Confira abaixo, os critérios do perfil de quem poderá ser atendido (a) pela Defensoria Pública:
- Ter renda mensal individual de até 2,5 salários mínimos;
- Ter renda familiar de até 4 salários mínimos;
- Não ser proprietário(a), titular, herdeiro(a) ou legatário(a) de bens móveis, imóveis, superior a 180 salários mínimos;
O que precisa para ser atendido na Defensoria Pública?
- Documentos que demonstrem os rendimentos dos membros da entidade familiar do/a interessado/a; ...
- Nome, RG e CPF do/a interessado/a;
- Comprovante de residência atualizado do/a interessado/a; ...
- Nome, RG e CPF do cônjuge;
- Endereço atualizado do cônjuge;
- Certidão de casamento atualizada;
Quem tem direito a ser atendido pela Defensoria Pública?
A Defensoria também atua na realização de acordos extrajudiciais. Quem pode ser atendido? Pessoas que não têm condições financeiras para contratar um advogado. Em geral, são atendidas pessoas com renda familiar de até 3 salários mínimos por mês.Quais os casos que a Defensoria Pública atende?
A Defensoria Pública atende as pessoas que precisam de ajuda em casos como: Família e Sucessões: divórcio, pensão, herança, paternidade, etc. Direito à saúde: medicamentos, exames, cirurgias, planos de saúde, etc.Em que casos posso procurar a Defensoria Pública?
EM QUAIS SITUAÇÕES DEVO PROCURAR A DEFENSORIA? - Em qualquer situação envolvendo a justiça; Para resguardar seus direitos de consumidor; Para garantir a pensão alimentícia para seu filho (a);Defensoria pública explica como pedir divórcio
Quais são as causas que a Defensoria Pública resolve?
Em que Situações a Defensoria atua? Veja alguns exemplos
- Separação.
- Divórcio.
- Pensão alimentícia.
- Divórcio.
- Guarda e visita de filhos.
- Investigação de paternidade.
- Inventário.
Pode ir direto na Defensoria Pública?
Em regra, a pessoa que busca atendimento da Defensoria Pública necessita de um AGENDAMENTO PRÉVIO, por meio do DEFI, assistente virtual de atendimento, que você encontra no canto inferior direito da sua tela. Ele está disponível em dias úteis das 8 às 18 horas.Como pegar casos da Defensoria Pública?
O agendamento é feito pelo assistente virtual DEFI, disponível das 8h às 18h, em dias úteis. Assista aqui ao vídeo explicativo sobre o agendamento. Se tiver dificuldade com o agendamento online, você também pode agendar ligando gratuitamente para 0800 773 4340.O que a Defensoria Pública pode ajudar?
A Defensoria Pública do Estado oferece atendimento para solucionar diferentes pedidos da área da Família. São os casos de pedidos de divórcio, guarda e regulamentação de visitas de filhos, pensão, reconhecimento de união estável e inventário. Conheça o passo a passo para conseguir o serviço.Quanto tempo demora um processo na Defensoria Pública?
Quanto tempo demora um processo na Defensoria Pública? A duração de um processo depende do tipo de processo. Um processo de conhecimento nas varas estaduais, por exemplo, leva 2 anos e meio, em média.Como saber se eu tenho direito a Defensoria Pública?
Qualquer cidadão tem direito a esse atendimento, no entanto, para que consiga ter um atendimento jurídico (para iniciar um processo ou para a defesa), é necessário que a pessoa comprove não ter condições financeiras para arcar com os custos de um processo com advogado particular.Qual a renda mínima para Defensoria Pública?
Os critérios são estabelecidos por meio da Resolução do Conselho Superior da Defensorias Pública (CSDP) nº 170, de 01 de março de 2018, e entre eles consta a necessidade da pessoa a ser atendida ter renda mensal individual de até 2,5 salários mínimos ou renda familiar de até quatro salários mínimos.O que fazer quando a Defensoria nega atendimento?
Todos os cidadãos e usuários e usuárias dos serviços da Defensoria Pública podem apresentar diretamente na Ouvidoria-Geral manifestações (elogios, reclamações ou sugestões) com relação aos serviços da Defensoria.Como falar com um defensor público pelo WhatsApp?
Como acessarPara acessar o DPU Cidadão no WhatsApp, é necessário apenas salvar o telefone [55] 61 3318 7617 em seu celular e iniciar uma conversa. O assistente virtual oferece opções como condições para ajuda, documentação e endereços.