As formas de emaranhamento familiar A Constelação Familiar enxerga alguns tipos de emaranhamento familiar, entre as quais: triangulação, parentificação, identificação, repetição e substituição. Falaremos de cada uma delas a seguir: Triangulação: consiste na utilização indevida dos filhos por parte de um progenitor.
Quais os possíveis emaranhamentos de uma constelação familiar?
Por exemplo: exclusão de familiares pois criminosos, filhos abortados propositadamente, filhos de outras relações não assumidos, indivíduos tidos como maus ou indesejados na família, como viciados ou com patologias mentais, além de situações ocultadas, tabus e segredos familiares de vários tipos.
Na psicologia existe um conceito que mostra quatro tipos de família: (I) Famílias emaranhadas - aquelas em que não há preservação do senso de identidade, todos “têm” que pensar e agir em conformidade ou aglutinadas; (II) Famílias uniformes - aquelas com total rigidez na forma de funcionar, inclusive no molde da ...
Constelação Sistêmica Familiar - Tipos de Emaranhamento não resolve - Bert Hellinger -
O que é emaranhamento na psicologia?
Em resumo, um emaranhamento familiar são as ligações negativas com situações da nossa linhagem. Em nossa história, todos nós experimentamos doenças, vícios, problemas de relacionamento e de casal, impedimentos no trabalho, afetações emocionais, dificuldade de harmonizar os relacionamentos entre pais e filhos e etc.
Constelação familiar é uma técnica ou um método terapêutico, desenvolvido pelo Alemão Bert Hellinger, depois de ter realizado um trabalho durante 16 anos como membro de uma ordem missionária católica entre os zulus na África do Sul.
Família Matrimonial: formada pelo casamento. Família Informal: formada pela união estável. Família Monoparental: qualquer um dos pais com seu filho (ex.: mãe solteira e seu filho). Família Anaparental: Sem pais, formadas apenas pelos irmãos.
"Uma pessoa da família tóxica é alguém invalidante, que não entende o sentimento do outro. São incompreensivos e possuem comunicação agressiva e abusiva", explica a psicóloga Juliana Santos Lemos, especialista em psicopatologia.
Jó 9:7-10 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT)
Criou todas as estrelas: a Ursa e o Órion, as Plêiades e as constelações do sul. Ele faz grandes coisas, maravilhosas demais para entender, e realiza milagres incontáveis.
Leis e Resoluções relacionadas. Nota CRP-PR 03/2022 – orienta e recomenda a não utilização das constelações familiares no exercício profissional da Psicologia (Nota Técnica revogada pela Portaria nº 085/2023, de 06 de março de 2023).
O conceito de triangulação se refere a um sistema inter-relacional entre três pessoas, envolvendo sempre uma díade e um terceiro, que será convocado a participar quando o nível de desconforto e de ansiedade aumentar entre as duas pessoas. Uma delas, então, buscará uma terceira para aliviar a tensão.
Quais são os princípios que regem a constelação familiar? Existem três princípios que norteiam todas as relações humanas, que foram nomeados de princípios ou de leis do amor: o princípio do pertencimento, o da compensação e da ordem.
A Constelação Familiar permite identificar a origem desses conflitos, que podem estar relacionados a exclusão de membros, segredos familiares ou traumas antigos. Ao reconhecer essas dinâmicas, é possível restaurar a paz e promover relações mais harmoniosas.
Na abordagem individual, o constelando (o paciente) trabalha apenas com o facilitador, em geral com o uso de bonecos ou outros objetos que representem o sistema familiar. É uma versão “compacta” do que é feito do formato coletivo (leia abaixo os detalhes).
Em resumo, um emaranhamento familiar são as ligações negativas com situações da nossa linhagem. Em nossa história, todos nós experimentamos doenças, vícios, problemas de relacionamento e de casal, impedimentos no trabalho, afetações emocionais, dificuldade de harmonizar os relacionamentos entre pais e filhos e etc.
São elas: Família “Tradicional”; União Estável; Família Homoafetiva; Família Paralela ou Simultânea; Família Poliafetiva; Família Monoparental; Família Parental ou Anaparental; Família Composta, Pluriparental ou Mosaico; Família Natural, Extensa ou Ampliada; Família Substituta; Família Eudemonista.
Chamamos de patriarcal a família chefiada por um homem (o patriarca, ou seja, o pai), que tem por responsabilidade adquirir alimentos e cuidar da segurança de seus filhos e de sua esposa.
Bert Hellinger estabelece três leis naturais que regem os relacionamentos: I. Lei do Pertencimento: todos têm direito a pertencer ao sistema o qual se encontram; II. Lei da hierarquia: quem vem antes tem prioridade sobre quem chega depois; e III. Lei do equilíbrio: trata-se do dar e receber de maneira recíproca.
Visão sistêmica é a capacidade de enxergar e entender situações em sua forma completa, o que possibilita a adequação da tomada de decisões para que a empresa chegue aos resultados planejados.