Uma UTM é um código adicionado à URL de destino. Ou seja, uma extensão da URL original, com alguns parâmetros que identificam como uma tag de rastreamento. Ela define a fonte (source), o intermediário (medium), a campanha (campaign), o termo (term) ou o conteúdo (content) que envia tráfego à página de destino.
Qual o parâmetro responsável por identificar a mídia usada na campanha?
Mídia da campanha (utm_medium)
Esse parâmetro indica por qual meio de publicidade o visitante chegou à sua página. Se a ideia é fazer um Dark Post no Facebook, por exemplo, a mídia é “Redes Sociais”. Mas, ela também pode ser: display, e-book, CPC, etc.
PARAMETRIZAÇÃO DE URL'S (UTM'S) NO GOOGLE ADS E FACEBOOK ADS - PASSO A PASSO DO ZERO
O que é UTM N e UTM e?
Normalmente as coordenadas UTM são expressas em metros. O eixo E (Easting) representa a coordenada no sentido leste-oeste e o eixo N (North- ing) representa a coordenada no sentido norte-sul. Para evitar coordenadas negativas, é atribuído o valor 500.000 m ao meridiano central.
Em essência, a função dos parâmetros UTM é atribuir tags de rastreamento a URLs. São migalhas, mas digitais. Cada vez que um usuário clica em um link com esses parâmetros, você consegue mapear sua jornada.
1) Clique no seu Perfil no canto superior direito e selecione Conta. 2) Selecione "Acompanhamento UTM". 3) Clique em + Adicionar um parâmetro UTM personalizado. 4) Insira o UTM adicional usando o texto conforme aparece na captura de tela abaixo.
Basicamente, trata-se de um código de acompanhamento que é inserido no hotlink (o link de divulgação do produto), e monitora as vendas para rastrear sua origem.
Em quais zonas UTM o Brasil está localizado? Brasil: de 18 para 25. O caso do Equador permanece nas zonas 17 e 18, mas com segmentos nos hemisférios norte e sul.
O Sistema UTM é dividido em 60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude. Cada fuso também é chamado de Zona UTM que é numerada, iniciando em "1" da esquerda para a direita em relação à longitude 180 graus oeste. Pode-se identificar também o fuso a partir de seu Meridiano Central que fica exatamente no centro do fuso.
O Brasil possui 8 fusos UTM passando pelo seu território, estando compreendido entre os fusos 18 e 25. Fusos estes que são contados do antimeridiano de Greenwich em direção ao meridiano de Greenwich.
utm_source_platform : a plataforma responsável por direcionar o tráfego para uma determinada propriedade do Google Analytics (como uma plataforma de compra que define orçamentos e critérios de segmentação ou uma plataforma que gerencia dados de tráfego orgânico).
Qual ferramenta deve ser usada para gerar tags de campanha?
O Google Tag Manager é uma ferramenta que simplifica o processo de adição e gerenciamento de tags de marketing e análise em seu site. Ele permite que você adicione e rastreie facilmente tags de várias plataformas, sem a necessidade de mudar o código da página.
O que é a Nomenclatura de Campanhas? A nomenclatura de campanhas é a prática de nomear e organizar suas campanhas de marketing de maneira consistente e lógica. Esta prática permite que você rastreie, analise e otimize suas campanhas de maneira eficaz.
Exemplos de metas incluem fazer uma compra (para um site de e-commerce), concluir a fase de um jogo (em um aplicativo de jogo para dispositivos móveis) ou enviar um formulário de dados de contato (para um site de geração de lead ou marketing).
O que colocar no Parâmetros personalizados Google Ads?
Os parâmetros personalizados são um tipo avançado de parâmetro de URL que pode ser adicionado aos URLs das páginas de destino dos anúncios. Com eles, você escolhe os valores a serem registrados quando alguém clica no seu anúncio, o que não é possível fazer com os parâmetros ValueTrack.
Isso permite acompanhar informações sobre as páginas que as pessoas acessam depois de clicarem no seu anúncio. Um sufixo de URL final pode ser aplicado aos níveis da conta, campanha, anúncio, grupo de anúncios, segmentação dinâmica de anúncios e palavra-chave.
Qual o parâmetro responsável pela identificação de um buscador uma newsletter um post ou outra fonte de uma campanha?
O parâmetro utm_medium – obrigatório – diz-te o que provocou o clique por parte do utilizador, como é que veio parar à tua página de destino. PPC, Stories, Feed, Orgânico, Banner, Email, Afiliados, etc. Por exemplo, se o clique surge de uma newsletter que tenhas enviado, o parâmetro seria utm_medium=email .
Qual o tipo de projeção utilizada no sistema de coordenadas UTM?
- Projeção utilizada no SISTEMA UTM - Universal Transversa de Mercator desenvolvido durante a 2ª Guerra Mundial. Este sistema é, em essência, uma modificação da Projeção Cilíndrica Transversa de Mercator.
Qual a diferença de coordenadas UTM e geográficas?
Coordenadas geográficas são digitadas e apresentadas em graus decimais. Números negativos indicam longitudes oeste e latitudes sul. Coordenadas UTM sao digitadas e apresentadas em metros.
Acesse a aba Topografia > ferramenta Convert. Informe o plano (ou sistema de coordenadas) e o datum de origem. Ao lado, informe o plano (ou sistema de coordenadas) e o datum de destino. Informe também se as cotas devem ser convertidas.
O que é o Sistema SIRGAS 2000? Em outubro de 1993, durante a Conferência Internacional para Definição de um Datum Geocêntrico para a América do Sul, o Datum SIRGAS 2000 foi criado com o objetivo de definir um sistema geocêntrico de referência unificado para todo o território sul-americano.
Desta maneira, o sistema de coordenadas em UTM é dividido em 2 hemisférios, sul e norte. No hemisfério norte, partindo da linha do equador, o sistema UTM varia de 0 metros na linha do equador a 10.000 km. No hemisfério Sul, a origem fica no extremo sul, indo até 10.000 km na linha do equador.