No total, 24.080 unidades foram verificadas e encontradas irregularidades em 11 marcas: Totalflex, ATN, Danflex, Zatflex, Full Cabos, Ligcabos, Cobremax, Topflex, Max, Tekfio e Flex Sul.
Quais são as melhores marcas de fio de eletricidade?
Quais são as principais marcas de fios elétricos presentes no mercado?
Prysmian. ...
Poliron. ...
Nexans. ...
Conduscamp. ...
Sil. ...
Prysmian. ...
Poliron. ...
Nexans. A Nexans é uma marca globalmente reconhecida e possui ampla experiência na fabricação de cabos e fios elétricos, o que confere confiabilidade aos seus produtos.
O Fio 2,5mm SIL Cabo Flexível 750v é simplesmente insuperável! Os usuários não poupam elogios a este produto de alta qualidade e desempenho excepcional. Com uma classificação impecável no topo do ranking dos mais vendidos, fica claro por que ele conquistou o coração dos consumidores exigentes.
Marcas e logotipos: Verifique cuidadosamente as marcas e logotipos impressos no cabo. Os cabos certificados geralmente exibem claramente o nome do fabricante, a marca de certificação e o número de série. Pesquise essas marcas e verifique se elas correspondem a empresas e organismos certificados reconhecidos.
Qual o melhor fio para instalação elétrica residencial?
Para instalações residenciais, o cobre é amplamente preferido devido às suas melhores propriedades condutivas e maior resistência mecânica. Cobre: oferece alta condutividade elétrica, resistência à corrosão e maior durabilidade.
“Além da busca por empresas conhecidas e de procedência, antes de comprar fios e cabos elétricos é preciso verificar na etiqueta de identificação do produto se contém o Selo do Inmetro.
Condutor Azul: embora equivocadamente conhecido como 'negativo', o fio azul é indicado para isolação, com tensão 0V; Condutor Verde ou Amarelo: proteção, também conhecido como 'fio-terra'; Condutor Preto, vermelho ou marrom: são indicados para condutores fase, ou seja, por onde passa a tensão (como ex.: 127, 220 V).
Além disso, a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos é homologada pela Petrobras, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha. Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).
Para consultar a existência de certificado ativo para o produto acesse o site do Inmetro, no link: http://www.inmetro.gov.br/prodcert (a busca pode ser efetuada pela empresa ou marca do produto, selecionando as abas “Certificados”, “Produtos” ou “Empresas”).
Quanto mais grosso o fio, mais energia ele economizará do que o fio fino. Isso ocorre principalmente do ponto de vista físico, pois o fio mais fino terá um valor de resistência maior, o que levará a uma carga maior.
Neste ponto, deve-se esclarecer que o cobre é o melhor metal na condução de eletricidade, o que garante que a corrente seja transmitida de forma mais eficiente e com menor resistência, o que provoca maior eficiência e ao mesmo tempo menor consumo.
Para se certificar de que a fiação desses componentes esteja fazendo o seu papel corretamente, é preciso medir qual a resistência elétrica que o fio oferece nesse trajeto. Para fazer essa medição é preciso o auxílio do multímetro configurado na menor escala de resistência possível.
Feito de cobre e PVC para isolamento (que suporta uma tensão elétrica de até 750 V), o fio sólido é indicado para instalações com baixa intensidade de corrente. Sendo assim, é mais utilizado em residências ou em instalações industriais simples.
Qual a diferença do fio primeira linha e segunda linha?
A diferença entre fio de primeira linha e segunda linha está na qualidade e nos padrões de fabricação. Fio de primeira linha: É fabricado por empresas que seguem as normas do INMETRO e possuem os certificados exigidos pelos órgãos reguladores, como o IPEM e o INMETRO.