Hoje vamos falar sobre as ervas da nossa rainha do mar, a mãe dos orixás, nossa amada e Iemanjá. As ervas da nossa mãe são preparadas com rosa branca, alfazema, jasmim, anis estrelado, colônia, cavalinha, graviola, incenso, camomila e alecrim.
Segundo Kélida, as flores ofertadas à Iemanjá também possuem um significado de feminilidade, e a planta que pode carregar esse simbolismo é, justamente, a orquídea branca. Além disso, ela também representa paz e requinte.
Alguns dos alimentos ofertados são frutas como maçã, pêra, melão e melancia. Além de manjar, peixe no milho branco, mungunzá, arroz branco, canjica, calda de pêssego ou ameixa.
Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá. Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum. Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã. Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.
Na Umbanda é ligada a Oxalá. A planta queimada sozinha limpa o ambiente e atrai prosperidade, bons negócios e pessoas amigas. Alecrim: É utilizada em ambientes co- merciais em forma de defumação para limpar, descarregar e atrair clientes.
A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
Pétalas brancas com aroma de lavanda ou jasmim são as mais indicadas. As pétalas das rosas-brancas representam a celebração do nascimento e são um símbolo de fertilidade.
Flores brancas (ela não aceita de outra cor), perfume de alfazema, velas, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e mel, outros presentes que agradam as mulheres, como joias e espelhos, além de pedidos e súplicas.
Veja como se conectar com a divindade para atrair prosperidade, proteção, amor e paz. Em 2 de fevereiro, é comemorado o dia de Iemanjá e, para homenageá-la, muitas pessoas fazem uma oração a ela. Além disso, diversas religiões aproveitam para agradecer à padroeira dos pescadores e pedir suas bênçãos.
Oxóssi (2020, p. 36) atribui a arruda propriedades energéticas de proteção espiritual e cortar energias negativas além de servir de amuleto para olho grande expressão utilizada para designar inveja- e maus fluídos, intensifica a força de vontade auxiliando o indivíduo à realização dos seus desejos.
Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.
Arruda. Quando se fala em afastar mau-olhado, a arruda é muito importante. Para deixar a sua casa e a sua família bem longe da inveja alheia, considere ter uma plantinha dessas no ambiente. Ela atua limpando as más energias e fornecendo boas vibrações para todos.
Nascida da Ásia, a Justicia gendarussa Burm. f. é uma planta que carrega grande poder em suas estruturas. Ela é popularmente conhecida como abre-caminho, vence-tudo, vence-demanda e quebra-demanda, transcende a mera beleza ornamental.
Ele tem a vibração energética das 21 ervas sendo elas: Abre-Caminho, Arruda, Alecrim, Alfazema, Boldo, Camomila, Cidreira, Colônia, Eucalipto, Hortelã, Levante, Erva-Doce, Guiné, Macela, Malva, Pitanga, Sálvia, Manjericão, Pau Tenente, Picão Preto, e Samambaia.
Casou-se diversas vezes, a primeira vez, com Orumilá, orixá dos segredos. O segundo casamento de Iemanjá, por sua vez, foi com Olofin-Oduduá, com quem teve 10 filhos, todos orixás.
Os adeptos de Yemanjá usam colares de contas de vidro transparente como o cristal e vestem-se, de preferência, de azul-claro. Sábado é o dia da semana que lhe é consagrado. Yemanjá recebe sacrifícios de carneiros e oferendas de comida à base de milho branco, azeite, sal e cebolas (Ebó).