O medicamento betametasona elixir serve para várias doenças das glândulas; dos ossos e músculos; do colágeno; da pele; alérgicas; dos olhos; respiratórias; do sangue; em mucosas e outras doenças sensíveis ao tratamento com corticoides (substâncias usadas como anti-inflamatórios).
O valerato de betametasona é, portanto, considerado de média potência, sendo indicado em condições inflamatórias que cursam com prurido leve a moderado, como prurigo estrófulo, eczemas e dermatite de contato, por exemplo.
Como a betametasona funciona? Seu objetivo é controlar os sintomas com brevidade, reduzir o quadro inflamatório, proporcionar melhora da dor e controle dos efeitos dos autoanticorpos, proteína produzida pelo sistema imune que reage contra componentes do próprio organismo, provocando as doenças autoimunes.
Betametasona é um corticoide com potente ação anti-inflamatória, antialérgica e antirreumática, indicado para tratar diversos problemas de saúde que afetam a pele, mucosas, glândulas, ossos, músculos ou sistema respiratório, como dermatite, artrite reumatoide, dor ciática, asma ou lúpus, por exemplo.
Uma a duas vezes ao dia (manhã e noite) por no máximo 4 semanas. Durante este período, reduzir a frequência da aplicação ou mudar o tratamento farmacológico, com uma preparação menos potente. O tratamento com betametasona deve ser descontinuado gradativamente. Não deve-se utilizar o medicamento por mais de 4 semanas.
Dipropionato de Betametasona - Para que serve? Serve para tirar manchas da pele? | CR Responde
Quanto tempo a betametasona começa a fazer efeito?
O medicamento betametasona elixir possui um potente efeito contra inflamações, contra o reumatismo e contra alergias, sendo ainda utilizado no tratamento de outras doenças que respondem aos corticosteroides. O início de ação de betametasona elixir é de cerca de 30 minutos após sua ingestão.
O uso prolongado de betametasona elixir pode causar catarata subcapsular posterior (doença dos olhos), glaucoma com risco de lesão do nervo ótico e aumento do risco de infecções oculares por fungos ou vírus.
Tenha cuidado ao aplicar valerato de betametasona pomada no rosto durante um longo período de tempo, pois pode causar afinamento na pele. Tenha cuidado ao aplicar valerato de betametasona pomada nas pálpebras para não entrar em contato com seu olho, pois o uso em excesso pode causar catarata e glaucoma.
Os corticosteroides reduzem a capacidade do corpo em combater infecções reduzindo a inflamação, normalmente quando são tomados por via oral ou administrados na veia. Devido a esse efeito colateral, eles são usados com extremo cuidado quando infecções estão presentes.
Prurido (coceira) na pele sem inflamação; Inflamação ou coceira nas regiões do ânus ou genital (pênis e vagina); Doenças da pele em crianças com menos de 1 ano de idade, incluindo dermatite comum e dermatite de fraldas (inflamação causada pela urina acumulada na fralda).
O uso de betametasona está contra-indicado em pacientes com infecções sensíveis por fungos, hipersensibilidade à betametasona, outros corticosteróides ou a qualquer um dos seus componentes. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
MEDICAMENTOS PODEM CAUSAR EFEITOS INDESEJADOS. EVITE A AUTOMEDICAÇÃO: INFORME-SE COM O FARMACÊUTICO. venda sob prescrição médica. Medicamento genérico - lei n.º 9.787/99.
IM: 1-2mL 1 vez/semana ou mais frequentemente se necessário. Administração local: 1-2mL a cada 1-2 semanas em bursites, 0,25-2mL a cada 4 semanas ou mais para administração intra-articular, 0,2mL-1mL por via intradérmica semanalmente para tratamento intralesional, 0,25-1mL a cada 3-7 dias para afecções do pé.
O valerato de betametasona pomada é indicado para o tratamento de lesões inflamatórias da pele, tais como: -eczemas (dermatite ou inflamação da pele); -psoríase (placas avermelhadas e grossas com descamação branco prateada), exceto para psoríase disseminada (quando as lesões estão muito espalhadas pelo corpo);
Prednisona: 4 a 5 vezes mais potente que o cortisol. Triancinolona: 5 vezes mais potente que o cortisol. Metilprednisolona: 5 a 7,5 vezes mais potente que o cortisol. Betametasona: 25 a 30 vezes mais potente que o cortisol.
As principais enfermidades tratadas com os corticosteróides são: Artrites e doenças reumáticas inflamatórias: Artrite Reumatóide, Artrite Psoriásica, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Síndrome de Sjogren, Doença Mista do Tecido Conjuntivo, Polimiosite e Dermatomiosite, Vasculites, Sarcoidose, entre várias outras.
Os efeitos colaterais do corticoide são mais comuns em casos de uso prolongado. Entre eles, a pessoa pode ter cansaço, aumento dos níveis de açúcar no sangue, diminuição das defesas corporais, agitação, insônia, aumento de colesterol e de triglicerídeos, dor de cabeça e glaucoma.
Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.
Betametasona 2mg Genérico EMS é indicado para o tratamento de doenças agudas e crônicas suscetíveis aos corticóides, como: Alterações osteomusculares e de tecidos moles artrite reumatóide, osteoartrite, bursite, espondilite anquilosante, epicondilite, radiculite, cocciodinia, ciática, lumbago, torcicolo, ...
Este produto só poderá ser injetado por via intramuscular profunda na região glútea usando exclusivamente agulha calibre 30/7. Por se tratar de uma suspensão injetável dipropionato de betametasona + fosfato dissódico de betametasona deve ser aplicado por um profissional de saúde. Agite antes de usar.
Você não deve usar o medicamento nos olhos e ao redor deles. Não use este medicamento em determinadas infecções da pele, tais como: catapora, herpes simples ou zoster, tuberculose cutânea ou sífilis cutânea.
DIPROSPAN® é uma associação de ésteres de betametasona que produzem efeito anti-inflamatório, antialérgico a antirreumático. A ação imediata é fornecida pelo fosfato dissódico de betametasona, que é rapidamente absorvido após a administração.
O diproprionato de betametasona presente no diproprionato de betametasona Pomada tem ação anti-inflamatória e antipruriginosa associada a um efeito vasoconstritor prolongado permitindo menor frequência de aplicações. O início de ação do diproprionato de betametasona Pomada é imediato.
O uso deste medicamento também é contraindicado para o tratamento de: Infecções de pele; Acne; Rosácea (manchas avermelhadas na região central do rosto, como por exemplo, nas bochechas, nariz, queixo e testa);