Os jogadores são designados pelas funções que desempenham em quadra: atacante, cortador, levantador, bloqueador, jogador de defesa, líbero. Atuando somente nas posições de defesa, o líbero é um jogador que pode substituir qualquer outro jogador que esteja nas posições 1, 6 e 5, desde que a bola esteja fora de jogo.
O central é o jogador especializado em bloquear e atacar rapidamente pelo meio da rede, sendo essencial tanto na defesa quanto no ataque de uma equipe de vôlei.
A posição n. º6 - chama-se defesa central. As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.
Nele, os jogadores trocam de lugar na quadra, no sentido horário. Assim, quem estava na posição 1 vai para a posição 6; quem estava na posição 6, vai para a 5, e assim por diante. Confira na imagem abaixo as posições e o sentido do rodízio. O rodízio acontece ao final dos pontos e antes do próximo saque.
Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
No sistema 6x0, também chamado de sistema 6x6, todos farão a função tanto de levantadores como de atacantes ou defensores. É o sistema mais simples de todos, é normalmente usado em equipes que estão iniciando o treinamento no esporte.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
Existem vários tipos de ataque: ataque de bola alta nas extremidades, ataque de bola rápida nas extremidades, ataque de bola rápida no meio, ataque de fundo da quadra, ataque de meio.
As posições no vôlei incluem levantador, oposto, ponteiro, central e líbero. O levantador é quem arma as jogadas, o oposto é o principal atacante, os ponteiros atacam e defendem, os centrais bloqueiam, e os líberos se dedicam à defesa e recepção.
No futebol, o líbero é o zagueiro/defesa central de sobra de uma equipe. O nome da posição vem do italiano libero, que significa "livre". Inicialmente, no Campeonato Italiano, a palavra designava um jogador que se posicionava atrás da linha de sua defesa e que controlava as possíveis brechas.
Saque: É o movimento que dá início à partida. Para fazê-lo, um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo de seu campo e deve fazê-la atravessar a rede. Caso os jogadores não consigam receber a bola e ela toque o chão, é marcado ponto e a equipe que sacou no primeiro momento tem o direito de saque novamente.
Os seis titulares do vôlei são distribuídos nas seguintes posições: levantador, líbero, ponta esquerda e ponta direita, central e oposto. O jogo inicia com cada jogador em determinada posição na quadra e ocorre uma rotação, sendo que três permanecem próximos da rede e os outros três após a linha.
Fundamentos do vôlei: Quando se comete faltas no vôlei? As regras do voleibol incluem diversas faltas no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação de jogadores, dentre outros.
– 1 – Defensor direito (sacador) – 2 – Atacante direito (saída de rede) – 3 – Atacante de centro (meio de rede) – 4 – Atacante esquerdo (entrada de rede) – 5 – Defensor esquerdo – 6 – Defensor central Page 5 Posições na quadra e suas relações • Como pode-se observar na figura, todas as posições são bem definidas, e é a ...
Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; O líbero volta no rally seguinte, novamente no ...
a gente está falando se pode usar as partes do corpo. ou n o. se você se a bola estiver caindo você for utilizar o pé. é válido sim lembrando que não é o melhor recurso.
Embora existam vários sistemas táticos no vôlei, o sistema 5×1 é o mais comumente adotado pela maioria das equipes atualmente. Com apenas um levantador, esse sistema permite que o jogador atue tanto na zona de ataque, similar ao sistema 4×2 simples, quanto na zona de defesa, como no sistema 4×2 com infiltração.
Diferente do sistema tático 6x0, onde os jogadores não tem função definida, o sistema 4x2 simples apresenta posições um pouco mais específicas. Neste sistema temos 2 levantadores (L) e 4 atacantes (AF).
O levantador/atacante que está na Zona Ofensiva, ocupando-se da função de atacante, é chamado de Oposto ("O") ou Saída, sendo sua posição final a P2. Na posição inicial um levantador/oposto estará na zona defensiva na posição 1 e o outro na posição 4, os pontas nas posições 2 e 5 e os meios nas posições 3 e 6.