A sabedoria nos propõe três recompensas quando agimos sabiamente: “riqueza“, “honra” e “bens duráveis” (Pr 8,18). Nas riquezas que ela oferece são os tesouros imperecíveis acumulados no Céu (Mt 6,19-21).
A sabedoria é a base para tomar boas decisões na vida pessoal e profissional. Conceitualmente, ela se refere a saber coisas importantes para guiar as escolhas que precisamos fazer todos os dias. Ter sabedoria também diz respeito a ser prudente, ter razão e conhecimento.
Considerada por estudiosos a “virtude master”, a sabedoria organiza e equilibra o desenvolvimento e o uso das demais virtudes (coragem, humanidade, justiça, lealdade, paciência, humildade, empatia e compaixão). A sabedoria divina é resultado de uma vida com Deus.
O temor do Senhor é o princípio da sabedora. Toda pessoa que teme ao Senhor é sábia, obediente e fiel a Deus: “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre” (Salmo 111.10).
Oração da Manhã Especial : Paz Interior, Direção e Fortalecimento Espiritual para um Dia Abençoado
Quais são os 3 tipos de sabedoria?
Distinguiu três sabedorias: a sabedoria filosófica, que era uma sabedoria adquirida; a sabedoria teológica, também adquirida; e a sabedoria enquanto dom. Para Descartes, a sabedoria é o conhecimento de todas as coisas.
Aristóteles via a sabedoria como a capacidade de discernir o que é verdadeiro e bom. E, em consequência, a pessoa dotada de sabedoria tem melhores condições para aplicar esse conhecimento de forma virtuosa para alcançar o bem-estar individual e coletivo.
O autoconhecimento importa tanto porque nos ajuda a ter uma noção precisa do que precisamos para estar satisfeitos, o que significa que poderemos fazer escolhas mais sábias, especialmente com relação a amor e trabalho. Este é o segredo da sabedoria.
A sabedoria é uma atitude pura, ou seja, é um modo de viver e manter-se no mundo, que gera uma compreensão do mundo e de si mesmo, exatamente naquilo que ela realiza.
Para isso, eles destacam quatro qualidades: sabedoria, justiça, coragem e disciplina. Todas elas são sempre peneiradas pela razão, que nos levaria a buscar sabedoria, agir com justiça, utilizar a coragem e cultivar a disciplina.
“a sabedoria é uma graça que nos permite ver as coisas com os olhos de Deus, a sentir como Deus e a falar com suas palavras; nós temos dentro de nós, no nosso coração, o Espírito Santo; podemos escutá-Lo.”
“A justiça requer sabedoria que é a característica de uma pessoa sábia e que significa ter um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativa de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.”
A sabedoria está associada a atributos como juízo sem viés, compaixão, autoconhecimento experiencial, autotranscendência e não apego, e a virtudes como ética e benevolência.
A sabedoria é mais preciosa do que as joias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela. A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.
Caminhos da Sabedoria é um circuito de peregrinação espiritual marcado por igrejas, capelas e templos, além das belas manifestações da Mata Atlântica. É um percurso para ser feito com espiritualidade, em busca da real sabedoria. O Circuito é todo percorrido dentro do município de Ibiraçu.
Constatamos que a palavra “sabedoria” advém do grego sophia e significa excelência mental no sentido mais pleno. Portanto, sabedoria inclui não apenas o conhecimento, mas a habilidade e o julgamento para aplicar tal conhecimento às circunstâncias e situações da vida.
11 Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela. 12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.
Uma mente sábia é objetiva, neutra e imparcial, o que lhe permite perceber através dos preconceitos e refletir à luz de sua própria natureza, tornando-se consciente de que esses vieses distorcem a realidade.
Pessoas sábias acompanham as notícias cotidianas em jornais e afins, mas também gostam de Literatura e se permitem experimentar diversos tipos de leitura: ficção, biografias, memórias, humor, ciência, romance e o que mais despertar interesse está valendo.