Quais são as necessidades específicas?

Em suma, as necessidades específicas são requisitos individuais que podem surgir devido a condições médicas, deficiências ou circunstâncias particulares. Essas necessidades podem ser encontradas em diferentes áreas da vida, como educação, saúde, trabalho, comunicação e acessibilidade.
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O que é considerado necessidade especial?

O conceito de necessidades especiais pode ser compreendido como ausência, deficiência ou deformidade em fatores biológicos do individuo, podendo ser fisco, mental ou sensorial.
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Que são necessidades especiais?

O que são Necessidades Especiais? Necessidades especiais, também conhecidas como necessidades educacionais especiais (NEE), são condições físicas, mentais, emocionais ou sensoriais que podem afetar o aprendizado e o desenvolvimento de uma pessoa.
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Quais são as necessidades específicas que podem se encontrar no ambiente escolar?

Portanto, a alternativa correta que aborda as necessidades específicas que podem ser encontradas no ambiente escolar é: C) Pessoas com deficiência sensorial (visual e auditiva), deficiência cognitiva, neuromotora, deficiências múltiplas, distúrbios e transtornos de aprendizagem, superdotação.
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Quais são as principais necessidades especiais para algumas pessoas?

Quais os vários tipos de deficiência?
  • Deficiência visual.
  • Deficiência motora.
  • Deficiência mental.
  • Deficiência auditiva.
  • Paralisia cerebral.
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Necessidades educacionais especiais

O que é uma necessidade específica?

As necessidades específicas referem-se a requisitos particulares de um indivíduo que podem ser diferentes das necessidades gerais da maioria das pessoas. Essas necessidades podem surgir devido a uma condição médica, deficiência física ou mental, ou qualquer outra circunstância que exija uma atenção especializada.
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Quais os tipos de necessidades especiais?

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.
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O que é necessidade educacionais específicas do aluno?

De acordo com os parâmetros curriculares nacionais para a educação especial (Seesp/MEC/01), esta expressão pode ser utilizada para referir-se a crianças e jovens cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender.
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Quais são os tipos de necessidades educacionais especiais?

altas habilidades ou superdotação; transtornos globais do desenvolvimento; transtornos de aprendizagem; limitação temporária ou permanente decorrentes de deficiência física, auditiva, visual, mental, múltipla ou pessoa com mobilidade reduzida.
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O que são necessidades educativas especiais?

Consideram-se estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) aqueles que, por apresentarem determinadas condições específicas, podem necessitar de um conjunto de recursos educativos particulares, durante todo ou parte do seu percurso escolar, de forma a facilitar o seu desenvolvimento académico, pessoal e sócio ...
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Quais são as três categorias de necessidades especiais?

Transtorno globais de desenvolvimento

Estudantes que têm transtornos globais de desenvolvimento são aqueles com deficiência intelectual e cujo rendimento escolar está abaixo da média. Há três categorias de estudantes quanto à necessidade de apoio profissional: educáveis, treináveis e dependentes.
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É correto o termo necessidades especiais?

Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.
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Quem são os alunos com necessidades especiais?

No contexto desta Estrutura, o termo "necessidades educacionais especiais" refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujas necessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem.
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Como deve ser uma escola para pessoas com necessidades especiais?

Além de receber a matrícula de alunos com necessidades especiais de educação, as escolas precisam oferecer um projeto pedagógico inclusivo. As mudanças são necessárias, dentre elas a eliminação de barreiras arquitetônicas, a introdução de recursos e tecnologias assistivas e a oferta de profissionais do ensino especial.
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O que significa necessidade de acessibilidade?

Acessibilidade diz respeito à condição de possibilidade para a transposição dos entraves que representam as barreiras para a efetiva participação de pessoas nos vários âmbitos da vida social.
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Quais são os tipos de crianças especiais?

De acordo com Stephanie, crianças especiais são as que possuem má formação genética ou que sofreram algum tipo de alteração durante o parto. Autismo, deficiência mental, auditiva e visual, síndrome de Down, microcefalia e paralisia cerebral são as necessidades mais comuns de serem vistas.
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É correto dizer alunos com necessidades especiais?

No âmbito da legislação brasileira, o conceito legal pormenorizado encontra-se no Decreto 5.296/2004.” Portanto, não se deve utilizar: - necessidades especiais; - portador ou pessoa portadora; - aluno ou pessoa especial; - deficiente.
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Qual o termo correto deficiente ou portador de necessidades especiais?

Ainda hoje os termos mais utilizados e mais pesquisados no Google são PPD – pessoa portadora de deficiência e PNE – portador de necessidade especial. Apesar disso, o termo correto e adequado para se referir à uma pessoa com deficiência é PCD.
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O que é o AEE na escola?

O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
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O que significa o termo necessidade específica?

As necessidades especiais dizem respeito a um conjunto de fatores, de risco ou de ordem intelectual, emocional e física, que podem afetar a capacidade de um indivíduo em atingir o seu potencial máximo.
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Quais são necessidades educacionais especiais?

As necessidades especiais mais fortemente preditoras para déficits de habilidades sociais foram: TDAH, Problemas de Comportamento Misto, Autismo, Problemas Externalizantes, Problemas Internalizantes e Dificuldades de Aprendizagem.
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O que diz a LDB sobre os alunos com necessidades especiais?

Os Sistemas de Ensino deverão atuar em regime de colaboração e assegurar para os estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
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Quais são os 5 tipos de necessidades?

Pensando nessa dinâmica entre necessidade e comportamento, Maslow desenvolveu a Hierarquia das Necessidades, distribuindo-as em 5 níveis:
  • Necessidades fisiológicas;
  • Necessidades de segurança;
  • Necessidades sociais;
  • Necessidades de estima;
  • Necessidade de autorrealização.
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Quais são as 5 deficiências?

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45.606.048 brasileiros, o que corresponde a 23,9% da população total, apresentam algum tipo de deficiência – seja auditiva, visual, motora, mental ou intelectual.
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Como as necessidades são classificadas?

Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização.
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