As relações estequiométricas podem ser do tipo mol-mol, massa-massa, mol-massa, mol-número de moléculas. Exemplos práticos incluem a queima de combustíveis e a produção industrial de produtos químicos.
4 passos para nunca mais errar uma questão de estequiometria!
1 – Montar a Reação Química. Em qualquer reação de estequiometria, a primeira coisa que se deve observar é se há reação química e se está balanceada. ...
O que eu preciso saber para aprender estequiometria?
Para usar a estequiometria, precisamos ter conhecimento em diversas áreas, incluindo: equações de reações químicas, coeficientes estequiométricos, massas molares e molares e volumes molares de gases e lei de Avogadro .
Mol é uma palavra que vem do latim “mole”, que significa “porção”, “monte”, “amontoado”, “quantidade”. Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.
A área da química que determina a quantidade de reagentes que deve ser usada e a quantidade de produtos que será obtida nas reações químicas é a Estequiometria, palavra que vem do grego stoikheion, que significa “elemento”, e metron, que é “medição”.
A estequiometria pode também ser chamada de cálculo estequiométrico. A estequiometria é imprescindível, principalmente na indústria, para o cálculo do rendimento dos processos industriais e da quantidade de reagentes necessária para atingir as expectativas de produção.
Do ponto de vista da evolução histórica da Química como ciência, a palavra estequiometria foi introduzida por Jeremias Benjamin Richter (1762-1807), em 1792, referindo-se às medidas dos elementos químicos nas substâncias.
O grau de pureza (p) é dado pela divisão entre a massa da substância pura e a massa total da amostra. Por exemplo, o calcário (carbonato de cálcio – CaCO3) é um minério utilizado para se fabricar a cal virgem (óxido de cálcio – CaO).
O termo "estequiométrico" é usado com frequência em Termodinâmica para referir-se à "mistura perfeita" de um combustível e o ar. A estequiometria baseia-se na lei da conservação das massas, na lei das proporções definidas (ou lei da composição constante) e na lei das proporções múltiplas.
Coeficiente estequiométrico: é o número que vem antes da fórmula para indicar a quantidade de cada substância e a proporção de moléculas que participam da reação. Assim, como no caso do índice, quando o coeficiente for igual a 1, não é preciso escrevê-lo, pois ele está subentendido.
Você resolverá da mesma forma: se uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio, um mol de moléculas têm (1 x 2) 2 mol (ou 12,04 x 10²³) de átomos de hidrogênio. Se cada molécula de água tem um átomo de oxigênio, um mol de moléculas de água têm (1 x 1) 1 mol (ou 6,02 x 10 ²³) de átomos de oxigênio.
O conceito de mol é o seguinte: “Mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 0,012 kg (12 g) de carbono-12.”
Agora, sabemos ainda que 1 mol de ferro equivale a 56 gramas (pois cada ferro possui 26 prótons e 30 nêutrons e cada mol dessa entidades tem massa de 1 grama).
O que é preciso saber para estudar estequiometria? Um dos primeiros pontos a saber antes mesmo de começar iniciar os estudos de estequiometria é em relação ao valor da massa atômica. Neste caso, o valor da massa atômica e de cátions ou íons vai fazer toda a diferença.
Estequiometria é uma forma de relacionar quantidades de substâncias que reagem entre si ou quantidades de produtos que são formados em uma reação química específica. Não há como iniciar um processo químico sem que os devidos cálculos tenham sido feitos anteriormente.
Os estados das matérias, as substâncias, os compostos, as misturas e a concentração são alguns dos conceitos da estequiometria que aparecem em todas as edições do Enem. Por isso, é muito importante conhecer e dominar esses assuntos para alcançar um bom desempenho nas provas!
Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.
Na estequiometria, a massa molar é utilizada para conversão entre unidades de massa e mols. As relações estequiométricas podem ser do tipo mol-mol, massa-massa, mol-massa, mol-número de moléculas. Exemplos práticos incluem a queima de combustíveis e a produção industrial de produtos químicos.
Qual é a importância da estequiometria na química?
Os cálculos estequiométricos estão representados na estequiometria e através deles é possível medir a quantidade de produtos e reagentes existentes em uma reação química. Eles são usados porque nas reações químicas as substâncias envolvidas reagem, originando produtos com proporções específicas.