Já opaió é uma abreviação de olhe para aí, olhe, a palavra olhe é comumente abreviada para ó ou oi (pronunciada em ditongo aberto) e para é comumente abreviado para pá, juntando ó, pá, aí e ó, a palavra opaió surgiu.
A expressão se tornou famosa e viralizou ao ser usada pelo criador de conteúdo Toninho Tornado, com a famosa frase "calma, calabreso". A frase "calma, calabreso" era usada nos vídeos de pegadinha de Toninho, dita por ele quando a pessoa que caía na pegadinha se irritava.
Estopô Balaio é uma expressão usada para designar quando você está prestes a explodir. É uma junção de sentimentos, angústias, dores, alegrias. Segundo alguns dicionários, pode até ser um xingamento. No bairro do Jardim Romano, na zona leste de São Paulo, no entanto, esta expressão ganhou outros ares.
Sua origem se deu nos anos 1950, quando os trabalhadores carregavam barris de água em Salvador. Como todo barril cheio d'água é bem pesado e difícil de carregar, daí nascem as metáforas da expressão e seus sinônimos: complicado, problema, perigoso ou muito bom, o melhor.
O termo "calabreso" entrou para o vocabulário de muitos brasileiros durante o Big Brother Brasil 2024, quando o baiano Davi Brito usou o bordão em uma discussão com outro participante do reality. De lá para cá, "calabreso" virou música, meme e até nome de lanche.
De acordo com ele, a expressão é muito utilizada em Salvador, na Bahia, apenas para se referir a alguma pessoa de maneira informal. "Para mim não tem nenhum significado, é uma resenha lá de Salvador. A gente brinca com todo mundo. Não tem significado de xingar ou agredir ele [Lucas].
A droga estava sendo transportada na modalidade conhecida como "cavalo doido", isto é, acondicionada por todos os compartimentos do veículo, sem preparo de esconderijos.
Baiano. O modo arrastado de falar e com um S assobiado se formou a partir de diversos outros sotaques, como o paulista, o carioca, o mineiro e o português.
É o exemplo de “broca”, que hoje é um tabefe, bofetada, tapão no pé do ouvido. Na época, não. “Mentira. 'Firmino está contando uma broca'”, assim era usada.
O "calma, calabreso!" tem uma origem bem simples: é um bordão do ator Toninho Tornado, que troca palavras no feminino pelo masculino para confundir em suas pegadinhas. Tornado se popularizou no programa de João Kleber, na RedeTV!, onde ficou por anos como principal estrela das brincadeiras de rua.
Quem criou o termo "calabreso" foi Toninho Tornado, humorista mineiro especializado em pegadinhas de na TV e na internet. "Calma, Calabreso!" — era assim que ele reagia quando uma de suas "vítimas" ficava enfurecida diante das suas investidas.
No reality, alguns confinados chegaram a pensar que se tratava de um termo gordofóbico, o que revoltou Ana Maria Braga. Ela e Gil do Vigor analisaram, então, o uso da palavra no contexto da briga. ""Calabreso' está querendo dizer mal-educado. Não é nada mais que isso.
Davi e Lucas tiveram um papo e o Brother se explicou sobre a palavra “calabreso” usada na briga entre os dois e deixou claro que não foi em referência a características físicas. 👀 Lucas ouviu a explicação e cobrou um pedido de desculpas.
O termo deu o que falar na internet após briga entre Davi e Lucas Henrique no reality. Em uma discussão acalorada na casa do BBB24, Davi chamou o brother Lucas Henrique de “calabreso”, e a situação deu o que falar nas redes sociais.
“Calma, Calabreso”: Toninho Tornado reivindica autoria de frase usada por Davi. Toninho Tornado, 50, reivindicou a autoria do termo “calabreso”, popularizado recentemente após ser citado por Davi Brito, 21, no BBB 24.
É usado para dizer que vai beber em larga escala. Sinônimo de “vou beber muito hoje“ ou 'bebi demais'. Exemplo: "Hoje vou comer água até o dia amanhecer".
Bahhh que bom que tu explicou!!! Na verdade, bah é uma abreviação de “barbaridade” também muito dita por gaúchos. As vezes escutamos “mas barbaridade...” e o bah serve pra abreviar.