Simplesmente, um HD que você pode levar para praticamente qualquer lugar e conectá-lo ao computador somente quando precisar. A conexão pode ser feita via USB, FireWire (modelos antigos), SATA externo e Thunderbolt, por exemplo.
A mais utilizada atualmente são as conexões SATA, mas ainda podem ser encontradas placas mãe com conectores do tipo IDE, nas quais são ligados HDs do tipo PATA.
Como saber se ele está conectado em uma porta SATA 2 ou SATA 3? A maneira mais fácil é executar o aplicativo gratuito HWiNFO64 portátil disponível para download em https://www.hwinfo.com/download/ . Ao executá-lo, veja em Barramento > PCI Barramento qual é a velocidade de interface suportada.
Veja o modelo de sua placa mãe, entre no site do fabricante e olhe as especificações da placa. Para Notebooks, se ele tiver um processador Intel de segunda geração ou superior, a porta SATA do HD dele já vão ser SATA III. Para desktops depende do modelo da placa mãe.
As especificações SATA II são compatíveis com versões anteriores para funcionar em portas SATA I. As especificações SATA III são compatíveis com versões anteriores para funcionar em portas SATA I e SATA II. No entanto, a velocidade máxima será mais lenta devido às limitações de velocidade das portas SATA.
HD SATA 1,2 e 3, HD IDE, (Diferenças na descrição)!
Qual o SATA do HD?
Os HD SATA são os discos mais comuns, encontrados na maioria dos computadores, notebooks e equipamentos domésticos. Projetados para trabalhar onde o número de acessos geralmente é baixo, possuem tamanho do prato de 2.5" ou 3.5" e velocidade de rotação variando entre 4.200 e 7.200 RPM.
Pelo próprio nome já é possível ver a diferença entre ambos, o PATA faz a transferência de dados de forma paralela. Ou seja, é como se os dados estivesse lado a lado. Já o SATA faz a transferência em série. Ou seja, é como se os dados estivessem em fila.
Se você sabe qual é o modelo do seu PC, pode conseguir dados sobre o modelo da placa-mãe facilmente. Pesquise o modelo da placa-mãe online e você encontrará um diagrama do barramento da placa. Desta forma, você pode verificar se o seu PC usa SATA 2.0 ou SATA 3.0.
O padrão SATA, além de menor e mais flexível, também supera o antigo padrão ATA em termos de velocidade suportada. O limite da interface SATA é muito maior que os HDs com o antigo padrão ATA, que só podem transmitir até 133 MB/s de dados.
Em um cabo tradicional, o conector Tipo-A é conhecido como conector A-macho, que se conecta à entrada A-fêmea presentes em desktops, laptops, consoles de jogos, teclados, mouses e pen drives.
O padrão SAS usa mais energia do que o SATA para suportar backplanes de servidores, storages e ter cabos de conexão mais longos. Além disso, uma unidade SAS usa pelo menos duas vezes mais voltagem de sinalização do que uma unidade SATA e permite acesso por caminho duplo aos dados gravados.
O Cabo USB para 2 USB é indicado para transferência de dados entre um Notebook ou PC para um equipamento com Saida USB, como HD Externo ou até mesmo um televisor.
Na teoria o HD SATA é um componente hot plug, ou seja, assim como o pendrive ele pode ser colocado ou retirado do sistema com o PC ligado, porém para HDs essa não é uma prática muito recomendada.
SATA é a sigla de Serial Advanced Technology Attachment, uma interface para conectar hard disks, SSDs e outros dispositivos de armazenamento à placa-mãe de um computador. Antes desse padrão, a interface predominante para essa conexão era o PATA (Parallel ATA), também conhecida como IDE.
Cabo SATA interno com conector de 90 graus, recomendado para conexão de HDs e SSDs a dispositivos com interface SATACabo SATA interno com conector de 90 graus, recomendado para conexão de HDs e SSDs a dispositivos co…
O cabo que você precisa ligar na placa mãe chama-se Sata 3. O hdd funciona com o mesmo tipo de alimentação do ssd. Um cabo vem da fonte e o outro, de dados, vem da placa mãe. O cabo que você precisa ligar na placa mãe chama-se Sata 3.
O cabo SATA conecta somente um dispositivo SATA, seja ele HD ou um drive de CD ou DVD. No caso de se conectar mais de um dispositivo, deve-se utilizar um cabo e um slot da placa-mãe para cada dispositivo.
O HD Seagate seguramente é o mais confiável para DVR Stand Alone. De longe é o mais comercializado entre as empresas de segurança eletrônica. Ele combina um conjunto de componentes de alta perfomance, que o torna o melhor HD para sistemas de gravação de câmeras.