O mais adequado é evitar sair de casa nos primeiros 3 meses, antes de ter tomado as primeiras vacinas. Nesse período, o bebê só deve se apresentar às consultas pediátricas, exames e vacinação. O ideal é evitar ao máximo deslocamentos desnecessários.
Não há um consenso quanto a partir de que semana é possível sair com o bebê - cada médico avaliará a condição de saúde do recém-nascido e da mãe - mas, em geral, a indicação é que isso seja feito a partir do segundo ou terceiro mês de vida.
Segundo os pediatras, médicos especialistas em cuidados com bebês, não há um consenso sobre esse período. Mas a maior recomendação para o tempo ideal para sair com recém-nascido é a partir do terceiro mês de vida, com passeios breves. Isso se dá ao fato de o bebê já ter tomado as principais vacinas.
O problema para o bebê não é sair de casa, e sim pegar infecções transmitidas por pessoas. Bebezinhos de até 4 meses podem ter complicações se pegarem doenças respiratórias causadas por vírus (resfriados e gripes, bronquiolite etc.) ou infecções provocadas por bactérias (como pneumonia e meningite).
A partir de quando o bebê pode sair? Embora alguns profissionais recomendem os passeios só após o primeiro ou do segundo mês de vida, quando as primeiras vacinas já tiverem sido aplicadas, se o bebê estiver bem (e a mãe também) eles podem sair desde o início.
Quando é SEGURO SAIR de CASA com meu RECÉM-NASCIDO?! | Dra Jannuzzi
Pode sair com RN de 15 dias?
Passadas as primeiras semanas, a família poderá passear com seu bebê, evitando locais cheios ou aqueles com aparelhos de ar-condicionado muito frios (restaurantes, por exemplo). Os locais mais indicados para passear são ao ar livre, preferencialmente no período entre oito e dez horas e após às 16 horas.
O mais adequado é evitar sair de casa nos primeiros 3 meses, antes de ter tomado as primeiras vacinas. Nesse período, o bebê só deve se apresentar às consultas pediátricas, exames e vacinação.
Pode sair de casa, só não deve frequentar lugares com aglomeração de pessoas, como festas infantis, supermercados e shoppings. Desde que o tempo esteja bom, os passeios ao ar livre estão liberados também.
Com um mês de idade, eles focarão brevemente em objetos a até 90 cm de distância. Aos dois ou três meses, a capacidade de concentração do bebê continua a se desenvolver de forma constante.
Na pediatria, a partir do 28º dia de vida deixa de ser considerado um recém-nascido, e passa a ser considerado um bebê, ou lactente. Esse termo é utilizado até os 24 meses de idade, e a partir de 2 anos já é considerado como criança.
Assim como com o vento do ventilador e o fluxo de ar do ar-condicionado, o fluxo de ar do umidificador não pode estar direcionado ao bebê. Uma dica para o uso do ar-condicionado é ligar o aparelho antes de levar o bebê para dormir e, depois que o ambiente estiver em uma temperatura agradável, desligá-lo.
Não existe uma recomendação precisa de quando os passeios com o bebê podem começar, mas o ideal seria a partir dos 4 meses de idade, período em que as vacinas de 2 e 3 meses já têm efeito no seu organismo.
Estima-se que, do segundo mês em diante, ele passe a ter um entendimento acerca da fisionomia da mãe. Somado a isso, a voz e os toques ajudam a criar uma ligação sentimental entre a genitora e o filho. Apesar de não haver uma data exata, acredita-se que essa identificação aconteça entre os cinco e oito meses de vida.
É preciso, claro, evitar traumas no local, por ser uma região em que o cérebro fica menos protegido pela ausência do osso enquanto a fontanela está aberta. "Deve-se evitar pressões no local ou movimentos bruscos", afirma a pediatra.
Por isso, o ideal é que todo recém-nascido seja preservado de ambientes fechados com muitas pessoas, barulhentos e aqueles onde há grande circulação de indivíduos durante as primeiras semanas de vida. Por conta dessas mesmas razões, sair com o bebê antes dos 7 dias não é indicado.
1A via de parto pode influenciar no sistema imunológico da criança. 2A recomendação costuma ser de que o recém-nascido saia de casa para passeios breves. 3A maioria dos especialistas orienta que sair com bebê de 2 meses deve ser evitado. 4A amamentação é fundamental para a formação do sistema imunológico da criança.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria, o período ideal para sair à noite, ressaltando, de forma breve, é a partir dos 3 meses de idade. Desta forma a criança já terá as primeiras e principais vacinas e uma melhor imunidade a partir do leite materno.
Doença infecciosa aguda também conhecida como “mal de sete dias”, grave, não contagiosa, que acomete o recém nascido nos primeiros 28 dias de vida, tendo como manifestação clínica inicial a dificuldade de sucção, irritabilidade e choro constante.
O banho pode ser diário, mas também pode ser realizado 2 a 3 vezes por semana,desde que se higienize as pregas, o coto umbilical e a área de fraldas, respeitando os hábitos culturais de cada família.
Durante estas primeiras semanas, o bebé está cada vez mais atento àquilo que se passa à sua volta. Observa e analisa tudinho! Claro que por esta altura, ainda não consegue dizer nada sobre aquilo que vê, mas é bem provável que vá fazendo alguns barulhos.
“Claro que depende de outros fatores, mas a média para sair como o bebê é de, aproximadamente, 2 meses, porque nesses 60 dias de vida ele já recebeu aleitamento materno – que fornece anticorpos contra as doenças infectocontagiosas – por um bom período, já tomou as principais vacinas e está aprendendo a se proteger ...
A visão do bebê melhora drasticamente ao longo do primeiro ano, e ele será capaz de ver com bastante clareza quando tiver oito meses de idade. Quando o bebê tem de três a quatro meses, ele pode distinguir as cores e se concentrar em objetos menores.
Por que não pode receber visitas no sétimo dia de nascimento? Os primeiros sete dias do bebê são um período importante de adaptação da criança à vida fora do útero. Por isso, esperar até o sétimo dia é uma forma de proteger a criança.