Quais os três pilares de crescimento das Havaianas?
O executivo conta que a companhia já dedicou uma equipe exclusivamente à estratégia de Havaianas e que os primeiros resultados devem ser entregues já no segundo trimestre. Serão três pilares de trabalho: internacional, aceleração de vendas on-line e expansão do portfólio.
Para cumprir tal missão, a empresa sustenta-se em valores como ética, inovação, satisfação dos consumidores, respeito às pessoas e comprometimento. Foi com esse background que representantes da Havaianas conheceram o IPÊ, após terem sido convidados por seus fundadores.
Quais foram as questões importantes que a Havaianas considerou para seu processo de internacionalização?
O plano da expansão internacional da Havaianas incluía principalmente três questões: redefinir a estratégia da marca em direção a um consumidor de maior poder aquisitivo, trabalhar estratégias de globalização e customização, e investir fortemente no produto e na comunicação. Todo esse investimento logo deu resultados.
É nossa missão olhar com cuidado redobrado para cada um dos nossos produtos, do começo ao fim: como eles são feitos, o que podemos transformar através do seu uso e o que podemos agregar de valor quando seu ciclo de vida se encerra.
Os elementos-chave da estratégia da Havaianas eram um foco constante na inovação de produtos; uma estratégia global consistente de marketing e comunicação; e respostas rápidas e flexíveis aos gostos dos consumidores.
A estratégia de marketing de influência em Havaianas foi e é constantemente aperfeiçoada, com o objetivo de aumentar cada vez mais a conexão com seus consumidores, para expandir uso de diferentes produtos, para dar visibilidade de seus constantes lançamentos, nos mais diferentes territórios de atuação.
O principal diferencial competitivo, segundo eles, é se posicionar na mente do cliente. Até há alguns anos a marca estava posicionada na mente do consumidor como um produto barato, prático e confortável, ou seja era um produto popular.
Assim, a alteração do posicionamento de uma marca (reposicionamento) exige mudanças substanciais nos 4P´s do marketing – produto, preço, praça e promoção – e altera a colocação da marca tanto na mente dos consumidores quanto no mercado em que se insere, permitindo ganho considerável em seu patrimônio de marca.
Qual o posicionamento da marca Havaianas no mercado?
A marca Havaianas é a 23a. na posição do ranking de marcas brasileiras mais valiosas na Interbrand, ao qual é avaliada em R$ 437 milhões. Na década de 80 o slogan para suas campanhas era "as legítimas" , atualmente foi mudado para "todo mundo usa", que está alinhado ao plano de expansão mundial da marca.
O primeiro passo foi criar outros modelos do chinelo, possibilitando uma segmentação do produto. A distribuição também passou a ser focada em nichos de mercado: cada ponto de venda recebia um modelo diferente, de acordo com seu público-alvo.
Qual o marketing que a Havaianas fez para mudar seu Público-alvo?
E foi assim que, no início dos anos noventa, Havaianas começou a atuar com marketing de influência. Claro que, naquela época, este termo ainda nem era utilizado. Mas foi com essa estratégia que o desejo por Havaianas aumentou, a marca caiu nas graças da imprensa e os planos começaram a surtir efeito positivo.
A exportação das sandálias se iniciou em 1994 para alguns países da América do Sul. A marca Havaianas passou a ser conhecida com o modelo de sandália, contendo a bandeira do Brasil na tira, lançada para a Copa do Mundo de Futebol de 1998 na França.
O principal diferencial competitivo, segundo eles, é se posicionar na mente do cliente. Até há alguns anos a marca estava posicionada na mente do consumidor como um produto barato, prático e confortável, ou seja era um produto popular.
Como se explica o sucesso das sandálias Havaianas?
No seu centro estava um produto simples, mas inovador, genuinamente significativo para os consumidores. A empresa manteve um claro foco no produto e teve o cuidado de permanecer flexível. Além disso, Havaianas concentrou-se no maior número possível de mercados, dificultando a entrada de concorrentes.
Como as Havaianas conseguiram superar as crises e a concorrência?
A chave do reposicionamento: alcançar todos os públicos. Um dos pontos mais significativos da virada da Havaianas foi entender que ambos os públicos — tanto classes C quanto média/alta — eram importantes em número de vendas, afinal o produto conseguia atender as demandas de todos.
Através do Design Thinking, a Havaianas consegue envolver os clientes em todo o processo de desenvolvimento de novos produtos. Eles são convidados a compartilhar ideias, sugestões e feedback, o que ajuda a empresa a criar produtos que atendam às expectativas do mercado.
Como já ocorre há muitos anos, os VT's são coroados com o slogan, “Havaia- nas: Todo mundo usa”. 1 Público de Havaianas está aqui representando o público consumidor ou prospectado das sandálias Havaianas.
Alpargatas (ALPA3) é uma empresa brasileira do ramo de calçados, fundada em 1907. Seu produto mais conhecido é a marca Havaianas, um ícone da cultura brasileira, mas a empresa também produz outras marcas de calçados, como Osklen, Mizuno e Dupé.
As sandálias Havaianas foram criadas em 1962, inspiradas na tradicional sandália de dedo japonesa Zori, com tiras de tecido e sola de palha de arroz. Em vez das solas de palha, entrou a borracha, mas sem deixar suas raízes: o grão de arroz inspirou a textura da palmilha.
Como a Havaianas conseguiu sair de commodity para um produto de moda?
Em 1994, a empresa tomou a decisão de sair da competição por commodities, cuja gestão se baseia na redução de custos de produção e resolveu conferir um “valor agregado” ao produto. Começou, então, o branding da Havaianas.