As principais religiões abraâmicas em ordem cronológica de fundação são o judaísmo (a base das outras duas religiões) no século VII a.C., cristianismo no século I e o islamismo no século VII.
–, a mais antiga provavelmente é o hinduísmo, seguido por cerca de 1,3 bilhão de pessoas (15% da população mundial). Os primeiros textos sagrados datam de 1500 a.C., o que os torna 500 anos mais velhos que os trechos mais ancestrais do Velho Testamento.
Os primeiros cristãos, como descrito nos primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos, ou eram judeus ou eram gentios convertidos ao judaísmo, conhecidos pelos historiadores como judeus-cristãos.
AS FIGURAS SEMELHANTES A JESUS CRISTO EM OUTRAS RELIGIÕES
Qual é a religião mais antiga do mundo?
A palavra hindu é um exônimo e embora o hinduísmo seja considerado a religião mais antiga do mundo, muitos praticantes se referem à sua religião como Sanātana Dharma (sânscrito: सनातन धर्म, lit. o Dharma Eterno), um uso moderno, que se refere a ideia de que suas origens estão além da história humana, conforme revelado ...
O original dos termos Senhor e Deus, como aparecem no Velho Testamento, era Yahveh ou Adonai; e o Ser divino designado por esses nomes sagrados era, como, demonstrado pelas Escrituras citadas, Jesus, o Cristo.
Esta primeira comunidade da Igreja Primitiva era composta exclusivamente por judeus e tomou múltiplos elementos do judaísmo: as suas Sagradas Escrituras, o monoteísmo, a fé num Messias, no caso, Jesus Cristo, as formas de adoração, os conceitos de lugares e tempos sagrados, o uso dos Salmos nas orações comuns.
A religião cristã, formada pela filosofia cristã, constituída por ensinamentos (amor, compaixão, fraternidade...) provenientes das ideias de Jesus Cristo, fundador e considerado o maior apóstolo do cristianismo, surgiu e ficou conhecida no mundo antigo (Antiguidade).
Portanto, se quisermos simplificar as coisas, podemos dizer que a religião mais antiga da humanidade é uma das vertentes do hinduísmo. Estima-se que o início da redação dos textos védicos tenha ocorrido por volta do ano 1.500 a.C., ou seja, muito antes do surgimento de qualquer das outras religiões que conhecemos hoje.
Mais recentemente, o cantor e compositor Farrokh Bulsara – mais conhecido como Freddie Mercury (1946-1991) – tinha imenso orgulho das suas origens persas zoroástricas. "Sempre andarei por aí como um papagaio persa", observou ele em uma entrevista, "e ninguém vai me impedir, meu bem!"
As principais religiões abraâmicas em ordem cronológica de fundação são o judaísmo (a base das outras duas religiões) no século VII a.C., cristianismo no século I e o islamismo no século VII. Cristianismo, islamismo e judaísmo são as religiões abraâmicas com o maior número de adeptos.
Qual era a religião da Europa antes do cristianismo?
A religião da Idade do Bronze e Ferro na Europa era, noutra parte, predominantemente politeísta (religião da Grécia Antiga, religião da Roma Antiga, politeísmo céltico, paganismo alemão, etc.).
Não se pode afirmar que Abraão foi o primeiro monoteísta. A religião patriarcal era a do clã, na qual havia o Deus patrono, o mais cultuado, mas não havia necessariamente a exclusão dos demais deuses do panteão.
Do ponto de vista judaico, Jesus de Nazaré, assim como qualquer ser humano, é filho ou filha de Deus. Essa expressão alude à santidade e a dignidade de todo ser humano como imagem divina. A noção cristã de Jesus como filho primogênito de Deus liga-se à ideia de Jesus como Logos Divino.
A resposta a essa pergunta, porém, é simples: Ninguém criou Deus. Deus existe sem uma causa. Ele sempre existiu e não há como Ele não existir. Só faz sentido a gente perguntar quem criou o universo e as coisas que existem dentro dele.
1. Aborígenes (50.000 a.C) Muito antes dos colonizadores europeus chegarem às terras australianas, os aborígenes – povo nativo da Austrália – já viviam pelo continente inteiro.
Cientistas de todo o mundo poderão estudar os documentos dos essênios, uma seita religiosa anterior a Cristo, que tinha doutrina semelhante à dos cristãos. Desde a descoberta dos pergaminhos do Mar Morto, há mais de quarenta anos, essa pergunta está presente.
Na teoria judaica, com seu enfoque rigorosamente monoteísta, Deus não pode se materializar em nenhuma forma. A crença em um Messias divino que é a encarnação de Deus contraria o preceito judaico da absoluta soberania e unicidade de Deus.
A expressão "única igreja verdadeira" refere-se a uma posição eclesiológica, que afirma que Jesus deu sua autoridade na Grande Comissão apenas à uma igreja institucional cristã visível em particular - o que comumente se chama de denominação.
Quem é Jesus Cristo? Jesus Cristo, do ponto de vista histórico, foi um profeta judeu que viveu na Palestina, no século I d.C. A mensagem desse profeta teria sido responsável por dar origem a uma nova religião: o cristianismo — maior religião do planeta, atualmente.