Quais são as 3 exceções em que no pagamento indevido não terá direito à repetição?

Não se pode repetir o que se pagou para solver dívida prescrita, ou cumprir obrigação judicialmente inexigível. Não terá direito à repetição aquele que deu alguma coisa para obter fim ilícito, imoral, ou proibido por lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quais são os elementos do pagamento indevido?

No sistema jurídico pátrio, para que exista pagamento indevido devem estar presentes os seguintes requisitos: ausência de obrigação (causa); prestação feita a título de pagamento; voluntariedade; erro, e; enriquecimento por parte do suposto credor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em teses.usp.br

Quando cabe repetição de Indebito CDC?

42 DO CDC, É CABÍVEL QUANDO A COBRANÇA INDEVIDA CONSUBSTANCIAR CONDUTA CONTRÁRIA À BOA-FÉ OBJETIVA, OU SEJA, DEVE OCORRER INDEPENDENTEMENTE DA NATUREZA DO ELEMENTO VOLITIVO.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o Código Civil sobre cobrança indevida?

"Art. 940. Aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficará obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando ocorre o pagamento indevido?

Pagamento indevido é quando o contribuinte paga o que não deve. Já o pagamento a maior é quando o contribuinte paga mais do que deve. É comum acontecer, que valores de receitas e créditos sejam informados de forma imprecisa nos sistemas fiscais, para fins de cálculo dos tributos federais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jettax.com.br

Direito Civil - Aula #109 - Pagamento Indevido (É isso!)

Quando é cabível a repetição de indébito?

Portanto, o Código de Defesa do Consumidor reconhece o direito à repetição em dobro do indébito quando a cobrança de dívida de consumo ocorrer simplesmente pela via extrajudicial. O pagamento da dívida de consumo é requisito necessário para a devolução em dobro do valor indevidamente cobrado pelo fornecedor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quando o consumidor tem direito à restituição em dobro?

O consumidor cobrado indevidamente tem direito a restituição em dobro dos valores descontados dos seus proventos mensais, nos termos do que dispõe o parágrafo único do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjpb.jus.br

O que pode ser considerado cobrança indevida?

A cobrança indevida é uma prática que ocorre quando uma pessoa ou empresa exige o pagamento de valores que não são devidos legalmente. Essa situação pode ocorrer em diversos contextos, mas é mais comum em transações comerciais e de consumo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

O que diz no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Parágrafo único.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Qual o prazo para contestar uma cobrança indevida?

A especialista ressalta, ainda, que não há prazo mínimo para o consumidor ajuizar uma ação de cobrança indevida na justiça. “Por outro lado, existe o prazo prescricional de três anos para o consumidor pedir os danos morais decorrentes de tal cobrança, se for o caso”, alerta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em terra.com.br

Quando cabe repetição de indébito em dobro?

consumidor cobrado, judicial ou extrajudicialmente, por quan- tia já paga e que paga novamente a quantia ao fornecedor – repetição do indébito em dobro (art. 42, par. único, CDC) – salvo se houver engano justificável do fornecedor –+ perdas e danos (eventualmente); 3.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjsp.jus.br

O que diz a Súmula 322 STJ?

- Admite-se repetição do indébito nos contratos de abertura de crédito em conta corrente ou de mútuo, independentemente da prova de que o pagamento tenha sido realizado por erro, com o objetivo de vedar o enriquecimento ilícito do banco em detrimento do devedor. Precedentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que diz o tema 929 do STJ?

Temas 929 e1. 091

Questão submetida a julgamento: Discussão das hipóteses de aplicação da repetição em dobro prevista no art. 42, parágrafo único, do CDC. Questão submetida a julgamento: Penhorabilidade (ou não) do bem de família de propriedade do fiador dado em garantia em contrato de locação comercial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmg.jus.br

São os três casos de presunção de pagamento?

I – no caso de falência do devedor, ou de concurso de credores; II – se os bens, hipotecados ou empenhados, forem penhorados em execução por outro credor; III – se cessarem, ou se se tornarem insuficientes, as garantias do débito, fidejussórias, ou reais, e o devedor, intimado, se negar a reforçá-las.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

O que é pagamento indevido ou a maior?

Quando uma empresa, por engano, efetua recolhimento “indevido (não tinha que recolher) ou a maior (tinha que recolher, mas se enganou e recolheu mais do que devia)”, temos o que chamamos de “pagamento indevido ou a maior”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a diferença entre pagamento indevido e enriquecimento sem causa?

Dá-se o pagamento indevido quando a obrigação que o pagamento procura extinguir, não existe ou não pode ser paralisada por uma exceção peremptória. Faltando a causa do pagamento, verifica-se para um acccipiens um verdadeiro enriquecimento injusto. A obrigação do accipiens de restituir o que recebeu sem causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor?

O artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor - CDC é claro e prevê que as cláusulas contratuais referentes a fornecimento de produtos ou serviços que sejam abusivas ao consumidor são nulas de pleno direito.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quais são os 4 princípios do Código de Defesa do Consumidor?

Em 15 de março de 1962, o presidente dos Estados Unidos erigiu a proteção e defesa do consumidor como Política Nacional de Estado, fixando quatro princípios básicos que foram reconhecidos pelo ordenamento jurídico pátrio, são eles: direito de ser informado, de ser ouvido, de escolha, e à segurança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estadodedireito.com.br

Como provar cobrança indevida?

“Cobrança indevida é tudo o que não decorre de uma compra, cujo melhor comprovante é a nota fiscal. Também há uma cobrança indevida quando não foi prestado o serviço acertado entre as partes, por meio de um contrato”, diz Fátima Lemos, assessora da Diretoria de Atendimento ao Consumidor do Procon.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em saberepoupar.com.br

Como comprovar uma cobrança indevida?

A comprovação pode ser feita através de documentos que demonstrem que a dívida foi quitada ou nunca existiu, como recibos, comprovantes de pagamento ou contratos. É importante guardar todos os documentos que comprovem a sua situação financeira para facilitar a comprovação em casos de negativação indevida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em resolvvi.com

Quando a cobrança indevida gera dano moral?

A cobrança indevida de dívidas gera dano moral quando a empresa promove a cobrança excessiva de valor não devido pelo consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são os direitos do consumidor cobrado em valor indevido?

O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

O que diz o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor?

Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando o consumidor pode pedir o dinheiro de volta?

Quando o consumidor tem direito à devolução do dinheiro

Produtos com defeitos ou vícios: caso o produto apresente defeitos que comprometam sua qualidade ou segurança, ou haja vícios ocultos que impossibilitem seu uso adequado, o consumidor pode exigir o ressarcimento do dinheiro ou a troca do produto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br