Quais são os 9 passos para um bloqueio e etiquetagem?
Resposta: Planejamento; Comunicação Inicial; Desligamento; Isolamento e Sinalização; Bloqueio e Etiquetagem; Liberação de Energia; Teste e Verificação; Retirada do Bloqueio e Comunicação Final.
No artigo de hoje vamos falar sobre Bloqueios e Impedimentos de segurança NR 10. Bloqueio é a ação destinada a manter, por meios mecânicos, um dispositivo de manobra fixo numa determinada posição para impedir uma ação não autorizada.
12.4.9 As máquinas e equipamentos, cujo acionamento por pessoas não autorizadas possam oferecer risco à saúde ou integridade física de qualquer pessoa, devem possuir sistema que possibilite o bloqueio de seus dispositivos de acionamento.
O bloqueio é um procedimento simples, que pode ser feito em consultório ou no hospital. Consiste em injetar no foco doloroso medicações, que geralmente são anestésicos e/ou corticoides, para diminuir ou cessar o estímulo doloroso.
O que é a etapa de preparação do bloqueio e etiquetagem?
Preparação
A primeira etapa do bloqueio e etiquetagem é a preparação. Nessa etapa, é necessário identificar todas as fontes de energia do equipamento que será trabalhado, como eletricidade, gás, ar comprimido, entre outros.
As Normas Regulamentadoras NR 10 e a NR 12, regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência estabelecem exigências para com a obrigatoriedade de realizar o bloqueio de energias perigosas sempre que houver qualquer interação com máquinas e equipamentos, como manutenções, limpezas, ajustes, entre outras.
Cadeado verde: é de responsabilidade da instrumentação; Cadeado vermelho: é de responsabilidade da elétrica; Cadeado amarelo: é de responsabilidade da operação; Cadeado rosa: é de responsabilidade da equipe de alta tensão de preditiva elétrica.
Um bloqueio pode ser ofensivo, quando tem a intenção de fazer com que a bola toque a quadra adversária, ou defensivo, quando o objetivo é apenas diminuir a velocidade do ataque adversário. Não é permitido aos jogadores que realizam o bloqueio tocar a rede com nenhuma parte do corpo.
O bloqueio nada mais é do que a aplicação de um dispositivo mecânico em um equipamento energizado. Tem como objetivo evitar a transmissão dessa energia e, consequentemente, impedir o acionamento acidental desse equipamento.
O bloqueio pode ser defensivo, em que o objetivo é alcançar a bola no seu ponto mais alto, amortecendo o ataque e possibilitando a continuidade pelos companheiros do fundo de quadra; ou pode ser caracterizado como ofensivo, em que é realizada a busca direta do ponto, através da interrupção do ataque adversário, ...
A NR 12 diz respeito à segurança do trabalho de máquinas e equipamentos. Estabelece medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores e impede o processo de fabricação, importação, comercialização, exposição e repasse a qualquer pessoa durante a fase de projeto e uso de máquinas e equipamentos.
A Norma Regulamentadora NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, estabelece que somente profissionais autorizados podem realizar atividades em instalações elétricas.
Cadeado de Bloqueio Amarelo: cadeado numerado utilizado pelo executante do bloqueio, juntamente com o cartão de sinalização de bloqueio, nas fontes de energia e nas caixas de bloqueio.
Todavia, impossível prevenir a totalidade das situações e, dessa forma, detectar assume papel fundamental. A partir daí, a empresa precisa adotar postura consequente e corrigir imediatamente, caso algum desvio seja identificado. Dessa forma, ficam consolidados os 3 pilares: prevenir, detectar e responder.
Quais são os 7 pilares de um programa de compliance?
1) Conhecimento sobre a organização; 2) Comprometimento da alta direção; 3) Autonomia da instância responsável; 4) Análise de perfil e riscos; 5) Estruturação de regras e instrumentos; 6) Comunicação interna e externa; e 7) Monitoramento contínuo.
Due Diligence é um processo de investigação e análise de informações de uma determinada empresa. Seu principal objetivo é averiguar a situação de uma organização em operações societárias, como aquisição, fusão, incorporação ou parcerias, de forma a mapear, monitorar e antecipar potenciais riscos.
Os procedimentos de bloqueio e etiquetagem são fundamentados através das exigências contidas nas Normas Regulamentadoras NR 10 e a NR 12, regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
Os sinais que podemos enfrentar quando sofremos um bloqueio são: Evitar pessoas ou situações sociais. Por exemplo, evitar situações porque tem medo de como agir ou do que dizer. Aumento dos níveis de ansiedade ou estresse no dia anterior a eventos diferentes.