Quais os direitos do trabalhador quando se acidenta no trabalho?

Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?
  • Estabilidade no emprego;
  • Afastamento remunerado.
  • Recolhimento do FGTS;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.
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Quais os direitos de um funcionário que sofreu um acidente de trabalho?

Vejamos alguns dos principais direitos dos trabalhadores:
  • Assistência médica e hospitalar. ...
  • Auxílio-doença acidentário. ...
  • Estabilidade provisória. ...
  • Aposentadoria por invalidez. ...
  • Pensão por morte. ...
  • Indenização. ...
  • Primeiros socorros. ...
  • Comunicação de Acidente de Trabalho.
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Quais benefícios o trabalhador acidentado tem direito?

O empregado acidentado tem direito ao auxílio-doença, auxílio-acidente e a aposentadoria por invalidez, acrescida do abono anual (13º salário dos aposentados).
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Quando um funcionário se machuca dentro da empresa o que deve ser feito?

O trabalhador que sofre um acidente de trabalho possui uma série de direitos que são: Direito à emissão da CAT comunicação de acidente de trabalho, caso precise se afastar do serviço por mais de 15 dias; Recebimento de um benefício chamado auxílio doença acidentário; Estabilidade na volta do final do benefício.
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Quais os benefícios de quem sofre acidente de trabalho?

Dentre os direitos garantidos ao trabalhador após sofrer um acidente de trabalho, está o auxílio-doença acidentário ou por incapacidade permanente, pagamento do FGTS e estabilidade após retornar ao trabalho. Saiba mais neste artigo.
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11 Direitos de quem sofre Acidente de Trabalho

Quais as obrigações da empresa em caso de acidente de trabalho?

Em caso de acidente de trabalho, é dever da empresa:
  • Prestar os primeiros socorros.
  • Abertura do CAT.
  • Fornecer os EPI'S – Equipamentos de Proteção Individual.
  • Oferecer treinamentos.
  • Estabilidade empregatícia.
  • Recolhimento do FGTS.
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Qual é o valor de uma indenização por acidente de trabalho?

ofensa de natureza leve: até 3 salários; ofensa de natureza média: até 5 salários; ofensa de natureza grave: até 20 salários; ofensa de natureza gravíssima: até 50 salários.
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O que a empresa paga em caso de acidente de trabalho?

Se o acidente de trabalho ocorrer por responsabilidade da empresa, ela deverá arcar com despesas médicas que incluem: tratamentos, internações, exames e medicamentos para a recuperação do empregado.
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Qual a responsabilidade da empresa em caso de acidente de trabalho?

Em virtude do elevado risco a que está submetido o empregado, dos princípios constitucionais referentes à proteção ao trabalho, deve o empregador reparar os danos causados em virtude da morte do empregado que exerce atividade de transporte de valores, diante da necessidade de proteção à vida humana.
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Qual o valor da indenização por sequela?

O valor dessa indenização é de 50% do valor de seu salário de benefício (que deu origem ao Auxílio-Doença). Exemplo: Se você recebia 2.000,00 reais no seu Auxílio doença que fora cessado, o seu Auxílio Acidente será no valor, aproximado, de 1.000,00 reais.
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Qual o valor do auxílio acidentário?

A servidora ressalta que o auxílio-acidente é uma indenização mensal, que corresponde a 50% do salário-de benefício que deu origem ao benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença do segurado.
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Quanto eu recebo por acidente de trabalho?

Para saber qual o salário-de-benefício, deve-se somar 80% das maiores contribuições do segurado desde 07/1994, e dividir pelo número de contribuições. Com o valor, aplica-se 50% e terá encontrado o valor do benefício a ser pago.
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Quem paga as despesas médicas em caso de acidente de trabalho?

ACIDENTE DO TRABALHO. CUSTEIO DE DESPESAS MÉDICAS/CONVÊNIO DE SAÚDE. Tendo em vista que o artigo 927 do Código Civil dispõe que aquele que causar dano a outrem fica obrigado a repará-lo, cabe à empregadora custear integralmente o tratamento médico decorrente do acidente de trabalho.
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Quais são os direitos que o trabalhador acidentado tem?

Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?
  • Estabilidade no emprego;
  • Afastamento remunerado.
  • Recolhimento do FGTS;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.
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Quem sofre acidente de trabalho pode ser mandado embora?

Estabilidade no Emprego: Conforme previsto na legislação trabalhista brasileira, o trabalhador acidentado tem direito à estabilidade provisória no emprego por um período mínimo de 12 meses após seu retorno ao trabalho. Durante esse período, o empregador não pode demitir o trabalhador sem justa causa.
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O que a CLT diz sobre acidentes no trabalho?

Art. 3º Acidente do trabalho será aquêle que ocorrer pelo exercício do trabalho, a serviço da emprêsa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Parágrafo único.
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Quando um funcionário se acidenta na empresa o que ele deve fazer?

A prioridade é prestar assistência médica imediata ao trabalhador acidentado. Isso pode envolver a realização de primeiros socorros no local, caso necessário, e o encaminhamento para avaliação médica adequada. A rapidez no atendimento é essencial para evitar complicações e salvar vidas.
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Quando vc sofre um acidente de trabalho o que acontece?

O trabalhador que sofre acidente do trabalho tem direito a um período de estabilidade que é de 12 meses a contar da alta concedida pelo INSS, ou seja, por esse período não pode ser dispensado sem justa causa (mas pode ser dispensado por justa causa).
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Quem deve provar o acidente de trabalho?

Para a configuração da responsabilidade civil do empregador é necessária a prova do dano e do nexo de causalidade entre este e o trabalho desenvolvido, além da participação omissiva ou comissiva do empregador para a ocorrência do evento acidentário, ônus que incumbia ao reclamante e do qual não se desincumbiu.
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Quais são os benefícios acidentários?

Primeiramente, vale lembrar que benefícios acidentários são aqueles decorrentes de algum acidente de trabalho. Assim, podem ser acidentários: auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) aposentadoria por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez)
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O que eu recebo por acidente de trabalho?

Auxílio-doença acidentário: Caso o trabalhador fique incapacitado temporariamente em decorrência do acidente, ele tem direito a receber o auxílio-doença acidentário, que corresponde a 91% do salário de benefício.
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Qual é o valor da indenização por acidente de trabalho?

A jurisprudência brasileira estabelece que a indenização deve ser calculada levando por base o salário recebido pelo trabalhador à época do acidente, multiplicado por um coeficiente que leva em consideração a gravidade da lesão (percentual da redução da capacidade laboral, a qual é estipulada pelo médico do trabalho).
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Quanto recebo do INSS por acidente de trabalho?

O auxílio-acidente se configura como uma indenização mensal igual a 50% do salário que serviu de base para o auxílio-doença temporário, prévio ao estado de incapacidade permanente. O benefício inicia após o término do auxílio por incapacidade temporária e é interrompido quando o segurado se aposenta.
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Quanto tempo eu tenho para pedir indenização por acidente de trabalho?

Você tem 5 anos, contados da consolidação dos danos causados pelo acidente para colocar a empresa na Justiça. Caso seja demitido, esse tempo é menor, de 2 anos. Se você sofreu um acidente de trabalho e quer ir atrás das indenizações a que você tem direito, fique muito atento ao prazo.
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Como funciona o pagamento de acidente de trabalho?

Se o acidente tiver deixado algum tipo de lesão e o trabalhador ficar afastado, os primeiros 15 dias de afastamento são pagos pela empresa. Após o 16º dia, é o INSS quem pagará ao empregado o benefício devido (em regra, auxílio doença).
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