Infecção pós-operatória, com necessidade de tratamento; Trauma provocado pelos afastadores nos lábios, causando feridas e rachaduras nos lábios e nos cantos da boca (comissuras); Trismo (abertura da boca reduzida) por alguns dias; Fratura maxilo-mandibular (quebra do osso da mandíbula ou da maxila);
Em geral as cirurgias na área bucomaxilofacial apresentam baixo risco de complicações, mas a mais comum é a formação de edema pós-operatório, devido ao fato de que a face é uma área bastante vascularizada – o que favorece o aparecimento de inchaços.
Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia no maxilar?
A recuperação do paciente que passa pela cirurgia no maxilar é de geralmente seis semanas, com pausa em exercícios físicos intensos e pelo menos 7 dias de repouso. Já a cicatrização completa da mandíbula costuma levar cerca de três meses, mas nesse período o paciente já pode voltar a sua rotina.
Estamos falando de problemas como hemorragia, que na maioria dos casos se manifesta como epistaxe, e infecções, as quais podem ser tratadas por meio de antibióticos. Pode ser também que o paciente sinta dor moderada no pós-operatório, náuseas e vômitos, devido à anestesia geral.
A cirurgia maxilar ou ortognática se trata de um procedimento corretivo feito por um bucomaxilo para alinhar os ossos da arcada dentária. Também atua na correção de deformidades esqueléticas relacionadas. Para isso, utiliza de placas, guias cirúrgicos, parafusos e fios.
O valor da cirurgia ortognática pode variar de clínica para clínica de região e até mesmo de profissional , no entanto o preço está entre R$ 20 mil a R$ 30 mil.
Quantos dias para voltar a mastigar depois da cirurgia ortognática?
Apenas devendo a voltar a mastigar alimentos duros com 60 dias. Nas primeiras 48h além de pastosa, a alimentação deve ser fria ou gelada. Para ter a certeza de uma boa ingestão alimentar, os pacientes devem ser orientados a fazer 06 refeições diárias.
Quando realizamos qualquer procedimento na ATM, existe um risco de lesionar o nervo facial, responsável por essa sua "paralisia". Não é habitual, mas acontece. Toda cirurgia, tem seus riscos. Além do que, temos o edema pós operatório, que também pode estar agravando sua situação clínica.
A alimentação deve ser exclusivamente líquida ou pastosa por pelo menos 15 dias depois do procedimento. Estão liberados alimentos como sucos, vitaminas, sopas e caldos.
O que não pode fazer depois da cirurgia ortognática?
Evite fazer esforço em casa ou atividades físicas nas primeiras semanas; Utilize compressas frias para diminuir o edema (inchaço) no rosto; Evite assoar o nariz para evitar a formação de enfisema na face, limpe apenas as extremidades das narinas com gás ou cotonete umedecido em soro fisiológico a 0,9%.
O que não pode fazer depois de uma cirurgia dentária?
3 – Não ficar exposto ao sol, evite atividades físicas e evite banhos muito quentes nos 5 primeiros dias. 4 – Não deixar de se alimentar, mas evite alimentos que possam ferir a área operada. Evite alimentos quentes nos primeiros dois dias após a cirurgia.
O tempo necessário para o osso do maxilar se remodelar após a extração de um dente pode variar, mas em geral leva de 3 a 6 meses. Durante esse período, ocorre a formação de novo tecido ósseo para preencher o espaço vazio deixado pela extração.
Durma preferencialmente de barriga para cima durante as 3 primeiras semanas. Dormir de lado também é permitido caso não tenha sido feito nenhum enxerto nos zigomas. Caso tenha feito enxerto nos zigomas ( ossos da maça do rosto), durma de barriga para cima durante as 3 primeiras semanas.
Quanto tempo dura uma cirurgia ortognática? Isto varia de acordo com as técnicas empregadas e da experiência do cirurgião. De uma forma geral nossa equipe leva de 1 hora a 1 hora e 30 minutos em casos monomaxilares e cerca de 2 horas e meia a 3 horas em casos de cirurgias combinadas.
2) COMPLICAÇÕES/RISCOS: alteração da mordida (temporária ou permanente); dificuldade de mastigação após a cirurgia; dificuldade de abertura e/ou movimentação bucal; mal estar após a cirurgia (dor, inchaço, febre, náuseas e vômitos); sangramentos com ou sem necessidade de transfusão; infecção ou abscesso que podem ...
Como é feita a cirurgia no buco maxilo facial? A maior parte do tempo, a cirurgia é feita no interior da boca. É muito incomum realizar a cirurgia com um corte no rosto. O intuito é “soltar” o maxilar superior, o inferior (mandíbula), o queixo, ou até mesmo os três ao mesmo tempo.
Quantos quilogramas (kg) vou perder durante a fase de tratamento? A maioria dos pacientes perde de 2 a 5 quilogramas nas primeiras semanas. Isto é consequência de uma série de fatores e não afeta, de maneira alguma, o processo de cicatrização óssea e reparação tecidual.
Tendo em vista que pela sua breve descrição deve ter sido "aberta" (corte na pele ou mucosa) com colocação de placas e parafusos (osteossíntese), ficaria por volta de 6 a 8 semanas. Se você fosse criança seria 30-45 dias. E pessoas acima dos 60 anos, em geral, levam 90 dias (3 meses).
A cirurgia é indicada para pacientes que sofrem com a desarmonia facial e com alterações de crescimento ósseo dos maxilares, que causam deformidade na face e alterações na mordida. Dessa maneira, a cirurgia ortognática pode prevenir problemas futuros, como: Retração da gengiva. Desgaste na articulação temporomandibular.