Quais órgãos a dengue ataca?
Além disso, a profissional alerta sobre a diminuição das plaquetas, uma vez que o vírus atinge a medula óssea. São as quedas muito expressivas das plaquetas que ocasionam o sangramento, sinal de alarme que deve ser tratado com ajuda médica. “O vírus também pode provocar danos no fígado, baço e rins.Como fica o fígado com dengue?
A lesão hepática na dengue é causada por três mecanismos básicos: ação direta do vírus contra os hepatócitos, lesão pelo sistema imunológico hiperativado com aumento de radicais livres e falta de oxigênio no fígado causado pelo extravasamento de líquidos do plasma e queda da pressão.Quais as sequelas que a dengue pode causar?
Pode levar à paralisia e causar danos permanentes. Em sua forma grave, a dengue também pode provocar alterações sérias no coração, que se manifestam, por exemplo, com quadros de insuficiência cardíaca e miocardite - inflamação no músculo cardíaco.Onde a dengue mais ataca?
Os maiores índices de infestação pelo A. aegypti são registrados em bairros com alta densidade populacional e baixa cobertura vegetal, onde o mosquito encontra alvos para alimentação mais facilmente. Outro fator importante é a falta de infraestrutura de algumas localidades.A dengue
Como o corpo elimina o vírus da dengue?
Até essa descoberta, os cientistas sabiam que o sistema imunológico conseguia se livrar do vírus, mas nunca tinham entendido o processo em detalhes. O que a MBL faz é identificar moléculas de açúcar presentes ao redor do vírus. Uma vez que o corpo estranho é detectado, os anticorpos reagem e matam os vírus.Como fica o corpo depois da dengue?
Problemas neurológicosQuando o vírus da dengue acomete o sistema nervoso central surgem sintomas como sonolência, tontura, irritabilidade, confusão mental, convulsões, amnésia, psicose, falta de coordenação motora, perda de força em partes do corpo como braços ou pernas, delírio ou paralisias.
Quanto tempo demora para o corpo voltar ao normal depois da dengue?
O ciclo da dengue no corpo do paciente dura entre 5 e 14 dias. Passado esse período, nem sempre as coisas voltam ao normal. Algumas pessoas ficam mais cansadas, sem disposição e, até mesmo, tristes – esses sintomas são característicos de um quadro que pode ser chamado de pós-dengue.O que a dengue faz no pulmão?
A especialista explica que, em casos mais graves da dengue, principalmente na dengue hemorrágica, ocorre o extravasamento do plasma na corrente sanguínea, causando um choque. “Esse líquido pode acometer o pulmão e, em casos mais sérios, gerar comprometimento cardíaco, insuficiência cardíaca ou até miocardite”, explica.Qual é a fase mais perigosa da dengue?
Inicialmente, o quadro clínico é exatamente igual, não sendo possível distinguir quem evoluirá de forma favorável ou desfavorável. As complicações da dengue hemorrágica costumam surgir entre o 3º e 7º dia de doença, geralmente no mesmo momento que a febre costuma melhorar.O que a dengue causa no rim?
“A Insuficiência Renal Aguda (IRA) é uma complicação que pode ocorrer nos quadros mais graves da doença, como a dengue hemorrágica e a síndrome de choque associada à dengue. O surgimento da condição está associado a hipotensão, sepse, disfunção de múltiplos órgãos e uso de medicamentos durante o acometimento da dengue.O que a dengue causa no coração?
Além dos riscos da dengue hemorrágica para pacientes cardíacos, os cardiologistas deverão discutir os perigos da doença para o coração. Segundo Sobral, já foram observados casos “isolados” de miocardite (inflamação do miocárdio) e arritmia cardíaca desenvolvidos em decorrência da dengue.Quais os sinais que o fígado não está bem?
Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.Como saber se o fígado foi atingido pela dengue?
Quadro ClínicoOs pacientes podem apresentar um espectro de manifestações hepáticas na dengue, que incluem: Hepatomegalia (aumento do tamanho do fígado) com ou sem dor no hipocôndrio direito. Elevação das aminotransferases (enzimas hepáticas), frequentemente com AST superior à ALT.
Qual é o último sintoma da dengue?
Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome. Vômitos persistentes. Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico). Sangramento de mucosa ou outra hemorragia.O que tomar para o fígado depois da dengue?
Tratamento. De acordo com a hepatologista, não há tratamento específico. A medicação é apenas sintomática, com analgésicos e antitérmicos. Devem ser evitados os anti-inflamatórios não-hormonais, já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas e acidose.O que a dengue deixa sequelas?
A gente só considera uma dengue como hemorrágica se o paciente tiver algum tipo de sangramento, seja ocular, no nariz, na boca, na urina, nas fezes, às vezes até na cabeça, um AVC”, salienta a médica. Em relação às sequelas da dengue grave, órgãos como coração, rins, fígado e cérebro podem ser afetados.O que leva à morte de dengue?
A principal causa de morte por dengue é o chamado "choque", que se refere ao estado de choque circulatório. Nele, há uma queda acentuada da pressão arterial seguida de insuficiência circulatória grave. O quadro acontece quando líquidos escapam dos vasos sanguíneos e vão parar nos tecidos ao redor.Quais são as sequelas deixadas pela dengue?
Principais sequelas da Dengue
- Desidratação intensa;
- Hepatites acompanhadas de lesões no fígado;
- Mau funcionamento do fígado;
- Insuficiência renal;
- Agravamento de problemas cardíacos;
- Agravamento de distúrbios neurológicos, como encefalopatia, encefalite e meningite;