O alergologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o sistema imunológico e desencadeadas por fatores alérgicos. Dentre as patologias mais comuns estão a hipersensibilidade a venenos de insetos, a alergia alimentar, dermatite atópica, asma e rinite.
O alergologista é o especialista da clínica médica que estuda as doenças alérgicas e demais causas de disfunções do sistema imunitário, que comprometem as defesas do organismo.
Ainda pouco conhecido pelo público em geral, o médico alergista faz o diagnóstico e o tratamento de doenças alérgicas — algumas delas bastante comuns. Para atuar nessa especialidade, é preciso passar por um período de residência em alergia e também por treinamento intensivo em clínica geral ou pediatria.
O pneumologista lida com as condições que têm a ver com as vias aéreas inferiores (brônquios, bronquíolos, alvéolos, pulmões), enquanto o alergista é especializado nessas condições quando o sistema imunológico está envolvido, em especial as chamadas reações de hipersensibilidade mediada imunoglobulinas.
Quando existe a suspeita de uma alergia respiratória, é indicado a realização do teste cutâneo a antígenos inalatórios. O teste permite descobrir quais tipos de substâncias provocam uma reação alérgica na pessoa testada, além de indicar a gravidade dessa alergia.
Diferença entre alergia respiratória e resfriado | Coluna #116
Qual o exame de sangue que detecta alergia?
Sobre exame de sangue para alergias. Um exame de sangue, também chamado de teste de IgE específica, é uma poderosa ferramenta de diagnóstico de alergia que mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Ele pode testar centenas de desencadeantes alérgicos, como pólen, mofo, alimentos e pelos de animais.
Para evitar que os sintomas da DPOC (Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva) afetem a qualidade de vida da pessoa, é imprescindível que o tratamento seja indicado por um especialista em doença pulmonar. Mas você sabe qual médico trata doenças no pulmão? É o pneumologista.
O mais importante é procurar um médico especializado, que pode ser um otorrinolaringologista ou um pneumologista. Durante a consulta será feito um interrogatório médico detalhado e um exame físico minucioso.
Qual o nome do médico que cuida de rinite alérgica?
É o médico otorrino quem cuida de doenças das vias aéreas superiores, como rinite, sinusite, amigdalite, faringite e laringite. Também é ele o especialista em cirurgias de ouvido, nariz e garganta, como amigdalectomia, adenoidectomia, rinoplastia, entre outras.
O otorrino, ou médico otorrinolaringologista, é um profissional altamente especializado e experiente em condições que afetam o ouvido, nariz e garganta. Como exemplo, podemos citar a rinite e a sinusite – condições médicas comuns que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.
Mas algumas pessoas já apresentam suscetibilidade para alergias e doenças dermatológicas. Nesse caso, quando há aumento do estresse e situações que abalam a saúde mental, esses problemas podem se manifestar ou se agravar. Assim, emoções intensas favorecem a urticária, a psoríase, a dermatite atópica e o vitiligo.
O principal é que o paciente siga um acompanhamento médico, com seu pneumologista, que vai poder lhe indicar o tratamento mais adequado. E ele deve seguir as orientações e o tratamento prescrito, com continuidade.
Qual a diferença entre pneumologista e otorrinolaringologista?
Prezado(a) , o especialista em tosse ( sintoma que é como uma defesa do nosso organismo) , depende da causa da mesma: se o problema (inflamação por exemplo) for na garganta: o especialista será o otorrinolaringologista; se for algo pulmonar (asma por exemplo) o especialista será o pneumologista ; se a causa da tosse ...
O que faz um médico alergista? O médico alergologista, também conhecido como alergista e imunologista, se dedica a prevenir e tratar doenças alérgicas e autoimunes e a orientar sobre imunização (vacinas).
O pneumologista deve ser procurado sempre que uma pessoa apresentar sintomas como chiados no peito, sibilância (som semelhante a um assobio), tosse prolongada (por mais de 3 semanas), falta de ar, cansaço e apatia excessivos e dificuldade para respirar.
A espirometria clínica geralmente é realizada ou solicitada pelo médico pneumologista para monitorar a evolução clínica de pacientes que possam ter alguns sintomas como tosse; falta de ar; dor no peito ou respiração anormal.
Algumas plantas medicinais que podem ser utilizadas como remédio caseiro para tosse alérgica são a urtiga, a rorela, também conhecida como drósera, e a tanchagem. Estas plantas possuem propriedades que diminuem a coceira na garganta e reduzem os efeitos da alergia no sistema respiratório.
Antialérgicos podem ser a melhor forma de controlar a tosse alérgica, assim como as infusões medicinais. A inalação deve ser considerada diante do clima seco e poluição do ar. Ela auxilia na umidificação das vias, facilitando o muco a eliminar os agentes irritantes.
Há vários tipos de exames disponíveis, incluindo ImmunoCAP, RAST (Teste Radioalergossorvente) e ELISA (Ensaio de Imunoabsorção Enzimática). Cada tipo possui sua abordagem única, mas todos têm o objetivo de quantificar anticorpos IgE para determinar a sensibilidade alérgica.
O Projeto de Lei 4416/23 torna obrigatória a inclusão de exames para diagnóstico de alergias à proteína do leite em bebês de até dois anos no rol de procedimentos cobertos pelos planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Qual a diferença entre médico alergista e alergologista?
Qual a diferença entre alergologista e alergista? A única diferença é na nomenclatura, alergista e alergologista são exatamente a mesma especialidade. Ambos os profissionais são habilitados e capacitados para tratar dos vários tipos de doenças alérgicas.