Tomás de Aquino acreditava em dois tipos de revelação individual de Deus: revelação geral e revelação especial. Na revelação geral, Deus se revela através de sua criação. Através da criação, algumas verdades divinas podem ser apreendidas através do estudo empírico da natureza, física, cosmologia etc.
A Bíblia nos ensina que a revelação de Deus pode ser percebida de diversas maneiras, seja por meio da Natureza (leia Salmo 19.1 a 4), através de sonhos e visões, dentre outras formas. No entanto, a revelação suprema de Deus foi através de Cristo.
1-DONS DE REVELAÇÃO (REVELAM ALGO OCULTO OU DESCONHECIDO SOBRENATURALMENTE). São três - Palavra de sabedoria, Palavra de conhecimento ou da ciência e Discernimento de espíritos.
Deus revela-Se “em seu próprio tempo e a seu próprio modo e de acordo com sua própria vontade” (ver D&C 88:63–68). A revelação provavelmente nos virá linha sobre linha, preceito sobre preceito, um pouco aqui e um pouco ali. Devemos ser pacientes e confiar no Senhor.
Introduz o conceito de revelação especial e apresenta os modos da revelação especial: na forma da presença divina, da vontade divina e do cuidado divino.
Chama-se Revelação Espírita o conjunto teórico de informações de caráter científico e ensinamentos de caráter filosófico e moral provindos da interação entre os Espíritos desencarnados e a Humanidade, da qual resultou o Espiritismo, ou Doutrina Espírita.
A Revelação divina acontece desde a criação do mundo, quando Deus deu-se a conhecer em toda obra criada, embora isso só tenha sido compreendido tardiamente. É por seu amor que Deus manifesta-se em tudo que cria.
A primeira revelação da Lei de Deus teve em Moisés a sua personificação e sua principal característica foi da Justiça. “Moisés, como profeta, revelou aos homens a existência de um Deus único, soberano Senhor e Criador de todas as coisas; promulgou a lei do Sinai e lançou as bases da verdadeira fé.
A Revelação é a aproximação de Deus em relação ao Homem. Ela se dá em momentos históricos e na própria História. Assim, pode ser compreendida quando se olha para a História. Esta se torna “Economia”, História da Salvação e vai progredindo conforme o Homem pode aproximar-se mais de sua Fonte.
A revelação natural é o sermão universal de Deus. Outro exemplo interessante é o labor do biólogo, que lidando com a complexidade do organismo, também fica exposto ao conhecimento de Deus, porque em toda vasta criação encontramos as digitais do Criador, tanto na macro criação quanto na micro criação.
Apresenta os vários tipos de revelação de Deus: revelação geral (na natureza, na consciência, na história) e revelação especial (pelos profetas, milagres, nas Escrituras e em Cristo).
Uma visão é algo percebido num sonho, transe ou êxtase religioso. Muitas vezes, é uma aparição sobrenatural que transmite uma revelação divina. Visões são geralmente mais claras que sonhos, mas possuem menos conotações psicológicas. Sabe-se que muitas tradições espirituais relatam a existência de visões.
O dom da revelação é a habilidade sobrenatural que uma pessoa tem de prever acontecimentos futuros ou aqueles que ocorreram longe da presença dela e, por isso, ela não teria como saber se não fosse o dom da revelação. Essa revelação pode ocorrer por meio de uma visão, sentimento, voz etc.
A Revelação, cremos encontrar-se em duas grandes fontes: escrita (Sagrada Escritura) e não escrita (Sagrada Tradição). Ambas, a Tradição e a Escritura, podem ser chamadas de Palavra de Deus Revelada e são chamadas de fontes remotas da Revelação.
O processo de revelação de fotos tem como objetivo transformar a imagem do filme fotográfico em uma foto (imagem visível). Os filmes possuem sais de prata (cloreto de prata, AgCl, brometo de prata, AgBr, …). Tais compostos, quando expostos à luz, sofrem redução (ganho de elétrons e diminuição no NOX) e escurecem.
Deus comunica-se diretamente com as pessoas “muitas vezes e de várias maneiras” (Hebreus 1:1). Por exemplo, o Antigo Testamento mostra Deus falando através de uma sarça em chamas (Êxodo 3), uma densa nuvem (Êxodo 19:9) e no murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19:12).
A adivinhação faz afirmações vagas e genéricas e não esclarece os fatos. A profecia bíblica é a história escrita antes que aconteça. Ela parte do próprio Deus Todo-Poderoso, que tem uma visão panorâmica das eras e as estabeleceu em Seu plano divino.