Os efeitos colaterais mais comuns do Purat T4 são palpitações, insônia, nervosismo, dor de cabeça perda de peso, menstruação irregular, cãibras nas pernas, fraqueza ou dor muscular.
A administração em excesso pode ocasionar sintomas de hipertiroidismo, aumento da frequência cardíaca, palpitações, tremores, aumento do trânsito intestinal, insônia.
Puran T4 possui em sua fórmula uma substância chamada levotiroxina, hormônio normalmente fabricado pelo organismo, pela glândula tireoide. Como uma forma sintética do hormônio T4, a substância supre a deficiência hormonal no organismo, regulando a velocidade metabólica.
O uso de levotiroxina pode estar associado a risco de perda óssea, com consequente desenvolvimento de osteoporose (fraqueza nos ossos) e de fraturas. Este risco foi observado em alguns estudos em mulheres na pós menopausa, usando doses supressivas de TSH após carcinoma diferenciado de tireoide.
Puran T4 Quais os males que pode me causar? - Doutor Responde
Quando suspender o Puran T4?
Em casos onde a dose é baixa, seu endocrinologista pode suspender temporariamente para reavaliar sua produção de hormônio. Em 2 semanas, apresentar algum sintoma da falta de hormônio só ocorre após suspensão de doses altas.
Começa a fazer efeito logo após a sua tomada. O controle é realizado através do valor de TSH que demora algumas semanas para normalização (6-8 semanas). Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O hormônio T4 está diretamente ligado ao nosso metabolismo, quando existe a condição de hipotireoidismo, o metabolismo fica mais lento. Dessa maneira, quando uma pessoa passa a tomar o Puran T4, o metabolismo volta a funcionar, o que pode fazer com que ela emagreça.
Puran T4 é uma marca de um medicamento chamado LEVOTIROXINA. Procure sua farmácia e peça ao farmacêutico de plantão para fazer a substituição. Não faça isso com o balconista. Existem diversos similares de levotiroxina no mercado: Levoid, Synthroid, Euthyrox, Puran T4 além de genéricos com o nome Levotiroxina sódica.
Qual o melhor suplemento para quem tem hipotireoidismo?
As vitaminas do complexo B, como a B12, são necessárias para que a tireoide funcione em um nível ideal. B12 e outras vitaminas do complexo B estão em fontes como carne, peixe, ovos e queijo ou através de suplementos.
A medicação é de uso contínuo, mas sejamos francos, não será um dia sem tomar que vai fazer seu hipotireoidismo descontrolar! Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso.
Sinais e sintomas como ganho de peso, sonolência, desânimo, pele seca, queda de cabelo, unhas fracas, depressão, labilidade emocional, doença cardíaca, além de alteração do colesterol, infertilidade, anemia podem acontecer caso não haja tratamento adequado.
A crise tireotóxica (CT) é a complicação mais grave do hipertireoidismo, caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas secundários à hipersecreção aguda e inapropriada de hormônios tireoidianos. Apresenta altas taxas de mortalidade (até 30%), mesmo quando se institui a terapêutica adequada em tempo hábil1.
Reações que o produto pode provocar, em dosagens excessivas: Aumento de cálcio na urina e queda temporária dos cabelos (em crianças), aumento dos batimentos cardíacos, diarréia, dor de cabeça, dor no tórax, emagrecimento rápido, insônia, intolerância ao calor, nervosismo, transpiração excessiva e tremor.
Existem também aqueles medicamentos que, mesmo que sejam tomados com grande intervalo de tempo em relação à levotiroxina, podem diminuir a sua eficácia, como, por exemplo: rifampicina, carbamazepina, fenitoína, fenobarbital, sertralina, raloxifeno e omeprazol.
Puran é uma dos nomes comerciais da Levotiroxina disponíveis no mercado. Os dois são nomes usados para a mesma substância ativa, a Levotiroxina Sódica. Por isso, não há diferença na substância, apenas na marca e nos excipientes utilizados na formulação do medicamento.
O Puran T4 (levotiroxina) é indicado para o tratamento do hipotireoidismo. Alguns pacientes que já tiveram hipertireoidismo no passado e já trataram (com iodo radioativo ou cirurgia por exemplo) podem evoluir com hipotireoidismo e também necessitar tratar com essa medicação.
Também existem medicamentos que podem prejudicar o funcionamento da tireoide, como os antidepressivos e ansiolíticos. Boa parte destes remédios são compostos químicos que contém substâncias que podem atrapalhar o funcionamento da glândula. Estes compostos podem conter os já falados flúor, ou cloro.
O esquecimento quando ocorre episodicamente não há grandes problemas, porém quando ocorre frequentemente é necessário rever a rotina ( colocar despertador ajuda) ou em alguns casos mudar o horário de tomada ( evitar). Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Tradicionalmente, o comprimido de levotiroxina é prescrito pelos médicos para ser tomado pela manhã em jejum com estômago vazio. Isto porque estudos anteriores demonstravam a necessidade de pH estomacal ácido para adequada absorção do medicamento.
Em alguns casos, de pessoas que apresentam má absorção, o médico pode aumentar a dose para até 200 mcg por dia; Supressão do TSH (câncer de tireoide), nódulos na tireoide ou bócio: 2,6 mcg por Kg de peso corporal por dia, durante 7 a 10 dias.
Muito comum: palpitações (percepção dos batimentos do coração). Comum: taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco). Desconhecidas: arritmias cardíacas (descompasso dos batimentos do coração) e dor de angina (dor no peito).
O Puran é uma medicação de uso contínuo, sempre mantenha o seu uso regular, diariamente. Se por acaso esquecer 1 a 2 dias, assim que puder volte a tomar normalmente e evite ao máximo estas falhas, pois se acontecer com muita frequência, pode prejudicar o tratamento.