A linguagem denotativa, denotação, e a linguagem conotativa, conotação, são formas distintas de expressão: na denotação, usamos o sentido dicionarizado das palavras para passar mensagens de maneira objetiva e literal; na conotação, usamos o sentido figurado para transmitir mensagens de modo subjetivo e criativo.
As palavras denotativas são aquelas que não pertencem a nenhuma classe morfológica específica da Língua Portuguesa. Talvez possa ser surpresa para alguns, mas existem, na língua, várias palavras que não fazem parte de uma classe morfológica específica. Essas palavras são erroneamente classificadas como advérbios.
DENOTAÇÃO, “sentido denotativo, sentido literal” é a linguagem que utiliza as palavras e expressões com o sentido próprio, real (conforme o dicionário), habitual. A denotação é uma linguagem referencial, informativa, usada com o objetivo unicamente de informar, portanto é desprovida de emoções e sentimentalismos.
Na linguagem denotativa, predomina-se o sentido literal das palavras, enquanto, na linguagem conotativa, predomina-se o sentido figurado. Ambas são importantes para a língua. Denotação e conotação são usadas para estabelecer comunicação de modos distintos.
Sentido denotativo é o uso do literal ou real da linguagem. Ou seja, é aquele que não proporciona espaço para outras interpretações, sendo, portanto, objetivo e preciso. É o sentido que encontramos nos dicionários — o sentido próprio, original e direto das palavras.
SENTIDO DENOTATIVO X CONOTATIVO (FIGURADO x REAL) - Aula 1 - Profa. Pamba - Curso de Estilística
O que é uma frase denotativa?
“Denotativo é o sentido do Dicionário!” Frases denotativas são as mais usadas no cotidiano, nas reportagens, em publicações científicas e em textos que utilizam a linguagem referencial, ou seja, aqueles que precisam associar um objeto ao seu sentido real.
Sentido literal é aquele que pode ser tomado como o sentido “básico, usual” da palavra ou expressão, esse pode ser compreendido sem ajuda do contexto. Quando uma palavra ou enunciado se apresenta em seu sentido usual, adquire valor denotativo.
Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.
Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.
Mas, em que tipo de texto encontramos sentido denotativo? Normalmente, essa figura é usada em textos formais e que querem passar uma informação direta para o leitor, como uma bula de remédio ou uma reportagem de jornal. A denotação é usada quando a mensagem precisa ser objetiva.
Sendo assim, podemos afirmar que a denotação é o sentido exato da palavra, não dando margem a outras interpretações. Exemplos: O leão é um mamífero. Já li esta notícia na revista.
A palavra tem valor conotativo quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo ideias que vão além de seu sentido mais usual. Por exemplo: Ana é uma flor.
a) Palavras denotativas de inclusão: até, inclusive, mesmo, até mesmo, também. Exemplo: Todos ficaram impressionados com o resultado das vendas, inclusive o proprietário da loja. b) Palavras denotativas de exclusão: apenas, senão, salvo, só, somente.
Como transformar uma frase conotativa e denotativa?
Confira exemplos para entender melhor: Denotação: Após jogar bola nós comemos uma pizza. Conotação: Carlos comeu bola na prova de química. Basicamente, na primeira frase a palavra “bola” é utilizada com o mesmo sentido que possui no dicionário, logo, está em sentido denotativo.
Resumindo, então. O sentido literal é o que a palavra é de verdade, enquanto o sentido figurado não é a palavra de verdade e sim, o que ela quer expressar. Os dois casos são muito usados. Geralmente, em jornais, revistas e notícias são usados o sentido literal, porque queremos saber exatamente o que aconteceu.
A função referencial ou denotativa é a função da informação. Presente em textos como artigos científicos, textos didáticos, folhetos, manuais e textos enciclopédicos, enfatiza o referente, ou seja, o assunto ou contexto em que aquele determinado texto está inserido.
A linguagem denotativa, ou denotação, utiliza o sentido real das palavras (ou seja, a definição formal delas como encontrada nos dicionários) para enviar uma mensagem com sentido literal. A linguagem conotativa, por outro lado, usa o sentido figurado das palavras para passar uma mensagem de maneira subjetiva/criativa.
Qual alternativa traz um exemplo de uso de denotação?
A alternativa que traz um exemplo de uso da denotação é a letra D: "O sabor amargo da planta afasta os predadores". A denotação é o uso da palavra em seu sentido literal, ou seja, sem nenhum tipo de figura de linguagem ou sentido conotativo.
Olá, Inicialmente é pertinente ressaltar que frases denotativas são aquelas aos quais o sentido que deseja transmitir é o literal, logo, seu significado é justamente o que o termo denotativo indica.
Palavras ou expressões / locuções denotativas são as que, em relação às dez classes gramaticais da língua portuguesa, têm classificação à parte, não possuem uma classe gramatical específica segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB).
“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.