Lugol é uma solução com Iodo e iodeto de potássio, que fornece quantidades necessárias de Iodo para o organismo. Ajuda no bom funcionamento da glândula tireoide, equilibra a produção de hormônios e mantém o metabolismo.
As únicas situações clínicas onde seu uso é recomendado refere-se ao preparo pré-operatório de pacientes com hipertireoidismo por doença de Graves e à crise tireotóxica.
Iodo e Iodeto: qual a sua importância e seus benefícios
Qual o efeito colateral do Lugol?
Os efeitos colaterais podem incluir reações alérgicas, dor de cabeça, vômitos e inflamação da parte branca dos olhos. O uso a longo prazo pode resultar em problemas para dormir e depressão. Normalmente não deve ser usado durante a gravidez ou amamentação.
O iodo é responsável pela síntese dos hormônios tiroidianos. Já a solução de Lugol é o nome dado a combinação de iodo e iodeto de potássio em meio líquido. Este nome foi dado pelo químico francês Jean Lugol cuja função seria remediar as funções da tireoide.
As pessoas que devem ser particularmente cautelosas com a ingestão profilática da solução sem instrução explícita de um especialista são principalmente pacientes que sofrem de doenças como hipertireoidismo, tuberculose pulmonar ou hipersensibilidade ao iodo.
Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso. Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é aumentado.
Entretanto, a quantidade diária necessária para o organismo humano é de apenas 100 a 250 microgramas, conforme alertam endocrinologistas da SBEM-SP. “Estão afirmando nas mídias sociais que temos insuficiência de iodo, sendo recomendado a ingestão do lugol, numa dose de até 9 gotas por dia.
O ADV Tintura de Iodo atua contra microorganismos, bactérias, fungos esporos e vírus. Pode ser utilizada em curativos no tratamento de feridas e também pode ser aplicada na pele intacta para higienizar a área.
Conserve seu medicamento ao abrigo da luz, calor e umidade. Mantenha o frasco bem fechado após o uso. Não armazenar medicamentos no banheiro, carro ou lugares úmidos. Conservar a temperatura de 15 - 30°C e umidade máxima 50%.
O que a carência de iodo pode causar no organismo?
A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio (crescimento da glândula tireóide).
Atenção! Em mulheres com doenças de tiroide, a toma de iodeto de potássio pode estar contraindicada. A situação deve ser sempre avaliada pelo médico assistente.
Atividade Antioxidante potente; Inibidor de processos inflamatórios nas células; Previne doenças cardiovasculares; Aumenta a energia; Auxilia na proteção hepática; Previne o envelhecimento precoce; Auxilia no controle da diabetes; Auxilia no emagrecimento e controle do peso.
Morangos: Uma das poucas frutas que contém grande quantidade de iodo. Uma xícara de morangos contém 12,96 mcg de iodo ou 8,6% da RDA (Recursos: Descrição e Acesso).
Assim, o médico pode indicar a realização da suplementação desse mineral, sendo principalmente indicada nos casos de bócio, hipertireoidismo e câncer de tireoide.
As causas da deficiência de iodo estão conectadas à alimentação. Caso o paciente consuma poucos alimentos ricos em iodo ( aqueles de origem marinha, como peixes, crustáceos, moluscos, além de leite e ovos), ele pode apresentar essa deficiência em seu organismo. Em alguns países, o iodo é acrescentado ao sal de cozinha.
O excesso de iodo pode provocar a inflamação autoimune ou até uma ação tóxica que leva à destruição dessa glândula. Não à toa, o quadro é associado a problemas como o hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Por isso , a solução de Lugol NÃO deve ser prescrita com o objetivo de suplementar iodo em nenhuma situação.
O lugol é um medicamento utilizado, na maioria das vezes, para repor alguma deficiência de iodo. Ele pode ser necessário para garantir o desenvolvimento e o pleno funcionamento do nosso metabolismo.
POSOLOGIA. Tomar 2 gotas de lugol diluídas em um copo de água. Cada gota contém 6,25 Mg de iodo elementar. Após aberto manter o frasco na posição vertical.
O TSH alto pode ser grave em alguns casos, dependendo da sua causa e níveis dos hormônios tireoidianos no sangue. Nos casos mais graves, pode estar associado a tumores e/ou sintomas como arritmias ou coma, por exemplo.
Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocada pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta.