O verdadeiro maçom deve ser reconhecido por quem saiba, pelos seus sinais, toques e palavras. Acima de tudo o verdadeiro maçom deve ser reconhecido por todos, pelas suas atitudes, sendo um cidadão honesto, bem educado, dedicado à família, à sociedade e sempre pronto a ser útil aos que o cercam.
Esquadro e compasso associados à letra G: um famoso símbolo da maçonaria. Entre os seus símbolos, o esquadro e o compasso são um dos mais famosos. Eles remontam às técnicas utilizadas pelos pedreiros na Idade Média. O compasso simboliza a busca pela perfeição do homem.
Ser Maçom é preservar-se cidadão honesto e digno, submisso às leis do País, amigo de sua Família, bom pai e bom esposo, pessoa de paz, de harmonia e concórdia no seio da sociedade e, principalmente, no seio da Maçonaria.
Segundo a Grande Oriente Brasil, a maçonaria preza pela liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, "sejam eles instituições, raças, nações". Os maçons também buscam a "igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou nacionalidade".
Vale a pena lembrar que, a retidão, a honestidade, a lealdade, o respeito, a tolerância e a justiça são imprescindíveis ao Maçom, uma vez que é visto como paradigma da sociedade, significando que ele é possuidor de bons costumes e reputação ilibada.
A Maçonaria tem como missão fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos.
Os signos zodiacais relacionados com o Grau de Aprendiz Maçom são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem; relacionado com o Grau de Companheiro esta o signo de Libra; e os inerentes ao Grau de Mestre Maçom são os signos de Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.
O Olho que Tudo Vê também aparece como parte da iconografia da Maçonaria. O Olho que Tudo Vê é então um lembrete para os Maçons de que sempre são observados pelo Grande Arquiteto do Universo, ou GADU.
Com uma origem puramente Latina e Corporativa no mundo profano, os Franco Maçons usavam os ∴ na assinatura como sinal de reconhecimento. Foram muitas vezes apelidados de Irmãos 3 pontos.
O bode tem uma longa história de associação com o divino, sendo usado em oferendas sacrificiais na antiguidade. Na maçonaria, o bode adquire uma representação complexa, funcionando como um símbolo de resistência, perseverança e sacrifício.
Para se tornar um maçom, uma pessoa deve ser recomendada por dois membros atuais da loja e votada por unanimidade pelos membros de uma loja. Outros grupos maçônicos têm requisitos diferentes para serem membros, incluindo lojas mistas e femininas.
Já o uso de terno preto e camisa branca, por exemplo, é uma particularidade da Maçonaria Latina e padroniza a forma como os Maçons se vestem. Assim como também é possível a utilização de balandrau, um estilo de roupa cujo objetivo também é a padronização.
1 - Mão por cima: você quer passar poder, demonstrando que você está no controle. 2 - Mão por baixo: você está demonstrando que quer servir a outra pessoa. 3 - Mãos retas: demonstra igualdade.
Esquadro e compasso: O esquadro e o compasso maçônicos são provavelmente os símbolo mais comum na Maçonaria, usado para representar maçons e lojas maçônicas em todo o mundo.
O Livro da Lei, o Esquadro e Compasso e o uso do Avental são essenciais, não podendo funcionar a loja sem a presença destes. O Livro da lei, o Esquadro e o Compasso formam a tríade denominada As Três Grandes Luzes.
O Maçom deve ter e manter elevada Moral, tanto na vida privada como na social, impondo-se pelo respeito, procedimento impecável e realizando sempre o Bem. É pelo valor moral que podemos cumprir sempre nossos deveres como elementos da Sociedade Humana e, particularmente, como membros da Sociedade Maçônica.
Com dedicação, o maçom pode evoluir continuamente, assimilando os ensinamentos e os transformando em prática. Estes conteúdos só são acessados por quem efetivamente é admitido pela Maçonaria Regular. Ao ser admitido na Maçonaria, você terá o benefício de atuar socialmente, inclusive por meio de filantropias.
Na verdade, a Esposa de Maçom presta uma valiosa colaboração no aperfeiçoamento dessa Instituição, porque, enquanto seus Maridos se dedicam aos trabalhos ritualísticos da Loja, as Esposas constituem como guardiãs e vigilantes do lar e dos filhos.
1. Deveres para consigo mesmo: administrar a vida com base em princípios morais e racionais, buscando o auto aperfeiçoamento. 2. Deveres para com a família: reconhecendo a família como a base da sociedade, dedicando amor e carinho à sua preservação.
Para a Maçonaria, a virtude é a disposição habitual para o bem e para o que é justo e, por isso, nela se vê a prova da perfeição e o protótipo ideal do Maçom, reunindo toda a moral em quatro virtudes: temperança, fortaleza, prudência e justiça.
A Maçonaria protege os seus até depois da morte. É com esse pensamento que todo maçom faz questão de ter um enterro com as chamadas pompas fúnebres maçônicas. Os irmãos se reúnem em loja pela última vez com a presença (corpo presente) daquele que partiu para o Oriente Eterno e tentam trazê-lo de volta para a vida.