Desenvolver um MVP, geralmente, tem dois objetivos: Testar a viabilidade de uma ideia. Reduzir os recursos investidos para o lançamento de uma solução.
Um MVP é uma versão de um produto ou serviço de um negócio que permite que ele teste todos os seus diferenciais, canais de distribuição, percepção do público e, inclusive, se existe uma clientela e demanda para ele. Ou seja, é um processo muito estratégico que merece a devida atenção.
MVP é a sigla da expressão “minimum viable product” que, em tradução para o português, significa “produto mínimo viável”. Ele nada mais é do que a versão mais simples de um produto e, desse modo, apresenta suas funcionalidades mais básicas.
O objetivo do MVP é pular várias das etapas do processo tradicional de desenvolvimento e testar logo a ideia com o menor investimento possível. Assim, se os clientes gostarem, ótimo. O projeto é levado adiante e segue o desenvolvimento da versão final.
Em negócios, MVP é a sigla em inglês para Minimum Viable Product – ou Produto Mínimo Viável. Significa construir a versão mais simples e enxuta de um produto, empregando o mínimo possível de recursos para entregar a principal proposta de valor da ideia. Assim, é possível validar o produto antes de seu lançamento.
MVP é a sigla para “Minimum Viable Product” (“Produto Mínimo Viável”, em português). O termo se refere a uma versão simplificada de um produto que permite aos empreendedores testarem suas ideias com um mínimo de esforço e recursos.
Norma Jurídica de iniciativa exclusiva do Presidente da República, com força de lei ordinária, adotada em caso de urgência e relevância, com produção de efeitos desde sua edição. A conversão em lei depende de apreciação pelo Congresso Nacional.
O Produto Mínimo Viável – ou Minimum Viable Product (MVP) – é a versão simplificada de um produto final de uma startup. O empreendedor vai oferecer o mínimo de funcionalidades com o objetivo de testar o produto ou serviço no mercado.
Ao lançar uma versão simplificada, é possível obter feedback valioso dos usuários, avaliar a aceitação do produto e identificar áreas de melhoria, antes de investir recursos significativos. Além disso, o MVP reduz os riscos associados ao desenvolvimento, uma vez que minimiza o investimento inicial.
O MVP deve ser utilizado quando você tem uma ideia de negócio, mas ainda não consegue estabelecer se tem um espaço efetivo no mercado para ela. Esse método é especialmente útil para startups e empresas iniciantes, que geralmente têm recursos limitados.
O objetivo com o MVP é apenas medir se os primeiros usuários enxergam valor na proposta essencial, se pagariam por ela e quais pontos de melhoria enxergam. Com um MVP, os empreendedores passam pelo que Ries chama de “aprendizagem validada”.
O MVD é o menor volume de dados necessários para tomar uma decisão eficaz. Menos dados podem ser muito mais úteis, pois o problema hoje é que temos poucas pessoas capazes de transformar dados em informações e isso é crucial para qualquer empresa.
Qual a melhor definição para MVP ou Mínimo Produto Viável?
O MVP contém apenas os recursos e funções fundamentais do produto, exprimindo a essência da sua proposta de valor. O mínimo produto viável é uma versão simples colocada para testes com uma amostra do público-alvo. A intenção é validar a ideia antes de lançar o produto final.
O sistema é simples. Os jornalistas numeram suas escolhas de 1 a 5, sendo 1 o melhor jogador, que recebe dez pontos. O jogador 2 ganha sete pontos, o 3 ganha cinco, o 4 leva três pontos e o 5 fica com um pontinho só. No fim, a pontuação de cada jogador é somada e aquele com mais pontos é eleito o MVP NBA da temporada.
Vale destacar que, para ser considerado para o prêmio MVP, é necessário receber uma indicação de um funcionário da Microsoft ou de um MVP. Atualmente, existem mais de 140 MVPs no Brasil e mais de 3000 em todo o mundo, e você pode conferir a lista completa aqui.
Este conceito foi popularizado por Eric Ries, consultor e escritor sobre startups, no livro The Lean Startup. Hoje o MVP é usado por empreendedores em todo o mundo para ajudar no processo de validação de ideias de negócios e produtos.