de um povo ou até mesmo de uma classe social.
Artes Visuais é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão. Uma arte visual está relacionada com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos.
A forma diz respeito a organização ou disposição geral de uma obra de arte. É ela que dá ordem e significado aos elementos da arte, como linha, textura, figura, cor…
Qual a importância das Artes Visuais na atualidade?
As Artes Visuais, assim outras manifestações artísticas, são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades no contexto da educação pedagógica. Sendo assim, esse profissional é muito importante para a formação dos pequenos e, claro, de pessoas de outras faixas etárias.
Estimular a criatividade, gosto, habilidades e coordenação através de jogos, histórias, dramatizações e confecção de trabalhos. visuais, pintura, desenho, dobraduras, recorte, colagem, danças, músicas, apreciação de obras de arte, representação teatral e a utilização do corpo como forma de expressão artística.
O curso de Artes Visuais é uma graduação com duração média de 4 anos, que é ofertada como bacharelado e licenciatura, que destina-se à formação de profissionais aptos para atuar com técnicas visuais como pinturas, desenhos, animações, criação de novas estampas e renovação de linhas de produtos.
Com as artes plásticas e visuais, os estudantes são estimulados a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e de entendimento do mundo à sua volta. Essas capacidades aumentadas também favorecem o desenvolvimento cognitivo como um todo.
A importância primordial da Cultura Visual é mediar o processo de como olhamos e como nos olhamos, e contribuir para a produção de mundos, isto é, para que os seres humanos saibam muito mais do que experimentaram pessoalmente, e para que sua experiência dos objetos e dos fenômenos que constituem a realidade seja por ...
A arte visa proporcionar o processo de criação no indivíduo, levando-o a desenvolver sua criatividade e raciocínio, melhorar o seu potencial de pensamento e realização de atividades, de exposição e solução de problemas em situações sociais e cotidianas.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.
O ser humano precisa estimular a criatividade para conseguir atravessar os inúmeros desafios ao longo da vida. Nesse sentido, o ensino de arte na escola contribui, com atividades, exercícios e oficinas, para “pensar fora da caixa”, incentivando os alunos a propor respostas inusitadas às questões da sociedade.
Além disso, o bacharel em Artes Visuais pode trabalhar em diversos segmentos artísticos. O profissional pode atuar como ilustrador, desenhista, designer, fotógrafo, diretor de arte, curador, gestor cultural, crítico de arte, cenógrafo ou museólogo são algumas possibilidades listadas na página do Quero Bolsa.
Como é o curso de Artes Visuais? Ao optar pela graduação em Artes Visuais, você vai estudar disciplinas que envolvem técnicas de desenho, pintura, escultura, gravura, artes decorativas, fotografia e instalação, entre outras.
As Artes Visuais incluem todos os materiais, experiências e expressões produzidas a partir da imaginação e da criatividade do artista. Ou seja, ele coloca no papel o que está pensando e/ou sentindo e essa obra de arte pode ser acessada e observada por muitas pessoas.
Essa formação habilita profissionais à produção, pesquisa, crítica e ensino das Artes Visuais. Durante a graduação, os estudantes desenvolvem suas habilidades de percepção, reflexão, potencial criativo e ainda aprendem a lidar com diferentes materiais, como tinta, argila, madeira, metais e papel.
A habilidade EF15AR01 consiste em: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
Entre as artes observadas pela pesquisa, as visuais representam uma forma de expressão que, segundo o coordenador da Casa dos Quadrinhos, Régis Luiz, estimula o potencial criativo, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais.
Entre outras coisas, ajudam a desenvolver a psicomotricidade fina, a criatividade e aumentam a autoconfiança. Além disso, essas disciplinas são um excelente meio para que a criança expresse seus sentimentos, emoções e sensações.
A arte ajuda a trabalhar os próprios sentimentos e também a nos tornar mais sensíveis às emoções dos outros, o que contribui para a nossa empatia. Ao desenvolver produções artísticas, o nosso olhar fica mais apurado para o que está ao nosso redor, para o significado de outras manifestações.