O nosso corpo é dividido por três partes: cabeça, tronco e membros; Cabeça - é formada pelo crânio e pela face. Na face estão os olhos, nariz, boca e ouvidos. O crânio é coberto pelos cabelos e é onde fica o cérebro.
Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento. A Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis.
Era Andreas Vesalius de Bruxelas, que em 1543 publicaria De Humani Corporis Fabrica, obra-prima que lhe conferiu o título de “pai da anatomia moderna”.
Introdução à ANATOMIA: Subdivisões ou áreas da anatomia!
Quais são as regiões do corpo humano?
As principais regiões do corpo humano são a cabeça, o pescoço, o tórax, o abdome, a pelve, juntamente com as extremidades superior e inferior. O membro superior é dividido em ombro, braço, cotovelo, antebraço, punho e mão. O membro inferior consiste no quadril, glúteo, coxa, joelho, perna, tornozelo e pé.
Anatomia humana é o campo da biologia responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano, bem como as suas partes. O nome anatomia origina-se do grego ana, que significa “parte”, e tomnei, que significa cortar, ou seja, é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo.
Qual o maior osso do corpo? O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.
Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial.
Basicamente, o corpo humano é dividido em três partes fundamentais, que são: cabeça, tronco e membros. A seguir explicaremos cada uma dessas partes com mais detalhes.
A única parte do seu corpo que não recebe sangue é a córnea, no olho. Ela capta oxigênio diretamente do ar. Por isso sentimos nossos olhos mais cansados quando estamos em ambientes mais poluídos.
A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.
A hipótese científica mais aceita atualmente para a origem da humanidade é de que a espécie humana moderna (chamada de Homo sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos, depois de um processo evolutivo de milhões de anos.
A nomenclatura anatômica foi criada por Jacó Sílvio (1478-1555). A anatomia foi reformulada por André Vesálio (1514-1564) em 1543 com a publicação da sua obra De humani corporis fabrica – Dos Trabalhos do Corpo Humano.
Na história da Anatomia, o século XVI mostra-se de grande re- levo em razão da obra do anatomista Andreas Vesalius (1514-1564). No cenário italiano, Vesalius revelou-se um ferrenho defensor da técnica da dissecação, que considerava como a única forma de se conhecer realmente o corpo humano.
Superior (cranial) Mais perto da cabeça O coração é superior ao estômago. Inferior (caudal) Mais perto dos pés O estômago é inferior ao coração. Anterior (ventral) Mais perto da frente do corpo O esterno é anterior ao coração. Posterior (dorsal) Mais perto do dorso Os rins são posteriores ao intestino.
Do tamanho de uma ervilha, o menor órgão é a glândula pineal, que tem entre 5 e 8 milímetros. Ela é responsável por liberar o hormônio que nos deixa com sono durante a noite.
Os seres humanos, os outros animais e todos os outros seres vivos são formados por células! Todas elas se originaram de uma única célula, que na maioria das vezes foi formada pela união de dois gametas, como aconteceu com você a partir da união do espermatozóide de seu pai e do óvulo de sua mãe.