Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos, mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.
Frases imperativas – Sua utilização pauta-se pelo objetivo pretendido pelo emissor em influenciar diretamente sobre o comportamento do interlocutor, ou seja, quando se quer dar uma ordem ou fazer um pedido. Essas podem ser afirmativas ou negativas. Exemplos: Abra-se comigo, pois percebo que precisa desabafar.
As frases declarativas são usadas para fazer declarações, expressando informações, fatos, experiências ou opiniões. Essas frases terminam com ponto final, podendo ser afirmativas ou negativas. Veja alguns exemplos: “Ele gosta de nadar no mar.”
TIPOS DE FRASES: Interrogativas, Exclamativas, Declarativas, Imperativas e Optativas
Como saber se a frase é imperativa?
b) Frases Imperativas: ocorrem quando o emissor da mensagem dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido, utilizando o verbo no modo imperativo. Podem ser afirmativas ou negativas. c) Frases Exclamativas: nesse tipo de frase o emissor exterioriza um estado afetivo. Apresentam entoação ligeiramente prolongada.
Exemplo: Ela era branca como o pai, mas os cabelos eram negros como os da mãe. Tem valor de conforme. Exemplo: Como combinamos, a festa encerrará antes da meia noite.
Tipos de frases Os cinco tipos de frases são: declarativas, imperativas, interrogativas, exclamativas e optativas. Existem também frases nominais (sem verbos) e frases verbais (com verbos).
Os principais advérbios de afirmação são: sim, realmente, perfeitamente, efetivamente, incontestavelmente, certamente, deveras. Locuções adverbiais de afirmação: na verdade, de fato, sem dúvida, por certo, com certeza, etc. Exemplos: Estou realmente empolgado com este show!
Já sabes que qualquer frase contém dois elementos fundamentais: o sujeito e o predicado. Estas duas funções sintáticas são centrais numa frase, porque em qualquer situação de comunicação nós dizemos alguma coisa (predicado) sobre alguém ou alguma coisa (sujeito).
Frases curtas são boas por serem mais objetivas, levam o leitor a uma conclusão clara e são ideais para a leitura de textos, não apenas por uma questão de estilo, mas científica. Recomenda-se a utilização de, aproximadamente, 20 a 25 palavras ao longo de um conteúdo.
Uma frase é qualquer enunciado linguístico que possui um sentido completo. Não é preciso ter um verbo para que exista uma frase, mas ela exige uma pausa pontuada. Além disso, mesmo que a frase seja formada apenas por uma ou duas palavras, é necessário que ela tenha um sentido completo.
Frase Interrogativa: Uma frase interrogativa é uma oração que expressa uma pergunta e é formada por um verbo auxiliar seguido pela sujeito e o verbo principal. Exemplo: "Você está feliz?".
Frase exclamativa é um palavra ou grupo de palavras com um ponto de exclamação que indica o final da frase. Fome! Meu pai comprou um cachorrinho! Aquele bebê é muito engraçado!