A resposta é todos os carros que vierem a ter danos no conjunto de suspensão. Se seu carro não sofreu danos na suspensão, vindos de uma pancada muito forte, um buraco enorme, etc, não é preciso fazer cambagem!
Um ângulo de cambagem fora da especificação do fabricante do veículo, pode resultar, além de um desgaste irregular dos pneus, problemas de aderência e estabilidade em curvas, afetar a eficiência do sistema de suspensão, alterar o consumo de combustível e, claro, comprometer a segurança do motorista e dos veículos ao ...
Quando troca o amortecedor do carro tem que fazer cambagem?
Cambagem deve seguir parâmetros do fabricante
A cambagem é a perpendicularidade da roda em relação solo. Se ela não estiver de acordo com o estipulado para o modelo do carro, pode causar problemas na suspensão ou no amortecedor. A solução, nesses casos, é trocar os componentes.
Por fim, temos a cambagem positiva, que é definida quando as rodas estão mais próximas em suas partes inferiores do que nas superiores (\/). Isso reduz o desgaste nas articulações da direção, o que a torna muito mais leve. Esse alinhamento deve ser feito a cada 5 mil quilômetros rodados.
cómo corregir camber (caída) delantera cuando de fabrica no tienen ajuste con "corredera" #mecanica
Quando troca amortecedor dianteiro tem que alinhar o carro?
A direção do veículo precisa estar com o alinhamento em dia e as rodas balanceadas. Quando isso não acontece, todo o conjunto da suspensão, direção e pneus sofre para manter o veículo na pista.
Para entender de forma fácil do que se trata cada um desses itens, pense que o alinhamento se faz com a direção do veículo, o balanceamento se faz com as rodas e a cambagem se refere aos eixos.
Não é obrigatório fazer o alinhamento e o balanceamento juntos. O que é recomendado é que sempre que for fazer um serviço você verifique a necessidade de realizar o outro.
A cambagem é a inclinação da roda de um automóvel em relação ao plano horizontal. Ou seja, é quando os pneus estão desgastados mais de um lado do que do outro, justamente pelas rodas estarem levemente curvadas.
Antes de qualquer coisa precisamos explicar a origem da expressão: “camber” é um ângulo que as rodas possuem em relação ao eixo perpendicular ao solo, logo, “cambagem” é como se chamou o processo para ajustar este ângulo.
A cambagem é obrigatória ao se fazer balanceamento e alinhamento? Não. Problemas na cambagem podem ser detectados no alinhamento, mas não é obrigatório “fazer cambagem” só porque você fez um serviço ou outro. Como dito, esse procedimento implica em troca de peças que afetam o ângulo de câmber.
Agora, talvez você esteja se perguntando: e quanto custa para fazer alinhamento e balanceamento? Em geral, esses serviços ficam na mesma faixa de preço da cambagem, ou seja, entre R$ 100 e R$ 400.
O ideal é optar pela troca do conjunto todo, mesmo que os demais amortecedores ainda estejam em condições de uso. Assim, o usuário terá a certeza de que todos os amortecedores estão trabalhando nas mesmas condições e dentro dos mesmos prazos de troca.
Um carro desalinhado, além de promover o desgaste dos pneus, é muito perigoso, pois interfere diretamente na sua direção. Caso esteja sentindo a direção puxando para algum dos lados, pode ter certeza que é hora de verificar o alinhamento.
Os sinais podem ser notados quando o carro tende a puxar para a direita ou esquerda com o volante parado, ou quando o veículo começa a apresentar vibrações estranhas que podem ser percebidas no volante, piso ou até nos bancos.
Como saber se o carro está precisando de alinhamento e balanceamento?
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Rodas desbalanceadas podem causar vibrações desconfortáveis durante a condução e também resultam em desgaste prematuros dos componentes da suspensão, direção, peças rotativas e pneus.
Esse procedimento é importante para o desempenho adequado do veículo, pois garante mais conforto, estabilidade e segurança. O processo faz com que a suspensão absorva de forma correta as irregularidades da via e aumente a vida útil dos pneus, evitando o desgaste precoce e desigual deles.