Quanto ao aumento da toxicidade, as pessoas expostas ao mofo por um longo período podem começar a sentir sintomas como dores de cabeça e enxaquecas persistentes, aumento da exaustão e cãibras musculares. A pessoa exposta em casos mais graves também pode sofrer de sensibilidade à luz, ganho de peso e queda de cabelo.
Ao inalar o mofo, geralmente os pelos na mucosa do nariz servem como barreira, mas caso alguma partícula de fungo consiga chegar até o pulmão e região da garganta, doenças respiratórias podem surgir, como a pneumonia fúngica e a sinusite fúngica.
Conforme especialistas, o mofo é capaz de causar tosse, mal-estar, espirros, entupimento nasal, cansaço, coriza e dificuldade para respirar. Ainda pode desencadear alergias, micose broncopulmonar alérgica, infecções, crises de asma, rinite, sinusite e bronquite e em casos mais graves a pneumonite de hipersensibilidade.
O mofo preto pode estar ligado a diversos problemas de saúde, sendo muito mais perigoso do que o mofo tradicional. Além de alergias no nariz e nos olhos, que são comuns de outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão associadas a crises de asma letais, causadas por infecção no pulmão.
O bolor é um grupo de fungos filamentosos muito comum no ambiente doméstico, especialmente em ambientes úmidos e com pouca ventilação. De acordo com o CDC, os tipos mais presentes em ambientes internos são Cladosporium, Penicillium e Aspergillus.
Coloque uma boa quantidade de vinagre branco puro em um borrifador. Depois, borrife-o sobre a superfície mofada e deixe por uma hora. Limpe a área com água e deixe secar. Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo.
O psicólogo descreve esse fenômeno como um transtorno caracterizado pelo pavor (sufixo phobos) de um indivíduo em estar próximo a homossexuais (prefixo homo) e que pode surgir dentre pessoas LGB (lésbicas, gays e bissexuais, respectivamente) através de um sentimento de auto-aversão.
Além de desencadear os sintomas de quem sofre de problemas respiratórios, como asma, rinite ou sinusite, o cheiro de mofo também pode causar reações alérgicas oftalmológicas e pulmonares.
Se você acidentalmente consumiu um alimento com mofo, o melhor a fazer é beber muita água. O líquido ajuda a diluir as toxinas que que possam estar presentes no seu sistema digestivo. Em alguns casos, uma pequena quantidade de mofo não causará danos significativos à saúde.
Produtos caseiros como vinagre, álcool e bicarbonato são ótimos antibactericidas para tirar o cheiro de mofo e acabar com os fungos. Então, um pano umedecido é a melhor solução para manter esses inquilinos longe.
De todos os tipos de fungos que podem surgir como resultado de problemas de humidade em casa, um dos mais prejudiciais à saúde humana é conhecido como mofo preto ou mofo preto tóxico. O fungo stachybotrys chartarum (nome científico) destaca-se como o microrganismo mais perigoso.
Acúmulo de água condensada nas paredes por baixa exposição ao sol; Presença de materiais orgânicos (tecidos e papel) no local de risco. Então como tirar umidade do quarto e resolver o problema do mofo dentro do quarto? Vamos explicar cada uma delas abaixo.
Vinagre branco: O vinagre branco é um excelente desodorizador natural e pode ser usado para eliminar o cheiro de mofo do quarto. Para isso, basta misturar partes iguais de água e vinagre em um borrifador e aplicar nas áreas afetadas. Deixe agir por alguns minutos e depois limpe com um pano seco.
Quais são os sintomas da alergia a mofo? Os sintomas da alergia ao mofo são muito semelhantes aos sintomas de qualquer outra alergia, como: espirros, coceira, rinorreia, congestão e erupção na pele. Esporos de fungos entram em seu nariz e causam sintomas nasais, também chamados de febre do feno.
Qual é a diferença entre bolor e mofo? É comum associarmos o bolor ao mofo, já que ambos são tipos de fungos. Porém, o bolor é apenas o estágio inicial do mofo. Seu desenvolvimento acontece em ambientes com pouca luz e umidade alta, e pode afetar tanto a saúde, quanto os bens materiais.
O mofo é o grande vilão de quem tem problemas respiratórios, agravando casos de alergias e provocando outras doenças. Como passamos um bom tempo no quarto, o contato com o fungo é maior e pode intensificar os danos à saúde.
A proporção é de uma xícara de água sanitária ou vinagre para dois litros de água. Primeiro, deve-se borrifar o conteúdo sobre o mofo, para depois aplicar detergente, sabão neutro ou desengordurante e remover com uma esponja (e não escovas, que podem espalhar os esporos pelo ar).
Qual exame detecta fungo no pulmão? Pela análise de uma amostra da secreção retirada do nariz, da boca, ou por meio da biópsia de tecido retirado do pulmão.
Para o Feng Shui, o mofo pode ser um sinal de que a energia do guá em que ele aparece não vai bem. A casa pode mostrar, por meio dessa manifestação física, que o relacionamento, o sucesso, o trabalho, a saúde, a criatividade, a família, os amigos e/ou a espiritualidade precisam de atenção.