Além dos Estados Unidos, aproximadamente 70 países consideram o terceiro domingo de junho como dia de celebrar. Outros países possuem datas fixas por motivos diversos. Este é o caso de Portugal, Itália e Espanha, que celebram o Dia dos Pais em 19 de março, mesmo dia de São José.
No Brasil, ela é comemorada no segundo domingo de agosto, mas já foi comemorada fixamente no dia 16 desse mesmo mês. Nos Estados Unidos e em várias outras nações, a data é comemorada no terceiro domingo de junho; em Portugal e Espanha, em 19 de março; na Rússia, no dia 23 de fevereiro.
Quem implantou a comemoração do Dia dos Pais no Brasil?
O Dia dos Pais será comemorado neste domingo (11), sendo o septuagésimo primeiro ano que a data é festejada no Brasil. Isso acontece desde 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering criou a data para “agitar” o comércio, no início do segundo semestre.
Qual foi o primeiro pais a comemorar o Dia dos pais?
O Dia dos Pais surgiu nos Estados Unidos, em 1909, mas só chegou ao Brasil em 1953. No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto.
Quem trouxe para o Brasil a ideia do Dia dos Pais?
Já no Brasil, a origem é um pouco diferente e ocorreu apenas na década de 1950, como uma comemoração publicitária. O dia dos pais foi idealizado por Sylvio Bhering, publicitário e diretor do jornal O Globo.
Dia dos Pais|Origem, Data e como se comemora em alguns países.
Como é o Dia dos Pais na Argentina?
Argentina, Peru e Reino Unido contam com celebrações no terceiro domingo do mês. Já no Paraguai, comemora-se uma semana antes. A data também é celebrada no Canadá, no dia 17, e na Grécia, no dia 21. Na África do Sul, o Dia dos Pais também é comemorado no segundo domingo de agosto.
DIA DOS PAIS NO CHILE, PERU, ARGENTINA, VENEZUELA, COLÔMBIA, MÉXICO E PARAGUAI. Seguindo o modelo dos Estados Unidos, o Dia dos Pais no Peru, Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Venezuela, é celebrado no terceiro domingo de junho.
Nos Estados Unidos costuma-se comemorar com celebrações semelhantes ao do dia das mães. É comum as famílias de juntarem para um almoço ou jantar de comemoração, o que é visto como uma oportunidade para que os filhos que já saíram de casa, revejam seus pais.
Geralmente as pessoas vão celebrar o Dia dos Pais em Londres com seus familiares em suas casas, jardins ou PUB 's. Vale lembrar que durante o mês de Junho está começando o verão, justamente por isso as pessoas procuram por locais em ambientes abertos ou ao ar livre para celebrarem essa data juntos.
Muitos países católicos romanos, incluindo Espanha, Portugal e Itália, celebram na Festa de São José, uma data religiosa anual que homenageia José de Nazaré, pai de Jesus. O feriado é comemorado em 19 de março e, além das missas nas igrejas, as famílias se reúnem para compartilhar refeições e presentear os pais.
Qual a data sugerida para comemorar o Dia dos Pais no Brasil que acabou não acontecendo?
Atualmente, no Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo do mês de agosto, mas já teve o dia 16 deste mês como data fixa. Alguns países como os Estados Unidos, comemoram no terceiro domingo de junho; na Rússia, no dia 23 de janeiro, Portugal e Espanha, em 19 de Março. Mas, por que comemorar em datas diferentes?
Outras datas comemoradas como ponto facultativo são: Dia dos Pais (8 de maio), Dia da Constituição (17 de julho) e Dia das Forças Armadas (01 de outubro).
O segundo domingo de agosto é a data reservada no Brasil para homenagear os pais. Aqui, o Dia do Papai foi instituído pelo publicitário Sylvio Bhering em 1953, na época diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo, conforme registros do site de memória da empresa de comunicação.
Na Europa, o Dia dos Pais está frequentemente ligado à tradição católica, especialmente em países como Portugal, Espanha e Itália, onde é celebrado em 19 de março, coincidindo com o dia de São José, esposo de Maria e figura paterna de Jesus.
A primeira comemoração aconteceu no aniversário de William, no dia 19 de junho. Após a disseminação da data, o então presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, oficializou, em 1966, o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais, e o presidente Richard Nixon, em 1972, o transformou em feriado nacional.
Em 2024, o Dia dos Pais será celebrado em 11 de agosto, e um fato curioso é que o Brasil é o único país que comemora essa data específica para homenagear os pais. Isso se deve ao fato de que o Brasil demorou a institucionalizar a comemoração do Dia dos Pais.
A primeira celebração de uma data para os pais foi realizada em 5 de julho de 1908. Mas em 1972, o Presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais nos Estados Unidos no terceiro domingo de junho. No Brasil, o jornalista Sylvio Bhering propôs que fosse celebrado o Dia dos Pais no Brasil no dia 16 de agosto.
No Brasil, a origem do Dia dos Pais é um pouco diferente. Assim como o Dia dos Namorados surgiu de uma comemoração publicitária, o Dia dos Pais foi impulsionado por Sylvio Bhering, publicitário e diretor do jornal O Globo, que, na década de 50, fez um concurso para homenagear os pais.
A primeira celebração ocorreu, segundo pesquisadores, no dia 5 de julho de 1908. Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria moldado em argila o primeiro cartão de dia dos pais. Ele teria desejado sorte, saúde e vida longa para o pai. Então, a partir desse dia, a data teria se tornado uma festança nacional.
Quem teve a ideia de criar o Dia dos Pais nos Estados Unidos?
O Dia dos Pais tem várias histórias de origem, mas a mais conhecida delas surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX, quando uma filha decidiu homenagear seu pai. Sonora Louise Smart Dodd criou o Dia dos Pais em 1909 depois de ouvir um sermão de Dia das Mães em uma igreja que ela frequentava.
A resposta, porém, é não. O Dia dos Pais não é um feriado oficial no Brasil. Isso significa que, em geral, as atividades comerciais e os serviços públicos funcionam normalmente neste dia. Mesmo que fosse feriado, a celebração caindo em um domingo já garante a folga para a maioria dos trabalhadores brasileiros.
Qual foi a primeira nação a reconhecer o Brasil como independente?
Os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a Independência do Brasil, em 1824. A Doutrina Monroe, criada pelo presidente James Monroe em 1823, muito contribuiu para isso.