As cores de Ogum podem ser o azul ou o vermelho. Alguns dos símbolos de Ogum são a espada e o cachorro. O elemento mais marcante de Ogum são os metais de uma forma geral. Ogum tem domínio sobre a guerra, a tecnologia, as leis, a siderurgia e a metalurgia.
Ogum: A cor da vela associada a Ogum é o vermelho, simbolizando a força, a coragem, a determinação e a proteção. Ogum é um guerreiro e protetor, sendo reverenciado com velas vermelhas.
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.
Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio - pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos - por seus encantos têm a proteção de Logun Edé.
Arquétipo. De acordo com Pierre Verger, o arquétipo de Ogum é o das pessoas fortes, aguerridas e impulsivas, incapazes de perdoar as ofensas de que foram vítimas. Das pessoas que perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente.
Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.
Ogum é o orixá guerreiro cultuado na umbanda e no candomblé. Seu símbolo é a espada e seu dia de semana é terça-feira. O dia desse orixá é ideal para fazer oferendas e celebrar o poderoso guerreiro. Por isso, separamos os rituais do Dia de Ogum para renovar sua proteção com a ajuda do Orixá guerreiro.
As cores de Obaluaiyê e Yansã, Orixás de 2024. A passagem de ano, é o momento de reflexão que vem com a forte expectativa de mudança. Neste ano de 2024, que vem sob a vibração de Obaluaiyê e Yansã, as cores recomendadas são o vermelho junto com o branco.
O número associado a Ogum é o sete, que ele divide com seu ir- mão, Exu. A diferença entre ele e o irmão é que Ogum não tem a dissi- mulação e o jogo de cintura tão ca- racterísticos de Exu.
Dentre os muitos animais de estimação, o cachorro é sem dúvida o mais popular. Agora a qual Orixá, o cachorro está relacionado? O cachorro, é um animal guardião, companheiro e amigo, ele está diretamente ligado a Ogum , o Orixá guerreiro e senhor dos caminhos.
Ogum é o Orixá regente do signo de Áries. Afinal, as pessoas que recebem a influência do Orixá guerreiro são líderes natos. Além disso, os arianos possuem a forte característica de serem impulsivos e corajosos.
Orixalá (o pai, também lemanjá (a mãe) chamado Oxalá ou Obatalá) lansã (a mulher de Ogum (o primogênito) Xangô, também Xangô (o filho mais novo) chamada de Oiá. Oxum (a filha mais nova). 3. Exú é o intermediário entre orixás e seres humanos e é representado como uma espécie de servente, porteiro ou mordomo daqueles.
Ogum e suas falange Ogum Megê Megê é um Falangeiro de Ogun e trabalha em vibração com Omulu. É grande guardião das almas e de sua morada, o cemitério. “Megê” é a falange de Ogun que atua nos campos de vibração da Direita e da Esquerda.
Ogum Sete-Mares: Ligado a Ogum Beira-Mar e Ogum Sete-Ondas, cuida dos Mares usa azul bem escuro e vermelho. Ogum de Ouro: Trabalha com Ogum de Lei e Ogum das Pedreiras, Usa Vermelho e Amarelo. Vibra com Iansã. Ogum Menino: Vem com Ogum Yara e Ogum Caiçara trabalha nos lajeados e barrado de corais.
As principais características dos filhos de Ogum são a facilidade em se irritar, o gosto por festas e comemorações, a preferência por enfrentar novos desafios em vez de viver uma rotina preestabelecida e a ojeriza por injustiças. Na semana, o dia de Ogum é terça-feira.