Quais foram os fatores que motivaram a expansão marítima?
centralização política dos reinos absolutistas; aliança política entre os reis e a burguesia mercantil interessada na lucratividade da expansão ultramarina; divulgação da fé cristã para povos de outros territórios; aperfeiçoamento das técnicas navais.Quais as principais motivações dos portugueses para realizar as Grandes Navegações?
Com as explorações, a economia portuguesa buscava obter, principalmente, especiarias e ouro. Na questão geográfica, podemos mencionar que todo o litoral português era voltado para o oceano Atlântico e a posição geográfica do país colocava-o próximo de correntes marítimas importantes, tornando a navegação mais fácil.Quais foram as motivações para as grandes navegações?
A Expansão Marítima, ocorrida entre os séculos XV e XVII, foi um período em que potências europeias como Portugal e Espanha lideraram explorações além da Europa, motivadas pela busca de novas rotas comerciais, recursos naturais e expansão religiosa.Quais motivos levaram Portugal as navegações?
A política expansionista de Portugal também foi importante para sua liderança nas Grandes Navegações. O país queria ampliar suas fronteiras comerciais e expandir seu poder e influência política, o que fez com que investisse fortemente nas viagens marítimas e na exploração de novos territórios.As viagens marítimas portuguesas - História - 7º Ano
Quais os fatores que contribuíram para as grandes navegações?
O acúmulo de conhecimento náutico e o desenvolvimento de novas tecnologias possibilitaram que as Grandes Navegações iniciassem-se no século XV, e os portugueses são considerados os pioneiros nesse processo.O que motivou os navegadores portugueses durante suas descobertas?
Era do descobrimento e exploração de novas terras pelo mundoDurante os séculos XV e XVI, Portugal era a maior potência do mundo e começou as expedições ao longo do globo terrestre, pois precisava aumentar suas rotas comerciais a fim de alavancar a economia do país e conquistar mais terras.
O que incentivou a expansão marítima?
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.O que motivou o desenvolvimento das Grandes Navegações?
Quais foram as inovações tecnológicas utilizadas na expansão marítima?
- Bússola.
- Astrolábio.
- Cartografia.
- Quadrante.
- Balestilha.
- Caravelas.
Qual foi o motivo da expansão marítima portuguesa?
A expansão marítima portuguesa se inseriu no contexto de transição econômica do feudalismo para o mercantilismo. Foi motivada pelo desejo dos portugueses de estabelecer contatos comerciais com povos da Ásia, estabelecer novas rotas de comércio, conquistar novos domínios e expandir o cristianismo.Quais os fatores que contribuíram para a expansão marítima de portugueses e espanhóis?
A necessidade de rotas comerciais alternativas, a curiosidade e o espírito de exploração, as inovações náuticas e tecnológicas, a concorrência internacional e a expansão religiosa foram causas da expansão marítima portuguesa.Que fatores favoreceram as grandes navegações portuguesas?
Portugal foi o primeiro país europeu a se aventurar pelos mares e vários foram os fatores que contribuíram para esse fato:
- Insuficiência portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda.
- Falta de produtos agrícolas e de mão-de-obra.
- Desejo de expandir a fé cristã
- Necessidade de novos mercados.
Quais os fatores que contribuem para o pioneirismo português nas Grandes Navegações?
Alguns fatores explicam esse pioneirismo de Portugal: • Monarquia consolidada; • Território unificado; • Investimento no desenvolvimento de conhecimento náutico; • Interesse da sociedade na expansão do comércio; • Investimentos estrangeiros no comércio; • Posição geográfica.Quais são os fatores que explicam o pioneirismo português na expansão marítima?
O pioneirismo de Portugal explica-se por uma série de fatores:
- Monarquia consolidada;
- Unificação territorial assegurada;
- Investimento na aquisição de conhecimento náutico;
- Interesse em expansão comercial;
- Investimentos genoveses;
- Localização geográfica.