Quais os documentos necessário para fazer um inventário?

Para fazer inventário em um cartório, é necessário apresentar documentos tanto do falecido, quanto dos seus bens e herdeiros. Em geral, são necessários certidões de óbito e casamento, comprovante de residência e RG e CPF dos envolvidos, além de certidões de bens móveis e imóveis.
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Quais documentos é necessário para dar entrada no inventário?

Documentos pessoais do falecido:
  • Certidão de óbito;
  • Certidão de nascimento, se solteiro;
  • Certidão de casamento, se casado;
  • Certidão do pacto antenupcial, (se for o caso);
  • Escritura pública união estável (se for o caso);
  • Certidão de divórcio ou separação (se for o caso);
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Qual o valor para fazer um inventário no cartório?

Um valor médio o custo de um inventário é de 10 % até 20% o valor indicado dos bens (a avaliação para fins de imposto pode diferir do valor de mercado).
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É possível abrir inventário sem o documento de todos os herdeiros?

O processo de inventário pode ser realizado mesmo na ausência de todos os herdeiros, mediante procedimentos legais específicos. Alternativas incluem a localização dos herdeiros, nomeação de um inventariante e escolha entre inventário judicial ou extrajudicial.
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Quanto tempo leva para fazer um inventário em cartório?

Para esses casos, o prazo de finalização gira em torno de 30 a 45 dias. Isto é, as partes entram com a demanda no cartório e com aproximadamente 45 dias conseguem resolver o inventário, partilhando os bens.
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QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ABRIR UM INVENTÁRIO?

Qual o valor cobrado pelo advogado para fazer um inventário?

Honorários advocatícios: Advogados geralmente cobram uma porcentagem do valor dos bens do espólio para realizar o inventário. Essa porcentagem pode variar, mas é comum que fique entre 2% a 6%.
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Qual o valor da multa por atraso no inventário?

Cita também a Lei nº 10.705/2000, que prevê que, se o inventário (ou arrolamento) não for requerido dentro do prazo de 60 (sessenta) dias da abertura da sucessão, o ITCMD será calculado com acréscimo de multa equivalente a 10 % do valor do imposto; e se o atraso exceder a 180 dias, a multa será de 20%.
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O que acontece se os herdeiros não fizerem inventário?

A falta de realização do inventário acarreta multa do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), iniciando em 10% do valor do imposto e aumentando para 20% após 180 dias de atraso.
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Tem valor mínimo para inventário?

Se for um inventário extrajudicial, o valor mínimo pela tabela da OAB de São Paulo é R$ 3.969,48. Caso a pessoa não tenha condições financeiras em contratar um advogado para inventário, ela deverá ir até a Defensoria Pública de seu Estado.
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Qual é a nova lei do inventário?

A Lei 11.441/07 gerou uma importante mudança no processo de inventário e partilha de bens no Brasil, permitindo que tais procedimentos sejam realizados diretamente em cartório por meio de escritura pública.
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Quem é responsável por pagar as custas do inventário?

No processo de divisão, a família também deve arcar com o ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), que é a taxa paga para que a transferência de bens seja realizada. Cada estado tem a sua alíquota, que varia de 4% a 8% sobre o valor do bem herdado. Cada herdeiro tem a responsabilidade de pagar o seu ITCMD.
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Como fazer um inventário de graça?

Se a renda dos herdeiros for inferior a três salários mínimos, é possível realizar o inventário de imóvel sem custos, mas apenas pela via judicial.
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Precisa da assinatura de todos os herdeiros?

Sim, todos os herdeiros devem assinar o inventário para que ele possa ser realizado de forma extrajudicial. A legislação brasileira exige que todos os herdeiros estejam de acordo com a partilha dos bens, manifestando esse consentimento através de suas assinaturas.
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O que deve constar no inventário?

Isso inclui imóveis, veículos, contas bancárias, investimentos, ações, joias, obras de arte, entre outros. Além disso, também devem ser consideradas as dívidas e obrigações financeiras deixadas pelo falecido, como empréstimos, financiamentos e pendências fiscais.
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Quais são as certidões necessárias para o inventário?

Para realizar um inventário, é essencial reunir documentos como a certidão de óbito, certidões de nascimento ou casamento dos herdeiros, certidões negativas de débitos fiscais, testamento (se houver), relação de bens, direitos e dívidas, além de documentos pessoais como RG e CPF.
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O que fazer quando não tem dinheiro para pagar o inventário?

Herdeiros sem dinheiro para abrir o inventário? Veja essas 3 soluções
  1. Verificar se o falecido deixou algum dinheiro em conta bancária. ...
  2. Pedir justiça gratuita. ...
  3. Requerer o diferimento das custas judiciais.
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Qual o valor de um inventário no cartório?

O ITCMD imposto que incide no inventário é de 4% do valor venal dos bens da herança. O valor venal é aquele do ano do óbito. No exemplo de patrimônio de R$100.000,00, sendo a metade da viúva R$50.000,00 e a transmissão de R$50.000,00 aos herdeiros o ITCMD será de R$2.000,00, sendo R$1.000,00 para cada filho.
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Quanto custa um advogado para fazer um inventário?

De acordo com a OAB, seção de São Paulo, por exemplo, o honorário sugerido para realização de inventários seria de 6% sobre o valor total do patrimônioincluído na partilha, com um limite mínimo de 3.376,35 reais.
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O que fazer quando os herdeiros não tem dinheiro para pagar o inventário?

Será possível, com autorização do juiz, vender bens da herança, chamados de bens do espólio, para pagar as despesas do inventário. Com efeito, a legislação dispõe que o inventariante poderá, desde que autorizado pelo juiz, alienar bens da herança, obviamente após justificar seu intento.
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O que acontece se não fizer o inventário?

Primeiramente, a multa será equivalente a 10% do valor do imposto. E aumentará para 20%, se o atraso exceder 180 dias.
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É crime não fazer inventário?

Conheça algumas dessas consequências a seguir: 1 – Multas: Caso o inventário não seja realizado em até 60 dias após o óbito, há previsão de multa sobre o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação). Se o inventário não for iniciado em até 60 dias, o imposto será calculado com multa de 10%.
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Quanto tempo um inventário pode ficar parado?

Também há prazo para finalizar o inventário!

Porque, conforme eu disse no início, a lei também prevê prazo para finalização, e ele é de 180 dias.
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Qual o imposto a ser pago no inventário?

Qual a alíquota? Como a capacidade tributária é estadual, cada Estado tem sua regulamentação de alíquota e de procedimento, mas a alíquota máxima é 8% já definida pelo Senado Federal (Resolução SF n. 09 de 1992).
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Onde posso dar entrada no inventário?

O inventário extrajudicial pode ser feito em qualquer Cartório de Notas, independentemente do domicílio das partes, do local de situação dos bens ou do local do óbito do falecido. Não se aplicam as regras de competência do Código de Processo Civil ao inventário extrajudicial.
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