Quem precisa fazer a sefip?
As empresas devem utilizar o SEFIP mensalmente para transmitir a GFIP, que representa uma das obrigações dos empregadores brasileiros. Portanto, através da GFIP, os empregadores declaram os vínculos empregatícios, as remunerações dos funcionários e o recolhimento do FGTS.Qual é a diferença entre Sefip e GFIP?
A GFIP substituiu a Guia de Recolhimento do FGTS - GRE. Já a SEFIP é o Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, aplicativo que permite ao empregador gerar a GFIP - Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, e a GRPS - Guia de Recolhimento da Previdência Social.O que é GFIP é para que serve?
O que é GFIP? É a guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social que contém as informações de vínculos empregatícios e remunerações, geradas pelo aplicativo SEFIP.Como obter o Sefip?
Já o SEFIP é a plataforma online onde o documento deve ser preenchido. Já a transmissão é realizada na Conectividade Social, que é um canal da Caixa Econômica Federal e que pode ser acessado após o download no site da Caixa.O que é Gfip? O que é Sfip? Quais as modalidades? Aprenda TUDO sobre isso, neste vídeo!
Quando a sefip deixou de ser obrigatório?
A partir da competência 10/2022, todos os empregadores que declaravam os fatos geradores de contribuição previdenciária e outros dados de interesse do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio do SEFIP, passaram a utilizar o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais e Trabalhistas (eSocial) e a ...Quem é o responsável pelo envio da sefip?
O Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) é um aplicativo desenvolvido pela Caixa para o empregador.Quem é obrigado a declarar GFIP?
Quem deve entregar a GFIP? Todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que recolhem o FGTS ou prestam informações à Previdência Social sobre a remuneração dos seus empregados, vínculos empregatícios e movimentações de seus trabalhadores devem, obrigatoriamente, apresentar a GFIP.Qual documento substitui a sefip?
O FGTS Digital é a plataforma que gerencia a arrecadação do FGTS, em substituição à SEFIP.Até quando devo enviar a sefip?
O prazo mensal para entregar a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) é o dia 7 (sete) do mês seguinte ao da ocorrência dos fatos geradores.O que deve ser informado no sefip?
O que deve ser informado? Devem ser informados os dados financeiros e cadastrais do empregador, do contribuinte e dos trabalhadores, além dos valores das contribuições do FGTS e previdenciárias, os afastamentos e retornos dos funcionários, o salário família e o salário maternidade.Quando a sefip vai ser substituída pelo eSocial?
Substituição da GFIP: Outubro/2021 - Substituição da GFIP para recolhimento de Contribuições Previdenciárias (ver Instrução Normativa RFB nº 2005, de 29 de janeiro de 2021, com as alterações da Instrução Normativa RFB nº 2.094, de 15 de julho de 2022).Como solicitar GFIP na Receita Federal?
Acesse o canal abaixo, com sua conta gov.br de nível prata ou ouro, e selecione a declaração e os períodos desejados. Solicite a cópia de sua declaração ou demonstrativo pelo canal abaixo correspondente. São fornecidas pelo Chat RFB as cópias de GFIP e PER/Dcomp. Solicite as cópias do Dacon, DMED e Dimob via processo.Não precisa mais enviar sefip?
O envio da sefip não é mais necessário, apenas a DCTFweb sem movimento.Quando será o fim da sefip?
Para o FGTS mensal de fevereiro de 2024, o pagamento será realizado por meio do SEFIP/CAIXA, com prazo até 07/03/2024. No caso de um desligamento em 26/02/2024, o FGTS rescisório será recolhido via GRRF/CAIXA, com vencimento em 07/03/2024.É preciso enviar GFIP Sem Movimento?
Só é obrigatório o envio da GFIP sem movimento para a primeira competência da ausência de informações; e empresas que encerraram suas atividades, para que seja possível emitir o CRF (Certificado de Regularidade do FGTS);Quando a GFIP vai acabar?
A Receita Federal alerta para a nova data de envio de reclamatórias trabalhistas com a substituição da GFIP pelo DCTFWeb.Quem está obrigado a enviar sefip?
De acordo com a Lei 8.036/90, todas as pessoas físicas ou jurídicas sujeitas ou não ao recolhimento do FGTS são obrigadas a apresentar a GFIP. A Guia é utilizada para disponibilizar informações relativas aos segurados.Quando a GFIP foi extinta?
A temida multa emitida pela Receita Federal referente à Guia de Recolhimento do FGTS e de informações à Previdência Social (GFIP) foi extinta, em alguns casos, depois de uma mobilização do sistema Fenacon, Sescap/Sescon junto aos Poderes Executivo e Legislativo durante o ano de 2014.Quando a GFIP deixou de ser obrigatoria?
A utilização da DCTFWeb (que substituirá a GFIP em se tratando das informações previdenciárias) passou a ser obrigatória para as grandes empresas em relação aos tributos cujos fatos geradores ocorreram a partir do mês de agosto/2018, conforme cronograma de implementação do eSocial.Quem manda o E-social precisa encaminhar GFIP?
Não precisa mais enviar SEFIP sem movimento. Você só transmite SEFIP sem movimento na abertura e encerramento da empresa. Então a partir de maio/2021 não é preciso mais entregar SEFIP sem movimento. Isso também diz respeito às empresas somente com pro labore.Precisa enviar GFIP Sem Movimento em 2024?
De acordo com o guia do governo, com a implementação do FGTS Digital, não será necessário enviar a GFIP “sem movimento” para justificar ausência de remunerações a partir de março/2024, pois a verificação de regularidade na prestação de informações será realizada diretamente com base nas declarações prestadas pelo ...Qual diferença de GFIP é sefip?
Como já pontuamos, apesar da semelhança entre as siglas, elas apresentam uma clara diferença conceitual: o SEFIP é o sistema responsável por gerar a GFIP, que, por sua vez, reúne as informações destinadas ao FGTS e à Previdência Social.Qual o prazo de entrega da sefip?
PRAZO DE ENTREGAA GFIP deverá ser entregue até o dia 7 do mês seguinte ao da competência. Caso não haja expediente bancário no dia 7, a entrega deverá ser antecipada para o dia de expediente bancário imediatamente anterior.