Reações adversas Informar ao médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: hipersensibilidade, inchaço da face, lábios e/ou língua, tontura, erupção cutânea, mal-estar, fraqueza, dor abdominal, inchaço, dor no peito, náusea, faringite, diarréia, dor de cabeça, insônia, cãimbras, congestão nasal.
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com losartana incluem tontura, diminuição da pressão arterial, dor de cabeça, alteração dos batimentos cardíacos, dificuldade para respirar, cansaço excessivo, pressão arterial baixa ao se levantar, hipoglicemia e vertigens.
A losartana potássica age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear o sangue para todo o corpo com mais facilidade. Essa ação ajuda a reduzir a pressão alta. Em muitos pacientes com insuficiência cardíaca, losartana potássica irá auxiliar no melhor funcionamento do coração.
Losartana Potássica é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos componentes do produto. O uso concomitante de Losartana Potássica com produtos contendo alisquireno é contraindicado em pacientes com diabetes mellitus e insuficiência renal (TGF < 60 mL/min/1,73m2).
LOSARTANA - Como usar, riscos e efeitos colaterais. PREVINE AVC e INFARTO?
Porque o losartana está sendo proibido?
A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (23/6), a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A medida foi tomada devido à presença da impureza "azido" em concentração acima do limite de segurança aceitável.
Em pacientes hipertensos e normotensos, o tratamento com um IECA, ou um ARA II, pode ser iniciado no prazo de 24 horas após o infarto do miocárdio e continuado por pelo menos cinco a seis semanas. Contra-indicações: Hipersensibilidade ao fármaco. Gravidez.
Tomar uma dose maior que a recomendada pelo médico pode aumentar os efeitos colaterais da medicação e, no caso, de medicação para a pressão, levar a hipotensão, tonturas e até desmaio. Na dúvida, procurar sempre o médico para que ele lhe oriente sobre as doses corretas e outros cuidados!
Qual o remédio de pressão que pode substituir o losartana?
O médico Antonio Carlos do Nascimento, doutor em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP, diz que o telmisartan, a valsartana e a candesartana são os medicamentos mais utilizados como alternativa à losartana, já que pertencem à mesma classe farmacêutica, chamada de bloqueadores de receptores de angiotensina.
“A losartana pertence à classe conhecida como “sartanas”, que são medicamentos seguros e eficazes no controle do tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, reduzindo significativamente o risco de derrame e infarto.
Rifampicina: reduz eficácia da losartana. Sulfametoxazol-trimetoprim (Bactrim): maior risco de hipercalemia. Espironolactona: maior risco de hipercalemia.
Quanto tempo leva para baixar a pressão depois de tomar losartana?
A medicação pode ser encontrada na forma de comprimidos revestidos, que terão as seguintes apresentações: 25mg, 50mg e 100mg. A dose máxima diária é de 100mg/dia, e o remédio já começa a fazer efeito de 1 a 4 horas depois de seu consumo.
É possível que a losartana provoque alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são tontura, dor de cabeça, alteração dos batimentos cardíacos, dificuldade para respirar, cansaço, hipoglicemia e vertigens.
Apesar de a maioria dos remédios para hipertensão serem usados de manhã isso não é obrigatório. Existe até um trabalho científico espanhol que mostrou melhor resultado com losartan tomado a noite. No seu caso, como você informa sonolência com o medicamento, concordo que seria mais apropriado usa-lo a noite.
A açao do medicamento é de longo prazo e a sua tomada não deve ser norteada pelo valor da pressao num determinado momento. Portanto, a menos que tenha hipotensao sintomatica (que nao é o caso) deve sim tomar.
Faz mal tomar losartana todos os dias? Não, pelo contrário! A losartana é um medicamento de uso diário, portanto, deve ser tomada diariamente, a menos que seu médico indique o contrário.
Faz mal ficar um dia sem tomar remédio de pressão?
Não tomar a medicação corretamente é perigoso e compromete o tratamento. “Quando se esquece uma dose de medicamentos usados uma única vez ao dia, o paciente deve tomar o medicamento assim que se lembrar, mas desde que no mesmo dia.
A Anvisa determinou, esta semana, a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A medida foi tomada devido a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável.
Qual o remédio de pressão que não prejudica os rins?
A manutenção de pressão elevada pode levar a dano renal. Além disso , alguns anti-hipertensivos como enalapril, captopril e losartana, tem efeito de proteção renal. O uso contínuo de anti-hipertensivos é um grande aliado a proteção dos rins.
Losartana é indicada para pacientes com hipertensão, também conhecida como pressão alta, ou que enfrentam algum caso de insuficiência cardíaca. O medicamento atua reduzindo os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e de ataques cardíacos, oferecendo mais tranquilidade e qualidade de vida para os pacientes.
O que pode acontecer se eu suspender imediatamente o meu medicamento? Deixar de tomar o medicamento pode trazer mais riscos para a saúde do paciente, devido à descompensação das doenças em tratamento.
Olá, a Losartana tem meia vida de 12h, ou seja, 12h após ser tomado ele é eliminado e não terá mais o efeito desejado. Por isso seu uso correto é tomar 01 comprimido a cada 12 horas para que assim sejam mantidos os níveis terapêuticos da medicação e seu efeito no organismo durante as 24 horas do dia.
Queria saber se tem diferença o losartana de 50MG com o losartana de 25mg? A diferença de dosagem está na potência. A Losartana 50mg reduz mais a pressão arterial.