Os jogadores são designados pelas funções que desempenham em quadra: atacante, cortador, levantador, bloqueador, jogador de defesa, líbero. Atuando somente nas posições de defesa, o líbero é um jogador que pode substituir qualquer outro jogador que esteja nas posições 1, 6 e 5, desde que a bola esteja fora de jogo.
- Cada equipe é composta por 6 jogadores em quadra, sendo que cada um tem uma função específica, como: levantador, oposto, ponteiro, central e líbero. - A posição de líbero é responsável pela defesa, atuando principalmente no passe e na recepção dos saques adversários.
O objeto usado para a prática de vôlei é uma bola e o objetivo principal do jogo consiste na marcação de pontos ao mandar a bola para o campo adversário e fazer com que ela toque o chão. A instituição responsável pela organização de eventos e da regulação das regras é a FIVB, Fédération Internationale de Volleyball.
Atacante é o jogador de voleibol responsável por finalizar as jogadas de ataque do time. Existem diversas posições ocupadas pelos atacantes no voleibol.
DEFESA: a defesa consiste em um conjunto de técnicas que têm por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário. Além do toque e da manchete a defesa pode ser realizada com qualquer parte do corpo, inclusive os pés. No voleibol existe um jogador especialista em defesa, o líbero.
A equipa de arbitragem no voleibol é composta pelo 1º árbitro, 2º árbitro, Juízes de linha e 2 marcadores (boletim/cronometrista e pontos). Quanto à gestão do jogo os procedimentos dos árbitros são: - Apenas o 1º e o 2º árbitro podem apitar durante o jogo.
O saque é considerado o primeiro ataque, porque é o fundamento que dá início ao jogo ou ao rally - que compreende o momento em que o árbitro apita até a marcação de um ponto. Se a bola tocar na quadra do adversário, a equipe marca ponto, mas se a bola for longe e sair da quadra, a equipe adversária faz um novo saque.
Depois que uma equipe recebe um saque ou defende um ataque, o próximo fundamento no voleibol é o levantamento. Nesse movimento, um jogador faz um passe para que um companheiro de equipe possa atacar a bola e enviá-la para a quadra adversária.
Sistema 6x0. No sistema 6x0, também chamado de sistema 6x6, todos farão a função tanto de levantadores como de atacantes ou defensores. É o sistema mais simples de todos, é normalmente usado em equipes que estão iniciando o treinamento no esporte.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar. Por isso é necessário desempenho básico completo.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
O saque é um dos fundamentos do vôlei mais importantes, pois é o primeiro ataque da partida. O movimento coloca a bola em jogo e marca o início do rally. Em geral, existem dois tipos de saque no voleibol: saque por baixo e saque por cima.
Melhora a cognição, porque necessita ter a percepção rápida da jogada. Fortalece o corpo, estimula os membros superiores e inferiores, aumentando a flexibilidade e a coordenação motora. Melhora as capacidades cardiorrespiratórias. Auxilia na perda de peso, como todas as atividades físicas.
Os fundamentos do voleibol (saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa) são considerados de difícil execução, um dos principais motivos é que são executados em milésimos de segundos, o que exige um alto controle da habilidade técnica.
As posições dos jogadores em quadra são enumeradas de 1 a 6. Quem saca é o número 1, enquanto o jogador à sua frente e mais próximo à rede fica na posição 2. Os números 3 e 4 ficam na rede, enquanto os outros dois ocupam o fundo da quadra.
Quantos toques na bola cada jogador pode dar? Em uma partida de voleibol, o limite de toques por equipe é de apenas 3 para armar a estratégia e executar o ataque.
O APONTADOR ASSISTENTE deve segurar uma plaqueta numerada (1 ou 2) para indicar o sacador correto. Ele / ela deve corrigir qualquer sacador incorreto antes do apito para o saque e o golpe do saque. Portanto, uma falta de ordem de saque nunca deve ocorrer a não ser que um jogador insista em servir fora de ordem.
Os árbitros de futebol têm como missão garantir que todas as regras do futebol sejam cumpridas de forma imparcial. Entre as funções do árbitro, estão: atentar às faltas praticadas e controlar o tempo de duração da partida.
Nesse período, jogadores que têm essa habilidade passaram a fazer a diferença, nas quadras. Faz quase 20 anos que entrou em vigor a regra que permite o uso dos pés no vôlei. Nesse período, jogadores que têm essa habilidade passaram a fazer a diferença, nas quadras.
O jogador libero, desde sua inclusão no jogo de voleibol em 1998, foi considerado um elemento de vital importância para o voleibol moderno, porque o mesmo encarrega-se de grande parte das manobras defensivas durante uma partida de voleibol.
Também chamado recepção, o passe é o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando e consiste, em última análise, em tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto.