Quais os problemas causados pela água dura Entupimento de canos, chuveiros, torneiras e conexões hidráulicas causado pela precipitação dos sais de cálcio e magnésio, principalmente em águas quentes; Corrosão acelerada de componentes elétricos.
Quais inconvenientes uma água considerada dura pode provocar?
Uma água com dureza acima de 180 mg/L de CaCO3, pode induzir à formação de incrustações nas canalizações. Pelo contrário, uma água com dureza inferior a 60 mg/L pode ser agressiva e provocar fenómenos de corrosão nos órgãos do sistema de abastecimento de água.
Pode beber água dura? Embora possa ter um efeito laxante, a água dura também possui alguns benefícios. Beber água dura pode contribuir com a reposição de cálcio e magnésio na dieta e ser de grande importância para pessoas que sofrem com a falta desses minerais, principalmente no desenvolvimento dos ossos e dentes.
Como Resolver a Água Dura? Para resolver o problema de dureza é realizado um processo chamado abrandamento, que é o processo químico através de troca iônica, onde os íons de cálcio e magnésio, responsáveis pela dureza da água e causadores das incrustações, são substituídos por íons solúveis de sódio.
O abrandamento, para o tratamento de água remoção de dureza, é a técnica mais conhecida que pode acontecer de duas formas: precipitação química e troca iônica. A primeira, adiciona cal e bicarbonato de sódio na água. A cal eleva o pH da água e gera alcalinidade para a reação ocorrer e retirar os sais.
Padrões da Dureza da água. Branda até 50 Pouco dura entre 50 e 100 Dura entre 100 e 200 Muito dura acima de 200 Fonte: CUSTÓDIA & LLAMAS, 1983. Segundo a Portaria 518, de 25 de março de 2004 – ANVISA/MS, o limite máximo de dureza total em água potável é de 500 mg/L.
Quais problemas podem ser causados pela água dura?
Quais os problemas causados pela água dura
Entupimento de canos, chuveiros, torneiras e conexões hidráulicas causado pela precipitação dos sais de cálcio e magnésio, principalmente em águas quentes; Corrosão acelerada de componentes elétricos.
A dureza permanente também pode ser reduzida pela troca iônica proporcionada por abrandadores ou desmineralizadores e pelo uso de membranas de nanofiltração e osmose reversa.
A presença de calcário na água potável pode causar problemas de saúde, como obstrução renal, cálculos renais e acúmulo de sais de cálcio em órgãos vitais. Além disso, o consumo regular de água com alto teor de calcário pode afetar a absorção de nutrientes pelo organismo.
A dureza da água pode ter origem natural por contato da água com o solo, onde a presença de dióxido de carbono dissolvido na água provoca a solução de sais pouco solúveis. Em depósitos subterrâneos, a água pode entrar em contato com certos materiais como o calcário (CaCO3) ou a dolomita (CaCO3 . MgCO3).
A água não tem validade. No ambiente natural, ela pode permanecer por vários anos ainda potável. O prazo de validade impresso tem a ver com a garrafa, que muitas vezes é de plástico. Com o passar do tempo, a embalagem libera substâncias químicas ou entrar em decomposição.
Quem mora ou já viajou para determinados países da Europa (como Itália, Suíça, Alemanha, Inglaterra, entre outros) certamente sentiu uma diferença nos fios logo após a primeira lavagem. E existe uma razão para isso: a água desses lugares concentra uma maior quantidade de cálcio e magnésio, o que torna a água dura.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma amostra de água é considerada dura quando a concentração de carbonato de cálcio é superior a 120 mg por litro, e “macia” quando os teores em carbonato de cálcio são inferiores a 60 mg/L.
No entanto, os cátions de cálcio, magnésio e ferro II não são solúveis em água e reagem com os ânions do sabão formando compostos insolúveis. Dessa forma, a composição da Água Dura anula a ação do sabão dificultam a limpeza e aderem ao tecido que está sendo lavado (ou à beira da pia, do tanque, da banheira etc.).
Se a água estiver apresentando teores desses cátions acima de 150 mg/L, então a água é dura; se estiver abaixo de 75mg/L, a água é mole; e se for entre 75 e 150 mg/L, a água é moderada.
Toda água dura apresenta pH elevado, superior a sete (7), sendo, portanto alcalina. Porém nem sempre a recíproca é verdadeira. A alcalina de uma amostra e dada pela quantidade de bicarbonatos de cálcio e magnésio, de carbonatos ou hidróxidos de sódio, potássio, cálcio e magnésio.
Trata-se realmente de um mito, pois ao contrário do que é difundido, este tipode água não faz mal nenhum à saúde, mas pelo contrário ela traz benefícios à saúde humana. Entretanto como tudo na vida tem-se vantagens e desvantagens, a água com dureza causa alguns inconvenientes como entupimento de chuveiros.
Quais são as principais consequências da água dura?
A utilização da água dura, água que contém elevada quantidade de sais, pode trazer diversos problemas tanto para a saúde da população quanto para o uso industrial. A dureza elevada afeta principalmente a eficiência de limpeza dos detergentes e sabões, exigindo seu consumo excessivo nas lavagens domésticas.
Existem outras substâncias que podem definir a dureza da água, como exemplo, podemos citar a quantidade de bicarbonatos, carbonatos, sulfatos ou cloretos de cálcio e magnésio dissolvidos nela. Quanto maior a quantidade desses componentes, mais dura ela é considerada.
Entre os três pontos de coleta o que apresentou maior acidez da água da chuva foi o ponto C, com cerca de 61,53% das amostras abaixo de 5,6. Os valores de dureza encontrados nas amostras da água da chuva foram baixos, Page 15 ~ 92 ~ RIES, ISSN 2238-832X, Caçador, v.5, nº 1, p. 78-93, 2016. caracterizando-as como moles.
Atualmente há diversas técnicas para corrigir a dureza da água, entre elas: Abrantamento, Separação por Membranas e Condicionadores químicos. O abrandamento é considerado a técnica mais comum.
Escolha um condicionador enriquecido com aminoácidos, lipídios e ingredientes hidratantes . Limpe com menos água: Evite a exposição excessiva à água corrente. Uma dica é usar o Shampoo a Seco Fresh Affair para ajudar o seu cabelo a durar mais tempo entre as lavagens.
Para realizar o teste de dureza da água, coloque uma amostra da água em um recipiente limpo e adicione alguns gotas de reagente. Espere por alguns minutos até que a cor se estabeleça. Compare a cor do líquido com a escala de cores fornecida para determinar o nível de dureza da água.