Distribuição geográfica e habitat A capivara é uma espécie amplamente distribuída na América do Sul, e ocorre em todos os países desse continente, exceto no Chile.
A capivara é um animal semiaquático encontrado na América Central e América do Sul, ocorrendo do sul do Panamá ao nordeste da Argentina, não sendo observada na região da cordilheira dos Andes.
Cafeterias no Japão estão fazendo sucesso por permitir que capivaras interajam com seus clientes, além dos gatos que já andam pelos estabelecimentos. No Japão, os bichinhos são tratados como qualquer outro animal doméstico.
No Recife, as capivaras vivem principalmente nos manguezais e matas próximas aos rios. Ambientes cada vez mais degradados. Para viver nas cidades, as capivaras tiveram que mudar de hábitos. Na natureza, elas se alimentam durante o dia e descansam à noite.
A carne de capivara tem conquistado espaço no mercado de carnes exóticas, justificando estudos que auxiliem no conhecimento de suas características e no aperfeiçoamento do seu processo de obtenção.
As capivaras pertencem à Ordem Rodentia e a Família Caviidae. Apresentam ampla distribuição, ocorrendo na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Bolívia e Brasil.
Se o custo de produção for estimado em determinado montante, o valor dos animais vendidos vivos varia entre 200% a 500% do valor deste montante; ou seja, se a produção custar 1 a 1,5 reais, os animais serão vendidos por 3 a 5 reais o kg vivo.
Predadores: Onças-pintadas, onças-pardas, jaguatiricas, cachorros-do-mato, sucuris, jiboias e jacarés. Distribuição: Ocorrem em praticamente toda a América do Sul com exceção da Cordilheira dos Andes. Figura 1 – Peso e comprimento aproximado de um adulto, um jovem e um filhote de capivara.
Recente trabalho na Colômbia mostrou que a carne fresca de capivara (não informado se de criadouro ou da natureza) tem uma boa penetração entre as classes de menor poder aquisitivo, na Colômbia, onde a carne de animais caçados normalmente é consurnida na forma de charque, com notas de 4,09 para sabor em uma escala de 1 ...
"Essa espécie é bastante resiliente e ela costuma ser muito comum em áreas urbanas. Em Manaus, a gente sabe que ocorre em alguns igarapés da cidade que têm grupos familiares de capivaras.
No Japão, uma cafeteria especializada em capivaras se destaca por oferecer interação com os animais. No país, as capivaras ganharam status de bichos de estimação e recebem todos os cuidados especiais que um pet merece.
No Brasil, há grandes populações no Pantanal, na ilha de Marajó e nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Na capital paulista, por exemplo, mais de 100 capivaras residem nas marginais Tietê e Pinheiros, principais vias de transporte de pessoas e carga do perímetro urbano.
Talvez a origem disso venha do regionalismo "capivara", significando 'indivíduo tolo que quer passar por esperto' e, por ampliação de sentido, ao que pode ser facilmente encontrado pela polícia.
Uma das regiões no país com mais concentração de capivaras é em uma área conhecida como Nordelta, um bairro de alto luxo na região da Grande Buenos Aires. Nesse local, vivem aproximadamente 400 capivaras, que é banhado pelas águas do rio Paraná.
A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é o maior roedor do mundo e habita principalmente a América do Sul, sendo encontrada em regiões como Brasil, Argentina, Venezuela e Colômbia.
Capivaras são conhecidas por serem nativas da América do Sul. Porém, um biólogo alerta sobre a possibilidade da espécie estar sendo introduzida nos Estados Unidos. Um vídeo registrado por um caçador americano surpreende ao mostrar uma capivara capturada na Flórida, nos Estados Unidos.
As capivaras são animais calmos e mansos, nativos da América do Sul. Vivem em locais próximos ao ambiente aquático, pois precisam da água para várias de suas atividades, como esconder de predadores e reproduzir-se. Dizemos que esse mamífero possui um hábito semiaquático.
Por mais que algumas pessoas queiram cuidar de animais silvestres, quando os encontram na natureza, é necessário entender que eles não são animais domésticos, como cães e gatos. Capivara e bicho-preguiça são animais silvestres. Criar ou manter esses animais em casa é proibido pela legislação brasileira”, disse o Ibama.
Assim, é proibido a caça, apanha, captura, coleta, abate, transporte, translocação e/ou manipulação de qualquer indivíduo da fauna silvestre em vida livre (inclusive as capivaras) com exceção daqueles atos previstos em na legislação e com a devida autorização junto ao órgão ambiental competente.
A carne de capivara tem um sabor próprio, exótico, típico de animal de caça e não podemos compará-la com as carnes suínas e bovinas. Não apresenta estrias gordurosas e tem uma cor vermelho-forte. Para valorizar e realçar o seu sabor é sempre interessante uma boa "marinada" por 12 a 24 horas.
Além disso, a carne de capivara é rica em ácidos graxos ômega-3. Apesar do preço elevado (o quilograma, atualmente, varia entre R$ 25,00 a R$ 28,00), as partes nobres mais comercializadas, principalmente nas grandes cidades, são lombo e pernil.