Características da Geração Z Rapidez e agilidade nas interações e no trânsito de informações. Habilidade de realizar várias atividades simultaneamente. Senso de urgência em relação às próprias expectativas. Flexibilidade e adaptabilidade à mudança.
Uma característica muito presente na geração Z é a valorização de seu trabalho. Por isso, procure oferecer apoio aos jovens, com auxílio ao desenvolvimento de suas carreiras, os fazendo se sentir parte do time. Ajude-os a compreender o seu papel dentro da empresa e como seu trabalho é importante.
Quais são as principais características da Geração Z?
A Geração Z compreende as pessoas nascidas entre 1995 e 2010, em um ecossistema naturalmente digital, o que faz com que tenham características particulares como velocidade na tomada de decisões, a busca constante por desafios e o equilíbrio entre qualidade de vida, saúde mental e trabalho.
O que podemos considerar mais marcante da Geração Z?
São digitais
A relação com as tecnologias mais complexas que explodiram na virada do milênio, rendeu a eles o apelido de nativos digitais. Sua íntima relação com o mundo digital, com a internet e com a informática é a característica mais notável da geração Z.
A Geração Z busca manter a vida pessoal e profissional equilibrada. Como eu disse, não existem respostas concretas para uma discussão tão ampla e que diz respeito a tantas pessoas. Mas acredito que as condutas acima auxiliam muito e, por vezes, podem estar acima até mesmo de questões monetárias.
Habilidade de realizar várias atividades simultaneamente. Senso de urgência em relação às próprias expectativas. Flexibilidade e adaptabilidade à mudança. Pragmatismo em relação às necessidades profissionais e pessoais.
Adentrar no universo da Geração Z é entrar em um cenário da conexão digital e da habilidade multitarefa. Esses jovens, verdadeiros “nativos digitais”, cresceram em um mundo tecnológico desde novos, moldando sua perspectiva e competências de maneira única.
Quais são os pontos positivos e negativos da geração Z?
No entanto, embora seja uma geração conectada e com fácil e rápido acesso às informações, alguns pontos negativos também estão presentes na geração Z, como a dificuldade para estabelecer relações sociais fora das redes, a baixa tolerância à frustração e dependência excessiva da tecnologia.
A geração Z quer se sentir única e especial. Eles querem comprar produtos e serviços que sejam personalizados para atender às suas necessidades e interesses. Isso significa que as marcas que oferecem opções de personalização terão mais sucesso com essa geração.
A Geração Z busca mais do que um simples emprego; eles procuram oportunidades que ofereçam um propósito real e estejam alinhadas com seus valores pessoais, como sustentabilidade, diversidade e inclusão.
A Geração Z valoriza narrativas que empoderam as comunidades que percebem como mais próximas. Buscam reformular os conceitos tradicionais da comunicação de marca para refletir as experiências da comunidade LGBTQ+ que, historicamente, tiveram pouca representação nos meios de comunicação.
Enquanto os profissionais da geração Z são criticados por colegas e chefes por serem “rebeldes”, se recusarem a seguir as exigências corporativas e apresentarem problemas de comportamento, esses jovens argumentam que possuem perspectivas e habilidades únicas que podem ser vistas como mais saudáveis, criativas e ...
Uma pesquisa recente revela que cerca de 27% dos membros da Geração Z percebem a tecnologia e as redes sociais como fatores que afetam negativamente sua saúde mental. O uso constante de smartphones e a exposição frequente às redes sociais podem estar contribuindo para este cenário.
Por fim, a Geração Z (1997-2010) se destaca pela forte conexão com tecnologia e informação. Eles priorizam um trabalho significativo, diversidade e inclusão, optando por empresas que compartilham seus valores e estão prontos para deixar aquelas que não o fazem.
A Geração Z (2000-2010), que tem esse nome vindo da palavra “zapear”, porque seus representantes já nasceram na era dos controles remotos, das tecnologias digitais, da internet e seus cliques, acostumaram-se às altas velocidades das mudanças, sabem lidar com diferentes estímulos ao mesmo tempo, acessam informações de ...
Entre elas, o destaque fica para a sustentabilidade, que se tornou um critério importante de decisão entre pessoas dessa geração. De acordo com uma pesquisa, mais de 70% dos consumidores da geração Z estão dispostos a pagar até 10% a mais por produtos sustentáveis.
Os consumidores nessa faixa etária têm um gosto especial por entretenimento e cultura. É isso o que ele mais procura quando se trata de conteúdo. A música é mencionada como interesse de 58% dos jovens brasileiros.
As quatro principais tendências que caracterizam a Geração Z são: 1) um grande interesse por inovação, 2) uma forte insistência na facilidade de uso não só dos produtos como das plataformas sociais, 3) um desejo de segurança, e 4) um desejo de, temporariamente, ausentar-se da vida real.
Embora a tecnologia ofereça inúmeras oportunidades e benefícios, também apresenta desafios significativos para a saúde mental da Geração Z. O uso excessivo de dispositivos eletrônicos e mídias sociais está associado a problemas como ansiedade, depressão e dificuldades de sono.
A Geração Z está relatando taxas mais altas de ansiedade, depressão e angústia do que qualquer outra faixa etária, de acordo com um estudo da McKinsey de 2022.
Isso se deve ao fato de que, em suas curtas vidas, essas duas gerações suportaram convulsões políticas, ondas de violência – hoje em dia, qualquer um pode ser vítima de um tiroteio – e se sentem menos esperançosas quanto ao futuro – tanto do ponto de vista financeiro quanto no que diz respeito ao aquecimento global.
Alguns dos desafios da Geração Z estão relacionados com a exigência crescente de qualificação, instabilidade econômica e um ambiente corporativo cada vez mais competitivo.
O uso das redes sociais é a forma preferida da geração Z (53%) para aprender inglês, segundo a pesquisa global da empresa de aprendizagem Pearson. Essa faixa abrange as pessoas nascidas entre a segunda metade da década de 1990 e o ano de 2010.
Segundo as previsões, a Geração Z, que agrupa os nascidos entre 1995 e 2010, irá se tornar o maior grupo populacional do planeta em 2019. Em 2020, eles ocuparão mais de 20% dos postos de trabalho, demandando mudanças contundentes tanto nas estruturas e nos processos corporativos quanto nas relações profissionais.
Geração Y ou Millenials: nascidos entre 1981 e 1996 e fazem entre 28 e 43 anos em 2024. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010 e fazem entre 12 e 27 anos em 2024. Geração A ou Alfa: nascidos a partir de 2010 e que nascerão até 2025, até lá possuirão no máximo 15 anos.