Quanto à finalidade, a exploração pode ser básica ou aplicada. Já a básica, pode ser pura ou estratégica. Tipos de Pesquisa - Pesquisa Básica ou Pesquisa Aplicada?
A pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novo conhecimento e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento preexistente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve.
Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. O objetivo de uma pesquisa tem a intenção de esclarecer aquilo que o pesquisador pretende desenvolver, desde os caminhos teóricos até os resultados a serem alcançados.
Quais seriam as finalidades de um projeto de pesquisa?
As finalidades do projeto de pesquisa, na perspectiva proposta por DESLANDES (1996), são as seguintes: a) Mapear o caminho a ser seguido durante a investigação; Page 2 b) Orientar o pesquisador durante o percurso de investigação; c) Comunicar os propósitos da pesquisa para a comunidade científica.
As finalidades da pesquisa científica podem ser classificadas em dois grupos: o primeiro tem por objetivo a satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, a ciência pura; o segundo tem por objetivo as aplicações práticas, que se concretizam através das chamadas ciências aplicadas.
A pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade. Ou seja, os resultados de um estudo, publicados em artigos ou apresentados em congressos, têm o mesmo objetivo: melhorar algum processo.
A pesquisa científica é realizada para investigar questões e fazer novas descobertas que sejam úteis para a sociedade, sempre se baseando em métodos científicos. Fique sabendo que ela ocupa um espaço importante na vida acadêmica de estudantes de pós-graduação, professores universitários e cientistas de diversas áreas.
A pesquisa qualitativa e quantitativa são duas abordagens diferentes para a coleta de dados usados para testar hipóteses. A pesquisa quantitativa é um método numérico de coleta de dados, enquanto a pesquisa qualitativa é uma abordagem não numérica para a coleta de dados.
Em se tratando dos tipos de pesquisa segundo os procedimentos, esta pode ser classificada em Experimental, Bibliográfica, Documental, De Campo, Ex-Post-Facto, De Levantamento, Com Survey, Estudo De Caso, Participante, Pesquisa Ação, Etnográfica e Etnometodológica, entre outras (WILL, 2012).
Quanto aos fins As pesquisas podem ser classificadas como?
Com relação às pesquisas, é bastante usual a classificação com base em seus objetivos gerais. Assim, é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos: - exploratórias; - descritivas; e/ou, - explicativas.
As pesquisas científicas sempre podem ser qualitativas ou quantitativas, ou ainda, agregar as duas classificações. A escolha vai depender da área, do objeto e dos objetivos da pesquisa.
Uma pesquisa, seja ela científica ou acadêmica, tem por finalidade descobrir novos conhecimentos a respeito de temas variados. Geralmente, seu ponto de partida é a solução de algum problema ou a busca pela resposta de uma pergunta.
Serve de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os resultados do teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar, transmitir algumas observações originais. Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.
Quais são os 4 tipos de pesquisa científica? – Procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos; – Pesquisa estruturada; – Podem ser definidas hipóteses a serem testadas; – Usa métodos estatísticos; – Quantifica os dados; – Generaliza-se os resultados da amostra para a população-alvo.
O método científico, então, funciona como uma espécie de manual que determina como as perguntas devem ser feitas durante a pesquisa. Mais do isso, orienta o pesquisador e o conduz de forma lógica a descobertas e interpretações científicas.
Na seção anterior, você aprendeu que uma pesquisa científica pode ser classificada quanto à natureza (básica ou aplicada), aos objetivos (exploratória, descritiva e explicativo) e ao método ou abordagem (qualitativa, quantitativa ou mista).
Pesquisa científica é o processo sistemático, isto é, que segue um passo a passo metodológico bem definido, para construir o conhecimento humano, a partir do qual é possível ampliar, detalhar e até refutar dados e outras informações verificáveis.
Grande parte das pesquisas pode ser dividida em três categorias: exploratória, descritiva e causal. Cada uma delas tem uma finalidade específica e só podem ser usadas de determinadas maneiras.
A pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novo conhecimento e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento preexistente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve.